quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Dois Judas na Bíblia

Dois Judas na Bíblia

O nome Judas não soa tão bem aos nossos ouvidos, pois vem associado ao Judas Iscariotes, aquele que traiu Jesus e depois enforcou-se. As pessoas evitam colocar o nome de Judas até nos cachorros. A figura de Judas Iscariotes, já incorporada na mente popular, faz parte do vocabulário com muitos termos: Judiar, judiaria, judiação. Chamar alguém de Judas tem o significado de traidor. No entanto, Judas é uma derivação de Judá que significa: “Deus é glorificado.” Vejamos dois Judas na bíblia:

Judas Tadeu – Judas possuía nome duplo; chamado de Judas irmão de Tiago: “E Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.” Lucas 6:16. Era chamado também de Judas Tadeu e foi o autor da carta de São Judas: “Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo.” Judas 1:1.


Judas, para além de ser discípulo de Cristo, era irmão de Tiago, provavelmente meio-irmão de Jesus e escreveu o livro que leva o seu nome. O livro de Judas é muito importante para nós hoje, porque foi escrito sobre o fim dos tempos, para o fim da era da igreja. A era da igreja começou com Jesus, foi firmada no dia de Pentecostes, e vai concluir com a volta de Jesus. Judas é o único livro inteiramente dedicado à grande apostasia da igreja. Judas escreve que más obras são a prova de apostasia. Ele exorta-nos a batalhar pela fé, pois há joio no meio do trigo. Falsos profetas e irmãos estão na igreja e os santos estão em perigo. Judas é um livro pequeno, mas muito importante e digno de estudo, escrito para os cristãos de hoje.

Este é o teor da sua mensagem: "Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas, confiada aos santos." V. 3

"Todavia, amados, lembrem-se do que foi predito pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo. Eles diziam a vocês: ‘Nos últimos tempos haverá zombadores que seguirão os seus próprios desejos ímpios’. Estes são os que causam divisões entre vocês, os quais seguem a tendência da sua própria alma e não têm o Espírito." Vs. 17-19

"Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria, ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém." Vs 24 e 25

Vivemos em um momento único na história, onde há muitas religiões e seus falsos profetas estão ensinando doutrinas de homens, e este pequeno livro pode ajudar a equipar-nos para enfrentar os incontáveis desafios de viver no fim dos tempos. O cristão de hoje deve ter cuidado com as falsas doutrinas que podem facilmente enganar-nos, se não formos bem versados na Palavra de Deus e estarmos bem equipados com as armas do cristão. Judas Tadeu foi fiel!

Judas Iscariotes – Judas foi um dos 12 discípulos de Jesus Cristo, nascido em Kerioth, localidade da Judeia, foi o que traiu Cristo e cuja traição deu origem a expressão beijo de Judas que passou a significar a traição. Ele é o único que não era galileu. A) O Iscariotes era filho de Simão: “E isto dizia ele de Judas Iscariotes, filho de Simão; porque este o havia de entregar, sendo um dos doze.” João 6:71 e B) Era um dos doze discípulos: “Simão, o Cananita, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.” Mateus 10:4. C) Foi quem traiu Jesus: “Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes.” Mateus 26:14

Judas não foi aceito no círculo dos discípulos para ser um traidor, mas para ser um apóstolo, companheiro de viagens de Jesus, testemunha ocular dos Seus milagres e auricular dos Seus ensinamentos, ele gozava de todos os privilégios daqueles que tinham intimidade com o Mestre dos mestres e Salvador do mundo. Era também pregador do evangelho e cuidava das finanças da igreja que iniciava.

O caráter de Judas, porém, nunca foi trabalhado, ele não permitiu que a presença amiga e bondosa de Jesus o transformasse. Jesus conhecia o caráter de Judas desde o princípio, dizendo que um dos doze era um demônio. Ver João 6:64-70. Jesus nunca o declarou abertamente aos outros discípulos, o que demonstra que o Senhor sempre o preservou dos julgamentos de seus companheiros, dando-lhe inúmeras chances de arrependimento. Ver João13:28 e 29. Jesus sabia também que ele O trairia. Ver João 13:21,26 e 27. Todos os acontecimentos já haviam sido profetizados. Ver Sal. 41:9 e Zac. 11:12 e 13.

Judas amava o dinheiro, a raiz do toda espécie de males, e a sua ganância o levou a procurar os líderes judeus para trair e vender Jesus, buscando ocasião para O entregar. Ver Mat. 26:14-16. O traidor ficou à espreita, procurando ocasião para atingir quem sempre o teve como amigo. Num disfarce de piedade, criticava os adoradores, buscando apoio dos companheiros contra os gastos feitos com o Senhor. Ver João 12:1-7.

Que tipo de Judas você representa? Representamos Iscariotes quando damos lugar à ganância, ao orgulho e resistimos à operação do Espírito Santo na nossa vida para transformá-la. Somos parte da história do Iscariotes quando preferimos as glórias humanas à glória divina. Quando nos tornamos auto-suficientes, fechando os ouvidos à Palavra de Deus e deixamos de partilhar as mesmas ideias de Jesus, a quem dizemos seguir. Somos o Judas traidor quando saqueamos aquilo que é do Senhor como a não devolução dos dízimos e ofertas ou usamos os nossos dons e tempo, conforme o nosso desejo. Quando perdemos o interesse em descobrir a real missão da nossa existência e o verdadeiro motivo do nosso chamado, vivendo apenas o aqui e o agora. Vivemos o papel de Judas quando nos deixamos levar por intrigas e mexericos, permitindo que santos e bons sejam difamados por corações perversos e ingratos. Quando nos voltamos contra quem só nos faz o bem, que ora por nós, que nos ajuda e nos ama, sem esperar recompensa. O fim desse irmão “Judas” será é a perdição. Se Iscariotes corresse para Jesus, teria recebido libertação, cura e perdão. Jesus teria expulsado o demônio que se apoderou dele. Mas ele próprio condenou-se, praticando o suicídio que o levou para a morte eterna. Ver Mat. 27:5 e Atos 1:18.

A Bíblia também apresenta outros judas: a) Judas, o galileu, um embusteiro. Ver Atos 5:37. b) Judas de Damasco. Ver Atos 9:11. c) Judas, chamado Barsabás “filho de Sabá”. Ver Atos 15:22.

É interessante notar que podemos nos identificamos com um desses Judas apresentados na Bíblia. Que o Senhor nos ajude a seguir o que é bom, a corrigir nossas posturas naquilo que se fizer necessário e a escrever nossa história com um final feliz; aquele alcançado pelos bons exemplos de Judas aqui mencionados. Se você se sente como Judas, o que trai, o que nega, o que ama mais as coisas deste mundo, o que despreza as coisas de Deus, o que se desvia, o que tem inveja, o que critica visando cargos e posições; ainda dá tempo para mudar. Faça como Pedro: Busque Jesus, arrependa-se, comece de novo, submeta-se à vontade Divina e O santifique como Senhor em sua vida. Ver Luc 22:63 e I Ped. 3:15. Perdoe e peça perdão. Procure conhecer a razão do seu chamado e goze o privilégio de ser um escolhido de Deus. 

Mude o caráter; mude de vida, corra para Jesus e não para a forca, enquanto é tempo.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário