quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Jesus e Quatro Mulheres

Jesus e Quatro Mulheres

Dan Brown baseou-se em livros de ficção para também escrever sua obra de ficção sobre Jesus. Ele menciona que Jesus teve dois filhos com Maria Madalena. Sabemos que isso não passa de ficção, pois Jesus nunca foi casado. Ao contrário do que pretende a poesia em torno da vida de Jesus, em Mateus 1:1-17 encontramos a genealogia de Cristo. Mateus menciona as quatro mulheres que influenciaram a vida de Cristo. O texto da genealogia traz três mulheres; Tamar, Raabe e Rute. E Maria aparece no contexto com a missão de gerar Jesus Cristo e como mulher de José.

a) A primeira mulher da vida de Cristo é Tamar e está relatada em Gênesis capítulo 38. É uma história muito interessante que envolve a lei do levirato relatada em Deut. 25: 5-10. A lei dizia que se um homem morresse sem deixar herdeiro, o próximo irmão devia casar-se com a viúva para deixar um herdeiro ao irmão falecido. A história de Tamar está em Gênesis 38. Veja parte da história: "Então, disse Judá a Tamar, sua nora: Permanece viúva em casa de teu pai, até que Selá, meu filho, venha a ser homem. Pois disse: Para que não morra também este, como seus irmãos. Assim, Tamar se foi, passando a residir em casa de seu pai". Genesis 38:11.

Neste período morreu a esposa de Judá e ele tomou Tamar como uma prostituta cultual e, depois, informado de que ela estava grávida, disse: "Tirai-a fora para que seja queimada". Foi neste momento que ela apresentou os pertences de Judá dizendo que Judá era o pai da criança. Tamar, que não pode ser louvada pela sua atitude, não encontra nenhum meio legal para sua defesa. Tamar foi usada e descartada, em uma época que a voz da mulher não podia ser ouvida.  O Fato é que de Tamar descendeu Jesus Cristo.

b) A outra mulher que é mencionada na genealogia de Cristo é Raabe. Essa mulher escreveu uma história de muita fé. Leia a história em Josué capítulos 2 e 6. Ela também é mencionada em outras partes da Bíblia como em Sal. 87:4, 89:10; Heb. 11:3 e Tiago 2:25.

Raabe sabendo que Israel haveria de invadir Jericó, o texto afirma: "Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra". 

Raabe foi uma simples mulher que, perdida em seus delitos e pecados, encontrou a única oportunidade de salvar-se. Ela teria um novo futuro e uma nova vida a partir daquele momento, e não deixou passar aquela única oportunidade. Após esse grande milagre em sua vida, Raabe deixou sua antiga profissão e se casou com Salmon, um bom homem israelita e gerou Boaz, um homem rico de sua época que com Rute gerou a Obede que gerou Jessé, fazendeiro e que gerou Davi, rei de todo Israel, que da sua genealogia descendeu o próprio Jesus Cristo.

c) A história de Rute esta relatada no próprio livro que leva o seu nome. Rute era uma estrangeira que apegou-se a Noemi e ao Deus de Noemi, porque sabia que era o melhor caminho, estar do lado do Deus de Israel e abandonar a sua religião que era pagã.

Uma grande fome fez a família de Elimeleque e Noemi partir de sua cidade natal, Belém em Judá, para Moabe. Depois da morte de Elimeleque, seus filhos casaram-se com as moabitas. Rute casou-se com Malom e Orfa com Quilion. Com o tempo, os dois irmãos morreram, deixando as viúvas sem filhos. Ao saber que o favor de Deus novamente manifestava-se em Israel, Noemi voltou à Judá. Ver Rute 1:1-7 e 4:9, 10. Orfa não quis acompanhar Noemi e voltou para seu povo, por recomendação de Noemi. Rute porém apegou-se a sua sogra. O profundo amor a Noemi e o desejo sincero de servir a Deus, em associação com o Seu povo, moveram Rute a deixar os pais e sua terra natal, com pouca perspectiva de obter a segurança que o casamento poderia proporcionar-lhe. Ver Rute 1:8-17 e 2:11. 

Tal era seu amor pela sogra e por Deus que mais tarde outros puderam dizer que ela era melhor para Noemi do que sete filhos. Ver Rute 4:15. Rute casou-se, pela segunda vez, com Boaz e nasceu um filho: "As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi". Rute 4:17. Vemos nesta história que Deus estava providenciando tudo para o nascimento de Cristo. Vemos a providência de Deus em todas as dificuldades que Rute teve que passar; viuvez, fome e incertezas.

d) A outra mulher relatada nos evangelhos é Maria, a mãe de Jesus. Maria era uma simples moça que recebeu de Deus a mais extraordinária das notícias e aceitou o chamado de gerar e educar Jesus Cristo. Acredita-se que ela tenha nascido em Jerusalém a partir de 15 a.C. Para alguns estudiosos ela teria nascido em Nazaré, e ainda muito jovem foi escolhida por Deus para gerar em seu ventre o nosso Senhor Jesus, o Salvador da humanidade. Os evangélicos ou protestantes não diminuem a obra e o papel que Maria desempenhou. Ao contrário, a consideram como uma santa mulher e muito especial que foi chamada por Deus para uma missão também muito especial. O anjo disse à Maria. “...Bendita és tu entre as mulheres.” Lucas 1:28.

Dentre tantas mulheres judias, Deus decidiu escolher uma jovem virgem, de uma família pobre, da cidade de Nazaré, para ser a mãe de Jesus, o nosso Salvador. Que privilégio! Que alegria, receber um anjo, enviado por Deus em sua casa. Deus escolheu Maria para ela ser a mãe do Seu Filho unigênito e ela, humildemente e corajosamente, aceitou esta tão difícil, mas tão privilegiada missão. Maria repousou no Senhor e creu que Ele iria suprir todas a suas necessidades e estar com ela em todos os momentos.

Tamar foi a mulher que contribuiu para que a justiça fosse feita. Ela representa as pessoas que mesmo sofrendo injustiças através de pessoas, prezam pelo que é direito e colocam-se do lado da verdade. Raabe acreditou na fidelidade de Deus e resolveu O seguir mesmo que isso custasse a sua vida. Ela representa todos os pecadores que arrependidos procuram o perdão de Cristo. Rute acreditou no Deus de Israel e confiou em Sua providência durante toda a sua vida. E Maria foi a mulher voluntária em exercer o seu importante ministério.

As genealogias bíblicas ensinam-nos importantes lições existenciais e espirituais. Elas nos ensinam, por exemplo, que a vida neste mundo não é eterna, e que as pessoas morrem com diferentes idades. Portanto, não sabemos quando nossa própria vida chegará ao fim. Mas, por outro lado, as genealogias confirmam que, a despeito de todas as doenças e calamidades, Deus ainda preserva, por Sua misericórdia, a existência humana. Nas sucessões de nomes sempre aparece um descendente, e assim a vida continua até hoje. Portanto, uma leitura mais detida das genealogias bíblicas pode fortalecer nossa própria vida espiritual.

Deus não olha para as fraquezas ou limitações dos Seus filhos. Deus move o mundo através de pessoas que colocam-se à disposição do Espírito Santo. Para fazer parte da história de Deus é preciso fé, coragem e disponibilidade. Jesus descendeu dessas valorosas mulheres. Hoje todos nós, no sentido espiritual, também descendemos delas. É nosso dever escrever uma história positiva através de nossa entrega e dedicação à Jesus Cristo


Luís Carlos Fonseca

1 comentário:

  1. A paz irmão Luis Carlos Fonseca muito bom o seu blog, e queria saber se faz parceria com blog, se faz deixe um comentario no meu blog, Fica na paz.
    http://esbocobibliapentecostal.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar