terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Sermão: Quem é Deus Para Mim?

Quem é Deus Para Mim?

Certo dia depois de orar Jesus perguntou aos discípulos qual era a opinião que o povo tinha sobre Ele, quem Ele era para eles. Depois perguntou a própria opinião dos discípulos.

O apóstolo Pedro era impulsivo e sempre queria estar à frente, por isso foi o primeiro a responder. 

Para ele Jesus era “O Messias", Aquele que fora Ungido desde a eternidade para salvar a humanidade e subjugar a serpente. (Lucas 9:20)

Passaremos a eternidade com Aquele que morreu na cruz e ressuscitou. Esta pergunta de Jesus era muito mais profunda do que podemos imaginar. Se não conhecermos Deus pessoalmente aqui neste mundo, nunca O conheceremos no Céu. A Bíblia foi escrita para nosso exemplo, então e se Jesus perguntasse aos personagens bíblicos, o que eles responderiam? Vamos ver alguns exemplos:

Jó foi uma pessoa agraciada por Deus, mesmo em suas dificuldades não fora abandonado. No fim do relato Deus Se revela para ele, não para responder a suas perguntas, mas mostrando que era "El-Shaddai", O Deus Todo-Poderoso, Aquele que faz o impossível, que "dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor" (Isaías 40:29) e quem tem um infinito amor por nós. 

Ele tem uma solução para cada problema de cada pessoa e  de qualquer época, inclusive para você! A expressão: "Deus Todo-Poderoso" aparece na Bíblia 48 vezes, de todas essas vezes, 30 delas estão no Livro de Jó. Ele tinha percebido que nada é impossível para El-Shaddai. (Jó 42:1 e 2)

Abraão passou a vida inteira ansiando apenas um único desejo, um filho querido. Ele apenas o recebeu aos 100 anos de idade, para anos mais tarde ouvir Deus lhe fazer um estranho pedido, a vida dele em sacrifício! Quando Abraão no alto do monte Moriá estava com a faca levantada "Jeová Jiré” intervém, O Senhor Proverá, Aquele que tem uma saída para qualquer situação. Deus que não apenas lhe deu um filho na velhice, mas proveu um meio de salvação para Isaque. (Gênesis 22:14)

Séculos mais tarde Moisés conhece, em um arbusto em chamas, "O Grande Eu Sou", Aquele que é o único que possui a vida em Si mesmo, que vive "eternamente, no passado, no presente e no futuro" (Salmo 90:2). Neste chamado Deus afirmou veementemente que o livramento de Israel, a nação eleita, estava as portas.  O povo de Israel não era um órfão esquecido no Egito, pois não há órfãos de Deus. Ele sempre Se lembrou da Sua aliança com Abraão, Isaque e Jacó. (Êxodo 3:14-15).

No início de sua vida, Davi era um simples pastor de ovelhas. Sua comunhão íntima com Deus e o constante contato com suas ovelhas o habilitou a ver a Deus como "Jeová Raá", O Senhor é meu Pastor, o grande e cuidadoso Pastor que cuida de Suas ovelhas como ninguém jamais cuidou ou irá cuidar um dia. Dessa comunhão entre Davi e Deus surgiu uma das canções mais bonitas, amadas e inspiradas da história, o Salmo 23. (Salmo 23:1)

Isaías, se sentiu minúsculo e pecador diante de Deus em sua primeira visão. Tempos mais tarde recebeu a maravilhosa e grandiosa ordem de anunciar ao rei Acaz a chegada de "Emanuel", Deus Conosco, uma criança recém nascida e enviada por Deus que seria conhecido como "Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz". (Isaías 7:14 e 9:6)

João era uma pessoa que tinha um pavio curto, ele era facilmente irritável. Isso começou a mudar quando conheceu "O Verbo" que criara o mundo, e que agora tinha tomado forma humana, tinha escolhido ensinar 12 homens, inclusive João, para serem apóstolos e líderes da Igreja Verdadeira. Jesus Se tornou o seu melhor amigo. O Verbo não apenas tinha criado o mundo, mas o estava resgatando, bem diante de seus próprios olhos. Sua vida foi transformada por Ele de “filho do trovão” para “discípulo amado”. João finalmente descobriu que o melhor lugar do mundo é ao lado do Salvador. Não se desespere caso você tenha um caráter difícil, Deus tem a solução! (João 1:1).

Alguns desses nomes foram ditos primeiramente por Deus, e outros foram dados a Deus depois de um grande salvamento. Isso mostra como começamos a ver a Deus em nossa comunhão pessoal com Ele.

E se Jesus perguntasse isso para você? O que Ele já fez em sua vida? Caso você ainda não tenha uma comunhão com Deus como os exemplos que a Bíblia nos traz, comece a refletir nessa pequena parte da Bíblia em oração:

“Porque DEUS. O maior ser do Universo, onisciente, onipresente e onipotente;
 AMOU o mundo de tal maneira. O maior sentimento que alguém pode vir a sentir;
Que deu o seu FILHO UNIGÊNITO. O maior presente já oferecido por alguém;
Para que TODO AQUELE QUE NELE CRÊ não pereça. A maior oportunidade já feita;
Mas tenha a VIDA ETERNA”. A maior certeza!!!
João 3:16

O que mais podemos falar sobre esse maravilhoso ser que quer que O chamemos de PAI? “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Romanos 8:31


Autor: Elton Carlos Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário