sábado, 22 de agosto de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 (3º trimestre 2015) TEM O MUNDO INTEIRO DE OUVIR?

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 (3º trimestre 2015) TEM O MUNDO INTEIRO DE OUVIR?

VERSO ÁUREO: “Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé; ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.” Romanos 16:25-27.

INTRODUÇÃO: (sábado 19 de setembro) – Esta é a última lição deste trimestre e aborda a questão da salvação que é destinada à todas as pessoas de todas as nações.

O próprio Cristo mencionou: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” Mateus 24:14. Encontramos em Apocalipse a mesma ênfase, na necessidade das pessoas do mundo inteiro ouvirem do evangelho: “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo.” Apocalipse 14:6. Tanto as palavras de Jesus como as de João parecem querer dizer que as pessoas dos nossos dias deverão ouvir o evangelho, pois; com os meios de comunicações à nossa disposição, os satélites, as literaturas cristãs, as bíblias espalhadas, os pregadores, as igrejas cristãs, os missionários, os professores e médicos cristãos no mundo todo, é fácil acreditar que a missão de Cristo pode ultrapassar as fronteiras do mundo todo. E temos visto o Cristianismo crescer mais do que todas as outras religiões do mundo. O Cristianismo, com todas as suas variantes, soma em torno de 2,5 bilhões de pessoas, aumentando 94 mil pessoas por dia entre protestantes ou evangélicos, católicos e ortodoxos. No entanto, dois bilhões de pessoas no mundo nunca ouviram a mensagem do evangelho de forma clara.

Surge uma grande preocupação: O que dizer das pessoas que morreram, de todas as gerações, sem ter ouvido a palavra de Deus? No dia do juízo como Deus vai lidar com as pessoas que nunca O conheceram? Há salvação sem a pessoa conhecer o plano da salvação revelado através de Jesus?  

É bom lembrarmos que Deus Se revela ao ser humano de várias formas:

1) Natureza. A flora, a fauna, os ecossistemas, as estações do ano, a água, o ar e toda a harmonia dos mecanismos que o planeta terra possui para manter a vida são obras incomparáveis do poder criador de Deus. A perfeição de Deus pode ser observada na natureza, através da ordem existente e da harmonia entre as espécies onde cada ser vivo se adapta ao ambiente onde vive. A Bíblia diz no livro aos Romanos 1:20: “Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis”. Deus criou todas as coisas pelo Seu poder e amor: “No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz dia; e às trevas chamou noite.” 

É curioso que há pessoas que só tiveram contato com esta revelação de Deus e serão julgadas através do conhecimento e oportunidades que tiveram. Lembrando que as pessoas que viveram antes da Bíblia escrita, apenas conheceram a bíblia da natureza, e serão julgadas pelo conhecimento e obediência que tiveram e daquilo que viram e ouviram através das tradições saudáveis dos seus pais. Percebeu?

Veja estes textos inspirados: “Há, entre os gentios, almas que servem a Deus ignorantemente, a quem a luz nunca foi levada por instrumentos humanos; todavia não perecerão. Conquanto ignorantes da lei escrita de Deus, ouviram Sua voz a falar-lhes por meio da natureza, e fizeram aquilo que a lei requeria. Suas obras testificam que o Espírito Santo lhes tocou o coração, e são reconhecidos como filhos de Deus.”  O Desejado de Todas as Nações, pág. 638.

Todo o mundo natural destina-se a ser um intérprete das coisas de Deus. Para Adão e Eva, em seu lar edênico, a natureza estava repleta do conhecimento de Deus, cheia de instrução divina. Para seus ouvidos atentos, ela como que ecoava a voz da sabedoria. A sabedoria falava aos olhos, e era recebida no coração; pois eles entretinham comunhão com Deus por meio de Suas obras criadas.” Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, 186.

“Depois da Bíblia deve a natureza ser a nossa grande guia.” Testimonies for the Church, vol 6, 185.

“Para a criança, ainda incapaz de aprender pela página impressa, ou tomar parte nos trabalhos de uma sala de aulas, a natureza apresenta uma fonte infalível de instrução e deleite. O coração que ainda não se acha endurecido pelo contato com o mal está pronto a reconhecer aquela Presença que penetra todas as coisas criadas. O ouvido, ainda não ensurdecido pelo clamor do mundo, é atento à Voz que fala pelas manifestações da natureza. E para os de mais idade, que necessitam continuamente dessa silenciosa lembrança das coisas espirituais e eternas, as lições tiradas da natureza não serão uma fonte inferior de prazer e instrução.” Educação, 100.

2) A Bíblia. “Mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.” II Pedro 1:21 - 

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” II Timóteo 3:16-17. A Bíblia contém o plano da criação e redenção delineado para que todos possam entender o amor de Deus e qual deve ser a participação humana no processo da salvação. 

3) Jesus Cristo. “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho.” Hebreus 1:1

“Irmãos, quero que saibam que o evangelho por mim anunciado não é de origem humana. Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou revelar o seu Filho em mim para que eu o anunciasse entre os gentios, não consultei pessoa alguma” Gál. 1:11, 12, 16 e 17.

Um ponto importante a salientar é que, independentemente dos livros que as pessoas tiveram conhecimento da salvação, elas serão salvas única e exclusivamente por Jesus Cristo: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4:12. Outro ponto a salientar é que a salvação e juízo só pertence a Deus. Não lhe compete dizer quem se salvará ou se perderá. Ok?

DOMINGO (20 de setembro) – DEBAIXO DO CÉU NENHUM OUTRO NOME HÁEste é o texto para o estudo de hoje: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4:12.

Os seguintes textos ratificam a salvação que vem unicamente através de Cristo: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” Efésios 2:8-9.

"... Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo..." Atos 16:30-31.

"Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo ..." Gálatas 2:16.

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.” I Timóteo 2:5,6

Só Jesus pode salvar a humanidade, por três simples razões: Ele é o Criador, veio e morreu em nosso favor e só Ele pode conceder a eternidade. Ninguém mais pôde e pode fazer isso! A Bíblia nos ensina, no evangelho de João 1:12, que nós somos feitos filhos de Deus. Nós não nascemos fazendo parte da família de Deus, mas nos tornamos filhos quando aceitamos Jesus como nosso Salvador. 

Veja o que este versículo diz: "Mas, a todos quanto O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no Seu nome."

Como podemos ser salvos e por que precisamos ser salvo? Somos todos infectados com o pecado. Ver Romanos 3:23 e Salmo 51:5. Nascemos com o pecado; e todos nós, naturalmente, escolhemos pecar. Ver Eclesiastes 7:20 e I João 1:8. O pecado é o que nos tira a salvação por nos separar de Deus e nos colocar no caminho para a destruição eterna. Podemos ser salvos unicamente através de Jesus Cristo.

Como podemos ser salvos e salvos de quê? Por causa do nosso pecado, todos nós merecemos a morte. Ver Romanos 6:23. Enquanto a consequência física do pecado seja a morte física, ela não é o único tipo de morte que resulta do pecado. No fim das contas, todo pecado é cometido contra um Deus eterno e infinito. Ver Salmo 51:4. Por causa disso, a penalidade justa para o nosso pecado também é eterna e infinita. Precisamos ser salvos da destruição eterna. Ver Mateus 25:46 e Apocalipse 20:15.

O que preciso fazer para ser salvo? Duas coisas: 1) “Crê no Senhor Jesus e serás salvo”. Atos 16:31. Deus já fez tudo o que precisava ser feito. Tudo o que você deve fazer é receber, pela fé, a salvação que Deus oferece. Ver Efésios 2:8-9. Apenas confie em Jesus como o pagamento por seus pecados. Acredite nele e você não perecerá. Ver João 3:16. Deus está oferecendo-lhe a salvação como um dom. Tudo que você tem de fazer é aceitá-la. Jesus é o caminho da salvação. Ver João 14:6. 2) “Quem crer e for batizado será salvo.” Marcos 16:16. Antes de ser batizada, a pessoa deve passar por algumas etapas; arrepender, confessar e aprender a doutrina e obedecer. A obediência, à vontade de Deus, é uma condição necessária para se obter a salvação. A verdadeira crença envolve obediência aos mandamentos de Deus, incluindo o 4º mandamento que requer a santificação do sábado e o segundo mandamento que condena adoração de imagens e ídolos. A fé não pode ser cega! Veja este texto: “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” Atos 5:32.

Cito textos inspirados que revelam que Deus pode salvar pessoas sinceras, mas que não tiveram conhecimento da Palavra escrita de Deus ou nenhum contato com qualquer missionário para lhes ensinar a Palavra, e ao serem salvas não saberão que foi Cristo que o fez. Tais pessoas, não dispondo da revelação escrita, demonstram-se obedientes às impressões do Espírito Santo sobre a própria consciência individual.
  
Eis os textos: “Há, entre os gentios, almas que servem a Deus ignorantemente, a quem a luz nunca foi levada por instrumentos humanos; todavia não perecerão. Conquanto ignorantes da lei escrita de Deus, ouviram Sua voz a falar-lhes por meio da natureza, e fizeram aquilo que a lei requeria. Suas obras testificam que o Espírito Santo lhes tocou o coração, e são reconhecidos como filhos de Deus.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 638.

“Para com Deus não há acepção de pessoas”. Rom. 2:11

“Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos” Rom. 2:14.

SEGUNDA-FEIRA (21 de setembro) QUANTO É QUE UMA PESSOA TEM QUE SABER? Nos dias de hoje temos muitas facilidades para anunciar o evangelho, e mesmo as pessoas que vivem nos lugares mais remotos da terra tem algumas condições de receber um missionário, uma literatura ou ser favorecido por um satélite, ou rádio e tv e ouvir sobre Jesus. Mas o que dizer de muitas pessoas que não tem qualquer oportunidade de ouvir sobre o evangelho? O que dizer de milhões de pessoas que morrem sem ouvir sobre Deus? Algumas pessoas poderiam ser tentadas a imaginar que, se o divino plano de salvação é amplo o bastante para abranger o mundo todo, inclusive os mundanos, então não haveria mais necessidade de se pregar o evangelho, pois as pessoas sinceras seriam salvas independentemente de conhecerem ou não o plano da redenção. Já vimos que o livro da natureza mostra o amor de Deus e que pessoas serão salvas mantendo o contato unicamente com a natureza.

Veja estes textos inspirados: “O divino plano de salvação é amplo bastante para abranger o mundo todo. Deus anseia por insuflar na prostrada humanidade o fôlego da vida. E Ele não permitirá que fique desapontada qualquer alma que seja sincera em seu anelo de algo mais elevado e mais nobre que aquilo que o mundo possa oferecer. Constantemente está Ele enviando os Seus anjos aos que, conquanto rodeados por circunstâncias as mais desencorajadoras, oram com fé para que algum poder mais alto que eles mesmos tome posse deles, dando-lhes libertação e paz.” Profetas e Reis, 377 e 378.

“Nas profundezas do paganismo os homens que não tiveram conhecimento da lei escrita de Deus, que nunca ouviram o nome de Cristo, têm sido bondosos com Seus servos, protegendo-os com o risco da própria vida. Seus atos mostram a operação de um poder divino. O Espírito Santo implantou a graça de Cristo no coração do selvagem, despertando nele a simpatia contrária à sua natureza e à sua educação. A luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo. João 1:9, está-lhe brilhando na alma; e esta luz, se atendida, lhe guiará os pés para o reino de Deus.” Parábolas de Jesus, 385.

Sabemos que a proclamação do evangelho deve ser dada à todas as pessoas do mundo, e não somente às pessoas sinceras que tem ou não contato com o evangelho. Vários textos da Bíblia enfatizam a necessidade de se dar a conhecer e proclamar a verdade bíblica à todos os seres humanos. Por exemplo, Mateus 4:4 diz: “não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. Por sua vez, João 16:13 acrescenta que a obra do “Espírito da verdade” é guiar os seguidores de Cristo “a toda a verdade”, definida como a pessoa de Cristo, ver João 14:6 e a Palavra de Deus, ver João 17:17. Consequentemente, o mesmo Espírito da verdade também capacita os genuínos cristãos a ensinarem os novos “discípulos de todas as nações” a “guardar todas as coisas” que Cristo ordenou. Ver Mat. 28:18-20.

A promessa bíblica é que; finalmente “a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar”. Hab. 2:14; ver também Isa. 11:9 e Efés. 4:11-14. Enquanto essa plenitude de conhecimento não for atingida, Deus continuará usando instrumentalidades humanas imbuídas pelo poder do Seu Espírito na missão de partilhar o evangelho a toda criatura sobre a face da terra. O Espírito Santo, cuja missão é convencer “o mundo do pecado, da justiça e do juízo”, João 16:8, atua mesmo na consciência daqueles que não tiveram a oportunidade de ouvir as boas-novas da salvação em Cristo. A vinda da Chuva Serôdia será uma oportunidade de todas às pessoas que estiverem vivendo na terra poderem ouvir sobre o evangelho, e muitos aceitarão, não todos!

Penso que estamos vivendo na geração da volta de Cristo, só Deus sabe quando Jesus voltará. E nesta geração temos a privilégio e o dever de anunciar o evangelho. Mas, insisto; o que dizer das pessoas, de várias gerações do passado, que não conheceram Jesus? Quanto é que uma pessoa tem de saber sobre Jesus para ser salva? Os que vivem em conformidade com a luz da verdade a que tiveram acesso, ainda que esse conhecimento seja pequeno, não serão desapontados. Eles serão súditos do reino eterno. Concorda?.

Qual será o destino das pessoas que não tiveram oportunidade de ouvir sobre Jesus como; os esquimós no Alasca, os beduínos nos desertos, os indíos nas tribos, os nativos nas selvas da África, os aldeões dos vilarejos asiáticos, os camponeses e ribeirinhos na Amazônia e os que vivem sob regime totalitário de governo e sem liberdade de consciência? A salvação e julgamento pertencem somente a Deus, e a nós pertence a alegria de usufrui essa salvação e o privilégio de participar ativamente do evangelismo e deixar os resultados com Deus; pois Deus que trouxe as pessoas ao mundo saberá muito bem o que fazer com elas. Leia os seguintes textos: João 10:16; Atos 14:17; Atos 17:26-28, Romanos 2:12-16 e Salmo 87:4-6

TERÇA-FEIRA (22 de setembro) UNIVERSALISMO E PLURALISMODentro do contexto da salvação o que é universalismo? Universalismo é a “ideia de que todas as pessoas vão estar salvas, quer ouçam sobre Jesus e O aceitem, ou não” João 3:16 é um texto usado e defendido por quem acredita assim. Se Deus amou o mundo todo e Jesus morreu por todos, logo; todos vão estar salvos. Os que defendem o universalismo usam o exemplo do fogo eterno do inferno para dizer que um Deus, de tanto amor, não vai permitir que ninguém se perca, mas que todos sejam salvos. Com esse argumento, eles defendem a falsa doutrina do fogo eterno para ensinar outra falsa doutrina; a do universalismo da salvação. Embora haja muitas explicações diferentes sobre como isto ocorre, uma coisa é certa: no fim, todos os não evangelizados, mesmo os que agora são rebeldes, serão salvos, a despeito de suas escolhas.

O que é pluralismo da salvação? Pluralismo é a ideia de que todas as religiões conduzem à Cristo e à salvação. Esta teologia diz que nenhuma religião é superior a outra. De acordo com esses crentes, qualquer denominação ensina a mesma coisa. Você já ouviu aquela frase? “Todas as religiões vão dar na mesma; Deus”. Dentro desta ideia, nenhuma religião pode forçar as suas crenças para as outras pessoas.

Tanto a crença universalista como a pluralista estão em desacordo com a Bíblia, pois nem todas as pessoas estarão salvas e nem todas as religiões conduzem a salvação.

A graça sim é para todos. As boas novas na Palavra de Deus são de que a expiação de Cristo é ilimitada, ou seja; Cristo morreu pelos pecados de toda a raça humana, porém; tornam-se Seus filhos somente os que aceitam o Seu plano, e Deus Se torna o responsável final pelos bilhões que se perderem. Assim como Deus trouxe as pessoas ao mundo, Ele saberá perfeitamente o que fazer com elas.

O Pr. Wilson Paroshi escreveu: “Mas o fato de que a redenção obtida por Cristo é de caráter universal não significa que ela seja automática. Isto é, não significa que todos seres humanos vão finalmente ser beneficiados por ela. O que as Escrituras ensinam é que embora o sacrifício de Cristo seja universal em seu desígnio, ele só é eficaz para aquele que crê em Jesus como seu Salvador pessoal” Pr. Wilson Paroschi, Só Jesus, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí – São Paulo, 19.

Cuidado com o restritivismo: Essa teoria menciona que todos os que não foram evangelizados estarão perdidos. A menos que as pessoas ouçam a mensagem de Jesus e a aceitem, não terão esperança. Já vimos que Deus leva em consideração outros métodos de salvar. A força desse conceito está em sua poderosa motivação para as missões. J. Hudson Taylor, o grande missionário britânico que trabalhou na China, fundou sua sociedade missionária nesta base. Proclamando que milhões de chineses desciam à sepultura condenados à morte eterna, Taylor moveu milhares a dar de seu dinheiro, tempo e até a vida para o interior da China. Devemos ter esse fervor missionário sim, mas nunca dizer que os não evangelizados estarão perdidos.

Quem se salva e quem se perde? Entre os que se salvam estão os que aceitam Jesus como Salvador e as outras pessoas, como a Palavra de Deus indica quando menciona que Deus Se revelou desde o início através das coisas que Ele criou, ver Rom 1:20 e, que “onde abundou o pecado, superabundou a graça,” Rom. 5:20. O salmista afirma que as obras criadas revelam Deus. Ver Sal. 19:1-4. Há uma referência à possibilidade de Deus levar em consideração o lugar de nascimento de uma pessoa ao definir o seu destino eterno. Ver Sal. 87:5, 6. Em sua discussão com os atenienses, Paulo descobriu que eles adoravam ao Deus desconhecido. Ver Atos 17:22, 23.

Entre os que se perdem, sem fazer qualquer julgamento, não é difícil saber; os adúleros, os idólatras, os ladrões, os efeminados e todas as pessoas que, sabendo o que é praticar o certo, praticam o pecado.
Veja este texto: “Há, entre os gentios, almas que servem a Deus ignorantemente, a quem a luz nunca foi levada por instrumentos humanos; todavia não perecerão. Conquanto ignorantes da lei escrita de Deus, ouviram Sua voz a falar-lhes por meio da Natureza, e fizeram aquilo que a lei requeria. Suas obras testificam que o Espírito Santo lhes tocou o coração, e são reconhecidos como filhos de Deus” Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, 638.

QUARTA-FEIRA (23 de setembro) PECADORES NECESSITADOS DE GRAÇAO que é a graça? “É a disposição para conceder algo livremente, a condição ou o fato de dar favor, misericórdia, clemência e perdão. Na teologia significa o “amor imerecido e favor de Deus para com o homem.” Além disso, a palavra refere-se à influência de Deus para mudar um homem pecador e torná-lo puro e justificá-lo diante de um Deus santo e justo. Graça é algo que é dado gratuitamente ao homem por Deus e não há requisitos além de receber-la livremente. A salvação não é adquirida e nem merecida, mas foi oferecida como o dom gratuito de Deus.

O seguinte texto resume muito bem o tema da lição de hoje: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus.” Romanos 3:23-25

Devemos lembrar que todas as pessoas nascem pecadores e necessitamos admitir que  todos somos pecadores, e só nos libertaremos do poder do pecado quando pedirmos perdão e aceitarmos Jesus. É comum as pessoas se referirem à crianças como anjinhos, mas devemos  olhar é para a Palavra de Deus, que diz que nascemos pecadores pelo pecado de Adão, mas Jesus, através da Sua morte concedeu-nos a oportunidade da salvação.  A salvação não é automática; é necessário o pecador aceitar Jesus, arrepender dos seus pecados e os confessar.

Estes são outros textos sugeridos para hoje: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” João 3:16,17.

“Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.” Romanos 5:15-18

Em I João 2:2 menciona que na cruz todo pecado cometido pelo homem foi pago completamente: “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.” O uso da palavra propiciação na Bíblia é uma declaração enfática que o homem não pode ganhar a graça de Deus ou a salvação através das obras. Os cristãos não são salvos por suas boas obras. Os cristãos são salvos para fazer boas obras e é crucialmente importante saber a diferença.

Não podemos confundir boas obras com obediência. A graça de Deus não nos isenta da obediência aos Seus mandamentos, mas leva-nos a praticamos boas obras. A pessoa que verdadeiramente é salva, pela graça mediante a fé, produz frutos para a santificação e já não vive na prática dos pecados e ainda produz boas obras. Leia Tiago 2:26; Tito 2:11-14; Hebreus 10:23-25; Hebreus 13:20-21; I Pedro 2:9-12 e Apocalipse 22:12-14.

QUINTA-FEIRA (24 de setembro)  O CHAMADO PARA A MISSÃO – Sabemos que “Deus estabeleceu um dia em que há-de julgar o mundo com justiça.” Atos 17:31. Advertindo-nos quanto a esse dia, Cristo não disse que ele chegaria quando o mundo inteiro se houvesse convertido, mas que “será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações e então virá o fim.” Mat. 24:14. Portanto, Pedro estimula os crentes a esperar e apressar a vinda do dia de Deus. Ver II Pedro 3:21. E o retorno do Redentor representa o glorioso clímax da história dos filhos de Deus. Ver Isaías 25:9.

Dentro deste contexto, o apóstolo Paulo cita um importante texto relacionado com o nosso dever de anunciar a palavra de Cristo. Veja este texto sugerido para hoje: “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.” I Coríntios 9:22,23. A pregação do evangelho é uma necessidade urgente para ser realizada, e Deus “em Sua sabedoria põe os que estão a procura da verdade em contato com seus semelhantes que a conhecem. É plano do Céu que os que receberam a luz a comuniquem aos que se acham em trevas.” Ellen White -  Atos dos Apóstolos, 134.

Todos os crentes são chamados para exercerem a função missionária. Cito três textos que resumem a função ministerial e sacerdotal de cada crente: 1) "Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus. Depois do amanhecer, chamou seus discípulos, e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos." Luc. 6:12,13. Vemos aqui o chamado específico que Deus fez aos apóstolos. Embora nem todos os crentes são chamados para serem missionários, de tempo integral e fora da sua terra, todos são chamados “sim” para serem discípulos, onde estiverem. 2) "Reunindo os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curarem doenças; e enviou-os a pregar o reino de Deus, e fazer curas (...) Saindo, pois, os discípulos percorreram as aldeias, anunciando o evangelho e fazendo curas por toda parte." Luc. 9:1-6. Vemos através deste texto que antes de sairmos para o trabalho missionário devemos receber a mínima formação técnica para podermos ter sucesso e devemos especialmente estar cheios do Espírito Santo para Ele atuar em nós e a favor de nós. 3) “Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.” Lucas 10:20. Vemos aqui o galardão daqueles que se colocam nas mãos de Deus; a alegria de ter o nome escrito nos registros celestiais e a consequente vida eterna. Que importante motivação recebemos; a certeza da vida eterna!

Desenvolver a missão de Cristo envolve algumas dificuldades como, ter que dar um estudo bíblico após o expediente de trabalho e já cansado fisicamente, ter que investir dinheiro para ajudar a causa de Deus para além dos dízimos e ofertas, ser mal compreendido e até perseguido por pessoas que são contrárias a nossa missão, etc… mas o obreiro fiel terá a recompensa.

Por que alguns crentes não são bem sucedidos em seus esforços missionários? A lição de hoje apresenta as seguintes razões: 1) Planejamento  e divulgação do trabalho deficiente. 2) Ênfase apenas no lado humanitário e não no estudo da bíblia. 3) Falta de recursos financeiros e humanos para a realização da missão. 4) Pessoas desmotivadas e despreparadas para a missão e, 5) Regiões ou países que proíbem a pregação do evangelho.

Sabemos que estamos no meio de um grande conflito e necessitamos depender cada vez mais do Espírito Santo e cada vez menos das nossas capacidades. Devemos anunciar a Palavra de Deus fazendo uso das nossas capacidades, pois Deus promete: “Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Isaías 55:11

SEXTA-FEIRA (25 de setembro) COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13: TEM O MUNDO INTEIRO DE OUVIR? No juízo Deus vai julgar os Seus filhos de acordo com as oportunidades que tiveram e da luz do evangelho que receberam. Deus convida todos à salvação, e deseja que todos sejam salvos, e se todas as pessoas do mundo aceitassem viver de acordo com a vontade de Deus, Ele teria lugar para receber todos. Ele criaria lugar suficiente para acolher os vários bilhões de pessoas que já nasceram neste mundo.

Há pessoas que só tiveram contato com Deus através da natureza e serão julgadas através do conhecimento e oportunidades que tiveram. Lembrando que as pessoas que viveram antes da Bíblia escrita, apenas conheceram a Bíblia da natureza e serão julgadas pelo conhecimento e obediência que tiveram e daquilo que viram e ouviram dos seus pais através da tradição saudável. Veja alguns textos inspirados que são esclarecedores:

“Posto que Cornélio cresse nas profecias e estivesse a esperar pela vinda do Messias, não tinha conhecimento do evangelho como foi revelado na vida e morte de Cristo. Não era membro da igreja judaica e teria sido considerado pelos rabinos como um gentio e imundo.” Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, 133.

“O livro da natureza, que estendia suas lições vivas diante deles, ministrava uma fonte inesgotável de instrução e deleite. Em cada folha da floresta, ou pedra das montanhas, em cada estrela brilhante, na Terra, no mar e no céu, estava escrito o nome de Deus. Tanto com a criação animada como com a inanimada, ou seja, com a folha, flor e árvore, ou com todos os viventes desde o leviatã das águas até ao menor animal em um raio de luz, conversavam os habitantes do Éden, conhecendo de cada um o segredo de seu viver. A glória de Deus nos céus, os incontáveis mundos nas suas sistemáticas revoluções, o “equilíbrio das grossas nuvens” (Jó 37:16), os mistérios da luz e do som, do dia e da noite, tudo era objeto para estudo, aos alunos da primeira escola terrestre.” Educação, 21

“Muitas ilustrações da natureza são empregadas pelos escritores da Bíblia; e, observando as coisas do mundo natural, habilitamo-nos, sob a guia do Espírito Santo, para compreender mais amplamente as lições da Palavra de Deus.” Educação, 120

“Há, entre os gentios, almas que servem a Deus ignorantemente, a quem a luz nunca foi levada por instrumentos humanos; todavia não perecerão. Conquanto ignorantes da lei escrita de Deus, ouviram Sua voz a falar-lhes por meio da natureza, e fizeram aquilo que a lei requeria. Suas obras testificam que o Espírito Santo lhes tocou o coração, e são reconhecidos como filhos de Deus.” O Desejado de Todas as Nações, 638.

“Contemplando o crucificado Redentor, compreendemos mais plenamente a magnitude e significação do sacrifício feito pela Majestade do Céu. O plano da salvação glorifica-se aos nossos olhos, e a ideia do Calvário desperta vivas e sagradas emoções em nossa alma. No coração e nos lábios achar-se-ão louvores a Deus e ao Cordeiro; pois o orgulho e o culto de si mesmo não podem crescer na alma que conserva sempre vivas na memória as cenas do Calvário. Aquele que contempla o incomparável amor do Salvador, será elevado no pensamento, purificado no coração, transformado no caráter. Sairá para servir de luz ao mundo, para refletir, em certa medida, este misterioso amor. Quanto mais contemplarmos a cruz de Cristo, tanto mais adotaremos a linguagem do apóstolo quando disse: “Mas longe esteja de mim gloriar-me a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo”. Gálatas 6:14.” O Desejado de Todas as Nações, 468.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário