quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Viver ou transformar-se em Múmia?

Viver ou transformar-se em Múmia?

“Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó. Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado. Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível”. Hebreus 11:24-27.

A vida de Moisés pode ser dividida em três fases de 40 anos cada: A primeira fase foi quando esteve no Egito. A segunda aconteceu quando esteve no deserto de Midiã; e a terceira ele passou no deserto conduzindo o povo de Deus à Canaã. “Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor.” Deut. 34: 7
Podemos resumir as escolhas de Moisés em apenas dois pontos:


1) Moisés recusou o pecado – A recusa só pode ser feita quando se faz uma comparação de valores. O que Moisés comparou? Os palácios, os tesouros, os banquetes, os exércitos do Egito, o poder e influência. Ele tinha tudo nas mãos para conquistar o mundo dos seus dias. Moisés seria o provável sucessor de Faraó, pois era filho adotivo da filha de Faraó chamada Maatkara Hatshepsut. Ao fazer uma ideia dos valores que Moisés tinha consigo era impossível, à luz da razão, imaginar como recusar tudo aquilo, mas ele recusou. A Bíblia diz: “Sendo já grande”. Foi uma decisão consciente, sem a interferência do pai ou da mãe, dos amigos e dos conceitos dos outros. Esta é a primeira atitude de Moisés que ensina as pessoas “já grandes” o suficiente, para levar as coisas de Deus a sério.

2 – Moisés escolheu a eternidade - A escolha é algo que motiva a vida. É um imperativo da vida! Quando fazemos escolhas mostramos quem realmente somos e aquilo que queremos. Escolhas não podem ser impostas, tem que ser voluntárias e espontâneas. Por isso é um ato consciente. A recusa e a escolha andam juntas. Se por um lado entender a recusa de Moisés já é difícil, por outro lado entender a escolha para ser “maltratado com o povo de Deus” é mais difícil ainda, visto que agora ele iria trocar o trono de Faraó pelas dificuldades que o aguardavam. Moisés trocou as coisas visíveis pelas invisíveis. Aqueles que estão nos maiores palácios não têm a alegria que um servo do Senhor tem, ainda que seja a pessoa mais simples na terra. O gozo do pecado é passageiro, é fugaz, mas a alegria da salvação é duradoura e eterna.

Deixar o Egito significa descomprometer-se totalmente com tudo o que existe neste mundo, é desligar-se de todo o envolvimento com o pecado em suas várias formas. Também foi isso que o Senhor Jesus recusou e deixou, quando o mundo e sua glória lhes foram oferecidos. Em lugar de alegrias passageiras, Ele escolheu viver para o reino de Deus.

Onde está Moisés hoje? Tutmés III ou Tutmósis III foi o faraó que sucedeu Hatshepsut. A sua múmia foi encontrada em 1889 num estado danificado no "esconderijo" de Deir el-Bahari, para onde tinha sido transladada pelos sacerdotes da XXI dinastia. Caso Moisés tivesse permanecido no Egito, provavelmente, se teria tornado no herdeiro direto do trono e em um faraó. Moisés, portanto, escolheu “antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco tornar-se em uma Múmia” Onde encontra-se Moisés hoje? Está no céu com Deus. Jesus o ressuscitou e o levou para o céu. Veja estes textos: “Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.” Judas 1:9

“E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.” Mateus 17:2-3

O que será de você quando Jesus voltar? Se, como Moisés, escolher viver com Jesus: “Será transformado; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” Coríntios 15:51-52. Se, portanto, escolher o “gozo do pecado” Vai tornar-se em comida para aves e vermes; ou, quando muito, em uma múmia durante os mil anos. Qual é a sua escolha?


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário