quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Comprometimento (Sermão sobre os dons espirituais)

Comprometimento (Sermão sobre os dons espirituais)

“Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda humildade e; mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz”. Efésios 4:1-3.

Introdução - Paulo começa este verso com um apelo para que nós passemos da vida teórica para a vida prática.

Sabemos que precisamos fazer algumas coisas mas às vezes nos acomodamos e ficamos só na teoria.
A Bíblia na Linguagem de Hoje diz: “Peço a vocês que vivam daquela maneira digna que Deus determinou quando vos chamou.”

Todos temos a oportunidade de nos tornar membros do corpo de Cristo, mas somos poucos que realmente nos envolvemos neste sentido.

Há três características que precisam ter aqueles que querem participar desta família:

a) Humildade - “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”. Mat. 5:3
b) Mansidão - “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.” Mat. 5:
c) Longanimidade (Ter Paciência) - Suportando-se uns aos outros. Aceitando os outros como são, para ser aceito também da maneira como somos.

Certa vez Jesus sentou-se com seus discípulos no Monte das Oliveiras e contou-lhes algumas parábolas sobre a situação da igreja na terra bem próximo de Seu regresso.

Entre elas está São Mateus 25:13 a 18.

• O Homem que partiu, é Cristo.
• Os servos que ficaram somos nós.

A Bíblia ao falar a nosso respeito diz que “fomos comprados por bom preço. Não com coisas corruptíveis como prata ou ouro. Mas com o precioso sangue de Cristo. Para que os que vivam não vivam mais para si mas para Aquele que por Ele morreu e ressuscitou.” Parábolas de Jesus, p. 326
Isto quer dizer que fomos comprados por um alto preço e que temos um grande valor para Deus.

“Todos fomos chamados para o Seu serviço, e todos deverão no grande dia do juízo, prestar contas da maneira como respondemos ao chamado de Cristo.” Parábolas de Jesus, p. 326

Os talentos que Cristo nos confiou nada mais são do que os dons do Espírito enumerados por Paulo, ou como são chamados os frutos do Espírito encontrados em:

• Romanos 12:6 a 8

• I. Coríntios. 12:7 a 10

• Efésios 4:11

“Antes de deixar os discípulos, Cristo soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo... Somente depois da ascensão porém foi o dom recebido em sua plenitude. Apenas quando os discípulos se renderam plenamente a sua operação em fé e súplicas, foi derramado sobre eles a plenitude do Espírito Santo... Estes dons já são nossos em Cristo mas a posse real depende de nossa recepção ao “Espírito Santo.” Parábolas de Jesus, p. 327

E Deus tem um objetivo ao nos conceder esses dons. Efésios 4:12 a 16.

Deus se preocupa com o crescimento da igreja, com o envolvimento dos membros pois Ele quer que haja um Aperfeiçoamento, para uma Edificação, e uma Unidade de Fé ou seja, que todos estejam trabalhando juntos, comprometidos e envolvidos com a pregação do evangelho, cuidando da igreja e o crescimento da vida espiritual de cada um de nós e de nossos irmãos.

Notem que Deus dá a cada um conforme sua capacidade.

• A um deu 5 talentos;
• A outro deu 2 talentos;
• A outro deu 1 talento.

O que você está fazendo com o talento que lhe foi confiado por Deus?

Todos temos talentos e habilidades, mas qual dele é o mais importante? O de ser participante da Igreja de Deus.

Como estamos desenvolvendo estes nossos talentos?
• O que fez aquele que recebeu 5 talentos?
• Qual foi a sua recompensa?
• O que fez aquele que recebeu 2 talentos?
• Qual foi a sua recompensa?
• O que fez aquele que recebeu 1 talento?

Quero ater-me um pouco ao que recebeu somente um.

“Senhor, sabia que és homem duro...” Mateus 25:24 a 25
Aqui ele admite que não fez nada, e não foi por ignorância ou por falta de capacidade. Negligenciou a sua tarefa consciente do que estava fazendo e do que era capaz.
Chama de duro ou severo, mas pelos acontecimentos que envolveram os servos anteriores, podemos perceber que o Senhor não era tão severo nem duro, mas bastante compressivo.

“Ceifas onde não semeaste...”
Ele só tomou em conta ou se preocupou com o rendimento material. Só se preocupou consigo mesmo, não levou em consideração o ganho da vida eterna.
Como nós hoje, nos preocupamos com o ganho material e deixamos a igreja em 3º ou 4º lugar.

“Tive Medo”
Ao aceitar o talento que o Senhor lhe havia dado, prometeu pelo menos tacitamente, que o usaria para fazer alguma coisa.
O temor era que se viesse a fracassar, o prejuízo seria dele. Mas caso viesse a obter algum lucro, este seria somente de seu Senhor. Não queria se envolver com o problema que supostamente não era seu.
Não estava disposto a aceitar a responsabilidade que envolvia a aceitação do talento. “Escondi o teu talento na terra”
Não o usei no que deveria usar. Usei os dons que Tu me deste, preocupando-me apenas com as coisas da Terra. Ganhei muito dinheiro, construí minha casa, comprei meu carro, mas a igreja eu não ajudei muito com o meu dom. Pois não tive tempo para isso.

“Ninguém que possa viver de egoísmo, e então, tendo servido aos próprios interesses pode entrar no reino do Senhor. Não se adaptariam às cortes celestes. Não poderiam apreciar a pura atmosfera de amor que impregna o Céu. As vozes dos anjos e as músicas de suas harpas não Ihes agradaria...”
“No grande dia do juízo, aqueles que não trabalharam para Cristo, que vagaram sem ter responsabilidade alguma, pensando em si próprios, e agradando-se a si mesmos, serão postos pelo juiz de toda a Terra com aqueles que obraram mal. Receberão a mesma recompensa.” Parábolas de Jesus, p. 364 e 365

Em outras palavras, ter talento e não usá-lo para fazer o bem, trabalhar para o crescimento e a pregação do evangelho, é o mesmo que usá-lo para fazer coisas erradas, maldades, crimes, etc.
“Muitos que se eximem de trabalhar para Cristo, alegam sua incapacidade para a obra. Mas, será que Deus os fez incapazes?” Não, nunca.

Esta incapacidade é produto de sua própria inércia, e perpetuada por sua escolha deliberada. Talvez você ache que não tem condições para fazer algo na igreja:

• Talvez por críticas recebidas.
• Talvez por palavras de censura.
• Talvez por não conseguir que seus objetivos sejam alcançados.
• Talvez por sua própria infidelidade nas pequenas coisas.

Mas, Deus quer você como você é, e quer que você use o talento que Lhe deu, da melhor maneira.
Lembre-se que também Cristo irá pedir contas de sua omissão. Mas recompensará grandemente qualquer esforço que fizer por menor que seja o trabalho.
Deus leva em conta não o tamanho da obra que for feita, mas a fidelidade e a dedicação com que se fizer.

Autor: Pr. Berengar Adolfo Dammann. Este sermão é um oferecimento da Ação Solidária Adventista da União Central Brasileira


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário