terça-feira, 7 de outubro de 2014

Estudo Bíblico nº 17 A Bíblia Fala “Por que Devo Batizar-me?”

Estudo Bíblico nº 17 A Bíblia Fala “Por que Devo Batizar-me?”

A versão da Bíblia utilizada neste estudo é JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA: Revista e Atualizada no Brasil - 2ª edição - Edição de Bolso - Impressa pela Sociedade Bíblica do Brasil

Por que Devo Batizar-me?

Viveu muitos anos atrás, na Síria, um homem chamado Naamã. Não nos é dito muito a seu respeito, mas sabemos que era comandante do exército sírio e que um dia percebeu que estava leproso. Hoje a lepra pode ser curada, mas naqueles dias ter essa enfermidade significava uma só coisa - agonia prolongada e morte certa.

Evidentemente Naamã era homem muito bom e soldado valoroso, pois o rei da Síria tratou de descobrir um meio de curar seu servo. Uma meninazinha hebréia, escrava na casa de Naamã, ouviu da perplexidade de seu amo e disse a sua esposa que o profeta de Deus, Eliseu, poderia curá-lo, se ele fosse a Samaria.

Como a maioria das pessoas que sofrem de alguma doença mortal, Naamã estava disposto a tudo tentar. Quando o rei de Israel recebeu o pedido do rei da Síria, para que fizesse alguma coisa em benefício da saúde daquele homem, ficou preocupado com pedido tão incomum. Eliseu, mandou-lhe dizer que Deus Se encarregaria do problema. Quando Naamã chegou à casa de Eliseu, o profeta nem ao menos foi ao seu encontro, na porta. Eliseu apenas mandou seu servo dizer a Naamã que, se quisesse curar-se, fosse ao rio Jordão e mergulhasse sete vezes em suas águas.

A princípio Naamã ficou muito indignado e recusou-se a fazer isso, mas depois de conversar com os seus oficiais, obedeceu e foi banhar-se sete vezes no Jordão. A Bíblia nos diz dos resultados que trouxe a sua confiança em Deus, e o fazer o que lhe havia sido aconselhado. Diz o texto: "Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo." II Reis 5:14 página 356. Foi curado porque teve fé e obedeceu às instruções que Deus lhe dera por intermédio de Seu profeta Eliseu.

Não havia na água do rio secretas substâncias curativas. O mergulhar-se Naamã sete vezes foi meramente sua maneira de demonstrar fé no Deus de Israel. Foi Deus que o purificou e curou. Muitos de nós estamos atacados da lepra espiritual do pecado, e precisamos ser purificados de todos esse pecados. Descubramos, na Palavra de Deus, como podemos ser curados.

A BÍBLIA FALA

1.Quantas espécies de batismo são reconhecidas na Bíblia? Resposta Bíblica, Efésios 4:5 página 1053.

2.Quais foram as instruções finais dadas por Cristo aos Seus discípulos? Resposta Bíblica, Mateus 28:19 e 20 página 885.

3.Quem deu origem à forma moderna de batismo? Resposta Bíblica, Mateus 3:1, 2, 3, 4, 5, 6 página 852.

4.Por que disse Jesus que Lhe era necessário ser batizado por João? Resposta Bíblica, Mateus 3:13, 14, 15 página 853.NOTA: Jesus não tinha pecado. Não precisava ser batizado. Em Sua declaração nos mostrou que queria deixar-nos um perfeito exemplo de vida correta. Quis fazer tudo que espera dos cristãos, para que possam com confiança seguir os Seus passos.

5.Por que disse Jesus que Lhe era necessário ser batizado por João? Resposta Bíblica, Marcos 1:9 e 10 página 885.
NOTA: Este texto mostra definitivamente que Cristo foi batizado por imersão, no rio, pois Ele "saiu da água."

6.De que maneira, disse Pedro ao povo no Dia de Pentecostes, deviam demonstrar seu arrependimento? Resposta Bíblica, Atos 2:38 página 974.
NOTA: A palavra grega usada neste texto é "baptizo," que significa imergir, mergulhar, cobrir com um líquido. É palavra tomada da língua grega e não quer dizer aspergir ou derramar água sobre alguém. Quando Pedro disse ao povo: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado," eles entenderam que deviam "arrepender-se e ser submersos."

7.No caso do tesoureiro etíope, como o batizou Filipe? Resposta Bíblica, Atos 8:26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39 página 981.
NOTA: Aqui de novo os pormenores indicam que o eunuco foi realmente batizado por imersão.

8.Quão essencial é que a pessoa seja batizada com água? Resposta Bíblica, João 3:5 página 947.

9.Quem, disse Jesus, seria salvo no reino? Resposta Bíblica, Marcos 16:16 página 906.

10.Que foi dito a Paulo que fizesse, quando entendeu o plano da salvação e a obra que Cristo tinha para ele? Resposta Bíblica, Atos 22:16 página 999.

11.Mediante o batismo, em que três partes do sacrifício de Cristo mostra o batizando a sua fé? Resposta Bíblica, Romanos 6:1, 2, 3, 4, 5, 6 página 1012.
NOTA: Esta é a maneira exterior de mostrarmos nossa fé na morte, sepultamento e ressurreição de nosso Salvador, e em Seu poder para salvar-nos de nossos pecados.

12.Que diz Paulo que fazemos, quando somos batizados em Cristo? Resposta Bíblica, Gálatas 3:27 página 1049.

Deus viu que seria necessário, para o homem pecador, ter um dia e um acontecimento pelos quais pudesse definitivamente romper com a velha vida de pecado e começar uma nova vida, com Cristo.

O ato do batismo é uma expressão externa para mostrar a Deus e ao mundo que, desse dia por diante, estamos resolvidos a deixar que Deus dirija em tudo que temos e somos. Desse dia em diante viveremos para Ele. Para o cristão renascido, esse é o dia no qual se uniu a Cristo. Justamente como, para a noiva, o dia do casamento é o dia em que se une ao esposo. Nessa ocasião toma o nome do marido e promete viver para ele o resto de sua vida. Semelhantemente, o cristão não pode por mais tempo viver para o próprio eu, mas viverá para Cristo daí por diante.

Então porque não expressar este desejo a Deus em oração?
( ) Fui batizado por imersão, mas desejo renovar meus votos batismais.
( ) Nunca fui batizado, e desejo preparar-me para essa maravilhosa união com meu Senhor.
( ) Rogo que eu compreenda a vontade de Deus para mim e esteja disposto a cumpri-la.

A Bíblia Fala é uma iniciativa independente que visa a pregação do evangelho. Nosso email para contato: contato@abibliafala.com


Luís Carlos Fonseca

1 comentário: