COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 (4º trimestre 2015) O CHAMADO
PROFÉTICO DE JEREMIAS
VERSO ÁUREO: “Antes que te formasse no ventre te conheci, e
antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.”
Jeremias 1:5
INTRODUÇÃO (sábado 26 de setembro) – O nome do profeta Jeremias
significa: “Deus exalta”. Jeremias foi um dos mais destacados profetas de Deus
e o seu ministério foi um dos mais longos e importantes. A introdução do livro
de Jeremias menciona que ele era filho de Hilquias e que a Palavra do Senhor
lhe foi dirigida desde os dias de Josias, rei de Judá, até a deportação dos
judeus de Jerusalém à Babilônia. Ver Jeremias 1:1-3. Jeremias profetizou no
período dos reis Josias, Joacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias.
Como vimos, o
Senhor Deus chamou Jeremias ao cargo de profeta nos dias de Josias que foi por
volta do ano 647 a.C., o 13°ano do reinado de Josias. Como é óbvio, Jeremias
profetizou no reino do sul, pois o reino do norte, nesta ocasião já tinha sido dominado pelos Assírios.
Embora Josias fosse um rei temente a Deus, o seu avô e pai; Manassés
e Amom, respectivamente, tinham tido um reinado muito longo e de apostasia
total. Por isso, Jeremias profetizou em tempos muito difíceis. Manassés reinou
55 anos, e Amom reinou apenas 2 anos. Estes reis induziram o povo de judá à
praticar repugnantes orgias e ritos pagãos, de modo que estava habituado a
oferecer incenso à rainha dos céus, uma deusa pagã, e oferecer sacrifícios
humanos à outros deuses demoníacos. Manassés inundou Jerusalém de sangue
inocente. Ver Jer. 1:2; 44:19; II Reis 21:6,16,19-23 e 23:26,27.
Jeremias foi um profeta que descendeu da família sacerdotal, que viveu
cerca de 647–580. a.C. Jeremias viveu o
período trágico em que se preparou e consumou a destruição do reino de Judá.
Ele viveu a reforma do rei Josias, que deu tanta esperança ao povo, mas que
experimentou a reviravolta provocada pela expansão do império Caldeu, com
Nabucodonosor, que impôs seu domínio à Palestina e, no final de muitas
intrigras, Babilônia acabou destruindo Jerusalém e o templo, e deportou os seus
habitantes. Jeremias presenciou as deportações, mas ficou em Jerusalém. A tarefa
de Jeremias não foi nada fácil. Ele tinha de servir na qualidade de profeta de
Deus e anunciar a desolação de Judá e de Jerusalém, bem como devia profetizar
que o templo de Deus seria incendiado e que seu povo seria levado ao cativeiro; catástrofes quase inacreditáveis! Havia de continuar e profetizar em Jerusalém
por 40 anos, durante os reinados dos maus reis Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias. Por causa de perseguições, Jeremias
teve que fugir para o Egito e provavelmente foi lá que morreu. Mas, ainda no
Egito, profetizou contra as idolatrias dos refugiados judeus ali. Entende-se que Baruque, seu secretário de confiança, tenha ido com Jeremias para o Egito.
A mensagem de
Jeremias. O livro de Jeremias é essencialmente uma mensagem de julgamento
sobre Judá por sua idolatria desenfreada. Ver Jeremias 7:30-34, 16:10-13, 22:9;
32:29 e 44:2-3. O Livro de Jeremias registra as profecias finais sobre Judá,
advertindo-lhe sobre a destruição que se aproximava se a nação não se
arrependesse. Jeremias chamou à nação para que voltasse à Deus. Ao mesmo tempo,
Jeremias reconhecia a inevitabilidade da destruição de Judá devido à sua
idolatria e imoralidade. Por mais doloroso que tenha sido para Jeremias
transmitir uma mensagem consistente de julgamento ao seu próprio povo, ele foi obediente ao que Deus lhe disse para fazer e dizer. Jeremias esperou e orou
pela misericórdia de Deus sobre Judá, mas também confiou que Deus era bom,
justo e íntegro.
Nós também devemos
obedecer a Deus, mesmo quando for difícil, reconhecer a vontade de Deus como
mais importante do que nossos próprios desejos e confiar que Deus, em Sua
infinita sabedoria e plano perfeito, vai proporcionar o melhor para Seus
filhos. Ver Romanos 8:28.
A mensagem principal de Jeremias é o amor de Deus por nós: Veja estes textos: “Antes que eu te
formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te
consagrei, e te constituí profeta às nações.” Jeremias 1:5
“Enganoso é o
coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o
conhecerá?” Jeremias 17:9
“Assim diz o Senhor: Logo que se cumprirem para a Babilônia
setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa
palavra, tornando a trazer-vos para este lugar. Eu é que sei que pensamentos
tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos
dar o fim que desejais.” Jeremias 29:10-11:
“E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o
Senhor; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a
mim de todo o seu coração.” Jeremias 24:7
“Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois
daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei
no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” Jeremias 31:33
DOMINGO (27 de setembro) OS PROFETAS - O dom de profecia é
concedido por Deus para a edificação da Sua igreja. Os profetas sempre foram e
são fundamentais para a igreja. Ver Efésios 2:20. Os profetas proclamavam uma
mensagem do Senhor Deus para os crentes em Jeová de todas as épocas.
A Bíblia foi escrita por cerca de 40 autores diferentes,
que chamamos de profetas, em tempos diferentes e estilos diferentes, num período
aproximado de 1600 anos; desde Moisés até João, mas mesmo assim existe uma unidade
entre os escritos, pois foram inspirados por Deus.
Quando falamos da inspiração
Bíblica, temos que falar, necessariamente, de três palavras: revelação, inspiração e iluminação. Como compreender estas 3 palavras?
Revelação é a iniciativa de Deus através da qual o Senhor Se mostrou aos profetas através
de sonhos e visões. Ver Núneros 12:6. É bom lembrar que, para além da revelação
através dos profetas, Deus Revelou-Se à humanidade também através de Cristo, e revela-Se pela
natureza. Inspiração é o cuidado que o Espírito Santo teve para que o escritor
bíblico escrevesse a mensagem correta, da maneira como recebeu de Deus, embora
utilizando-se do seu estilo próprio. Agora, o escritor bíblico pode ter escrito
tudo certo, mas quando eu abro a Bíblia e a leio, e não entendo o que está
escrito, então, o Espírito Santo precisa fazer um trabalho comigo para eu compreender a Bíblia. A este trabalho do
Espírito Santo chamamos de iluminação. Por isso, quando abrimos a Bíblia
devemos orar assim: "Senhor, ilumina meu entendimento para eu compreender
a Tua palavra, para compreender o que os escritores bíblicos escreveram
inspirados por Ti." Quando orarmos em favor de um pregador devemos orar
assim: “Senhor Deus ilumina o pregador.” A revelação e inspiração são dadas
apenas ao profeta. Entendeu?
Quais são as funções principais
de um profeta? A principal função de um profeta não é a de predizer
acontecimentos futuros mas, de se colocar como um instrumento nas mãos de Deus
a fim de se tornar Seu porta-voz. O profeta deve dizer aquilo que Deus diria Se
estivesse entre o povo, ou seja, comunicar Sua vontade em toda e qualquer
circunstância. Em face às necessidades, os profetas deveriam trazer orientações
pessoais, familiares e coletivas. Os profetas também tinham a função de revelar
a vontade perfeita de Deus. Em Amós 3:7
lemos: “Certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro
revelar o Seu segredo aos Seus servos, os profetas”. Tal função confere ao
profeta certo grau de credibilidade, sobretudo quando suas predições se cumprem
conforme a revelação divina. Veja
Deuteronômio 18:22: “Sabe que, quando esse profeta falar em nome do Senhor,
e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra
que o Senhor não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor
dele.” Os profetas, especialmente os do Antigo Testamento, tinham o propósito
de fortalecer e guiar os governantes em tempos de paz ou guerra, prosperidade
ou adversidade, os líderes encontraram nas palavras dos profetas orientação,
conforto e coragem para enfrentar os possíveis desafios. A outra função dos profetas
era a de encorajar o povo à fidelidade. Talvez a função mais difícil dos
profetas era de reprovar o pecado das pessoas. E os profetas tinham que
condenar a idolatria, adultério, sensualidade e imoralidade das pessoas. Os
profetas também tinham o ofício de ensinar o povo de Deus. Na essência da
palavra, nem todos os profetas eram professores; no entanto, por meio de seus
ensinamentos, o povo aprendia os princípios do reino de Deus.
Em resumo; os profetas recebiam visões e sonhos que tinham
que escrever, mas tinham também a tarefa de pregar a mensagem ao povo. Assim
como Jeremias recebeu a mensagem de Deus e a transmitiu, nós também necessitamos
receber de Deus através da comunhão com a Palavra profética e devemos transmitir
ao povo que está em trevas espirituais.
Sobre Jeremias:
“Na juventude de Jeremias Deus viu alguém que seria fiel a seu encargo, e que
permaneceria pelo direito contra grande oposição. Na meninice ele se provara
fiel; e agora enfrentaria durezas, como bom soldado da cruz. “Não digas: eu sou
uma criança”; ordenou o Senhor ao Seu escolhido mensageiro; “porque aonde quer
que Eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. Não temas diante deles;
porque Eu sou contigo para te livrar”. Jeremias 1:7, 8. “Tu, pois, cinge os
teus lombos, e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto Eu te mandar; não desanimes
diante deles, porque Eu farei com que não temas na sua presença. Porque, eis
que te ponho hoje por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de
bronze, contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes,
contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra. E pelejarão contra ti, mas
não prevalecerão contra ti; porque Eu sou contigo, para te livrar”. Jeremias
1:17-19. Profetas e Reis, 207
“Por quarenta anos, Jeremias devia estar diante da nação
como testemunha da verdade e da justiça. Num tempo de apostasia sem paralelo,
devia ele exemplificar na vida e no caráter a adoração do verdadeiro Deus.
Durante o terrível cerco de Jerusalém, ele seria o porta-voz de Jeová. Prediria
a queda da casa de Davi, e a destruição do belo templo construído por Salomão.
E quando aprisionado por causa de suas destemidas afirmações, devia ainda falar
contra o pecado nos altos. Desprezado, odiado, rejeitado dos homens, havia ele
de finalmente testemunhar o cumprimento literal de suas próprias profecias de
iminente condenação, e partilhar da tristeza e dor que se seguiriam à
destruição da cidade condenada. Profetas e Reis, 207.
SEGUNDA-FEIRA (28 de setembro) OS ANTECEDENTES FAMILIARES DE
JEREMIAS - O nome do pai de Jeremias era Hilquias, um dos sacerdotes de
Anatote, no território de Benjamim, a cinco quilômetros do Templo de
Jerusalém. Possivelmente Jeremias descendeu de Abiatar, chefe dos levitas em
Jerusalém ainda na época do rei Davi. Mas, ainda na época de Salomão, o
sacerdote Abiatar foi afastado pelo rei e enviado ao exílio em Anatot.
Hilquias, pai de Jeremias, era membro de um família de sacerdotes e concluímos
que Jeremias veio de uma família nobre e espiritual de Jerusalém. Veja este esclarecedor texto: “E enviou
o rei Salomão pela mão de Benaia, filho de Joiada, o qual arremeteu contra ele
de modo que morreu. E a Abiatar, o sacerdote, disse o rei: Vai para Anatote,
para os teus campos, porque és homem digno de morte; porém hoje não te matarei,
porquanto levaste a arca do Senhor DEUS diante de Davi, meu pai, e porquanto
foste aflito em tudo quanto meu pai foi aflito. Lançou, pois, Salomão fora a
Abiatar, para que não fosse sacerdote do Senhor, para cumprir a palavra do
Senhor, que tinha falado sobre a casa de Eli em Siló.” I Reis 2:25-27. Ver
também I Reis capitulo 1.
Portanto, Jeremias era sacerdote e membro da família de Hilquias.
Sua cidade natal era Anatote: Veja o
texto: “Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que
estavam em Anatote, na terra de Benjamim.” Jeremias 1:1. O Senhor Deus proibiu
Jeremias de se casar e criar filhos, porque o juízo divino iminente contra Judá
aniquilaria a geração seguinte. Ver Jeremias 16.1-4. Sendo, sobretudo profeta
de juízo, Jeremias atraia bem poucos amigos, entre os quais; Aicam, ver Jer.
26:24, Gedalias, filho de Aicam, ver Jer. 39:14 e Ebede-Meleque, ver Jer.
38:7-13. O companheiro fiel de Jeremias era o seu secretário, Baruque, que anotava
suas palavras à medida que o profeta ditava. Ver Jeremias 36:4-32. Baruque foi
aconselhado por Jeremias a não sucumbir diante das tentações da ambição, mas
ficar contente com sua condição de vida. Ver Jeremias capítulo 45. Baruque
recebeu de Jeremias uma escritura de compra de terreno que depositou em lugar
seguro, ver Jer. 32:11-16, e Baruque acompanhou o profeta no longo caminho para o
exílio no Egito. Ver Jer.43:6,7. É possível que Baruque também tenha sido o
responsável pela compilação final do próprio livro de Jeremias.
Deus chamou pessoas de várias formações pessoais e culturais
para o cargo de profeta; pastores, rabinos, pescadores, sacerdote, etc… No caso
de Jeremias ele estava acostumado com a linguagem do templo e com os serviços
religiosos. Todos são chamados para a salvação em Jesus Cristo e não importa a
sua origem, Deus Se encarrega de transformar a sua vida para você poder
profetizar nos dias de hoje. Assim como Jeremias foi usado por Deus, você
também o pode ser. Deus nos chamou para a salvação em Cristo e para a missão. Temos sido obedientes?
Veja este inspirado
texto: “Entre os que tinham esperado um permanente reavivamento espiritual
como resultado da reforma levada a efeito por Josias, estava Jeremias, chamado
por Deus para o ofício de profeta, quando ainda jovem, no décimo terceiro ano
do reinado de Josias. Membro do sacerdócio levítico, Jeremias havia sido
educado desde a infância para a santa função. Nesses felizes anos de preparação
pouco imaginara ele que havia sido consagrado desde o nascimento para ser um
profeta “às nações”; e quando veio o divino chamado, ele se sentiu oprimido com
o senso de sua indignidade. “Ah Senhor Jeová” ele exclamou, “eis que não sei
falar; porque sou uma criança”. Jeremias 1:5, 6.” Prof. e Reis, 207
TERCA- FEIRA ( 29 de setembro) O CHAMADO PROFÉTICO DE
JEREMIAS - Jeremias foi chamado ao ministério
profético quando ainda era um adolescente. Acompanhe
o processo do chamado:
O chamado: "Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te
santifiquei; às nações te dei por profeta". Jer. 1: 4-5.
As desculpas: "Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não
sei falar; porque não passo de uma criança" Jer. 1: 6.
As respostas de Deus: "Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu
sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te
mandar, falarás. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar,
diz o Senhor". Jer. 1:7-8
“E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e
disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca; olha, ponho-te
neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para
derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e
para plantares.” Jeremias 1:9,10
O chamado de Jeremias ocorreu em um momento estratégico da
história. Josias subiu ao trono de Judá quando tinha apenas 8 anos de
idade, mas em 628, ao completar 20 anos, ele começou a purificar Judá e
Jerusalém do culto pagão. Ver II Crôn. 34.1-8. O chamado de Jeremias ocorreu
logo depois, em 627 a.C., que também foi o ano da morte do rei assírio,
Assurbanipal, o último grande líder do Império Assírio. Isso resultou na
criação de um Estado babilônico que ficou independente um ano depois, em 626.
Esse Estado se tornou o império que futuramente destruiria Judá e Jerusalém,
como declarou a Palavra do Senhor por intermédio de Jeremias. O império Assírio
havia declinado e caído. Sua capital, Nínive, foi capturada pelos caldeus e
pelos medos em 612 a.C. . Sete anos mais tarde, por causa da batalha de
Carquêmis, os egípcios e os remanescentes dos assírios, foram derrotados pelos
caldeus. Assim a nova potência mundial veio a ser o império Neobabilônico,
governado por uma dinastia caldeia, cuja figura principal era o rei
Nabucodonozor , que governou em cerca de 605-562 a.C.
Jeremias sofreu um grau tão alto de rejeição, por parte de
todos, que foi perseguido e lançado na prisão por algum tempo. Jeremias amava o
povo e queria o seu bem, mas diziam o seguinte dele: "Este homem não busca a
paz para este povo, mas o seu mal.”Jer. 38:4. Ele ofi certamente o mais
rejeitado de todos os profetas do Antigo Testamento e o seu ministério foi o
mais contestado de todos os ministérios proféticos da Bíblia, por isso que foi preso algumas vezes.
Veja estes textos inspirados:
“Com respeito ao seu chamado para a missão profética, o próprio Jeremias
escreveu: “Estendeu o Senhor a Sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o
Senhor: Eis que ponho as Minhas palavras na tua boca. Olha, ponho-te neste dia
sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para
destruíres, e para arruinares; e também para edificares, e para plantares”.
Jeremias 1:9, 10. Prof. e Reis, 208.
“Graças a Deus pelas palavras “para edificares e para
plantares”. Por essas palavras foi assegurado a Jeremias o propósito do Senhor
de restaurar e sarar. Severas eram as mensagens a serem levadas nos anos que se
seguiriam. Profecias de iminentes juízos a sobrevir deviam ser apresentadas com
destemor. Das planícies de Sinear devia sobrevir “o mal sobre todos os
habitantes da terra”. “Eu pronunciarei contra eles os Meus juízos”, o Senhor
declarou, “por causa de toda a sua malícia, pois Me deixaram a Mim”. Jeremias
1:14, 16. Mas o profeta devia fazer acompanhar essas mensagens da segurança de
perdão a todos os que tornassem de suas más obras.” Profetas e Reis, 208
Hoje Deus faz três chamados específicos; Ele chama alguns
para o ministério pastoral, que até certo ponto pode ser comparado ao
ministério profético, outros são chamados para o exercício do ministério leigo em
suas igrejas locais, através dos seu cargos, e todos são chamados para a salvação oferecido por Jesus. Que respostas você dá ao chamado que Deus lhe faz?
QUARTA-FEIRA (30 de setembro) PROFETAS RELUTANTES – A lição hoje encarrega-se em mencionar
alguns exemplos de pessoas que relutaram em aceitar o ministério profético.
Veja os exemplos
mencionados: “Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar;
porque ainda sou um menino.” Jeremias 1:6.
“Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou
um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os
meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.” Isaías 6:5
“Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou
homem eloquente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado
ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. E disse-lhe o
Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê,
ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e
te ensinarei o que hás de falar. Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela
mão daquele a quem tu hás de enviar. Então se acendeu a ira do Senhor contra
Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito
bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu
coração. E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a
tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.” Êxodo 4:10-15
A história cristã traz alguns exemplos de pessoas que
fugiram e outras que tentaram fugir da responsabilidade de servir Deus. Guilherme
Miller usava desculpas para não pregar suas descobertas a respeito do santuário
celestial e da volta de Jesus. Ele dizia não estar suficientemente seguro de
suas interpretações, de não sentir-se em condições de falar em público, mas a
leitura de Ezeq. 33:4, 6, 8 o atormentava sempre, ele tentou através de
cartas, falando sobre as profecias, dividir a sua responsabilidade de pregar.
Ele fez um acordo com Deus. Qual foi o pacto que Miller fez com Deus para
iniciar a pregação profética? “Se eu receber um convite para falar em público
em qualquer lugar, irei, e falarei tudo o que eu tenho encontrado na Bíblia
acerca da vinda do Senhor”. Ele foi usado por Deus.
Ellen White também não aceitou
facilmente a tarefa de ser uma profetiza. Antes de Deus a chamar Ele chamou Hazen Foss que recebeu uma visão muito semelhante à 1ª visão
dada à Ellen Harmon posteriormente. Sabendo que encontraria oposição se
relatasse as visões e advertências como foi instruído, Foss recusou aceitar a
comissão. Logo ele sentiu que tinha agravado o Espírito Santo, e procurou
reunir um grupo para ouvir a visão, só que não conseguiu se lembrar dela.
Semanas mais tarde Foss teve a oportunidade de ouvir Ellen Harmon, cuja irmã
mais velha havia se casado com seu irmão, relatar o que ela tinha visto. Foss
advertiu a Ellen a não recusar o chamado de Deus. Mais tarde ele demonstrou não
ter nenhum interesse em matéria de religião. Willian Foy também recebeu incumbência
semelhante a Hazem Foss, mas também recusou.
O estudo de hoje faz-me lembrar do profeta Samuel que foi
fiel e obediente às orientações do Senhor. Ele estava sempre disponível e sem
apresentar desculpas ao Senhor. Veja
este texto: “Por isso Eli disse a
Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor,
porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar. Então veio
o Senhor, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse
Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.” I Samuel 3:9,10
Como você faz a diferença
entre recusar o chamado de Deus e ser humilde em reconhecer as suas
deficiências pessoais e ou espirituais? Que respostas têm dado a Deus quando é
convidado a participar ativamente na obra de Cristo?
QUINTA-FEIRA (1º de outubro) A VARA DE AMENDOEIRA - Amendoeira,
na sua origem hebraica, shoked, significa: "vigilante". Ela levou
esse nome porque é a primeira planta a florescer na primavera. É como se ela
ficasse vigiando o fim do inverno e o início da primavera, e quando ocorre o
equinócio da primavera, no hemisfério norte, a amendoeira é a primeira a brotar!
Daí seu nome de vigilante. Interessante não é? Deus deu uma visão para Jeremias
sobre essa planta. Veja o texto:
"Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E
eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o Senhor: Viste bem; porque
eu velo sobre a minha palavra para a cumprir". Jeremias 1:11 e 12.
Deus estava como que dizendo à Jeremias: “Eu sou como a amendoeira
que vigia a primavera. Eu estou vigiando para que as minhas palavras se
cumpram. E, tu Jeremias, deves também ser vigilante como a amendoeira o
é." A vara da amendoeira possuía um forte simbolismo para o povo de Israel
e para o próprio Deus. Jeremias devia ter pelo menos três lembranças ao ver
aquela vara de amendoeira: A) O
candelabro era adornado por amendoeiras: “Numa haste haverá três copos a
modo de amêndoas, um botão e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra
haste, um botão e uma flor; assim serão as seis hastes que saem do candelabro.”
Êxodo 25:33. Isso faz-nos lembrar da parábola das 10 virgens relatada em Mateus
25 que deviam ficar vigilantes com o azeite nas suas lâmpadas. B) A vara de Arão floresceu e brotou amêndoas:
“Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis
que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e
brotara renovos e dera amêndoas.” Números 17:8. C) A exortação final de Eclesiastes usa o florescer da amendoeira como
exemplo: “Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no
caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o
apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão
rodeando pela praça.” Eclesiastes 12:5
A visão que Jeremias teve da vara
da amendoeira traz dois significados principais: a) Deus vigia para que a Sua
Palavra se cumpra. b) Os filhos de Deus também devem ser vigilantes em receber
e anunciar a Palavra de Deus. Quando Deus deu à Jeremias a visão da vara de
amendoeira, Ele alertava para a vigilância, pois a Palavra de Deus iria se
cumprir, quer Jeremias quisesse ou não. Não que Deus fosse vingativo ou mau;
mas porque Ele já sabia dos pecados que Judá cometia. Jeremias jamais poderia
se intimidar por se achar incapaz de pregar a Palavra profética. Deus estava
preparando o profeta para aceitar a incumbência da pregação, e ele devia
anunciar o que Deus havia solicitado. Em Jeremias 1:5 o profeta disse que não
podia aceitar porque ainda era uma criança para ser profeta, e Deus o animou
com a visão da vara da amendoeira. Jeremias tinha a missão de profetizar. Mas devia
vigiar como Deus o fazia em relação as profecias, sobre a punição com o
cativeiro babilônico e sua libertação depois dos 70 anos. Ver o cumprimento da profecia
dos 70 anos de cativeiro em Jeremias 25:11 e 29:10
O filho de Deus destes últimos dias também deve ser
vigilante, não somente porque Jesus vai voltar em breve mas também em anunciar as boas
novas do reino de Deus, pois sabemos que a Palavra de Deus irá se cumprir, quer
o mundo queira ou não. E já está em pleno cumprimento! Precisamos anunciar o
evangelho de Cristo e a Sua volta, para buscar os Seus filhos fiéis.
A vigilância consiste em viver e pregar as doutrinas
verdadeiras. O povo de Deus, nestes últimos dias, foi chamado para anunciar as
verdades bíblias ao mundo. Assim como Jeremias foi chamado para anunciar os
pecados do povo de Deus no passado, a igreja de Cristo é convidada para
anunciar os pecados do povo e a pureza das doutrinas de Cristo.
Você já se desenvencilhou dos pecados do passado e está vigilante como a vara de amendoeira?
SEXTA-FEIRA (2 de outubro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 1: O
CHAMADO PROFÉTICO DE JEREMIAS - Jeremias da família sacerdotal por nascimento, ver Jer.
1:5 e foi chamado para o ministério profético ainda jovem, ver Jer. 1:6-10. A
mensagem que teve de transmitir era tão severa que custou amargura ao seu coração
patriótico e compassivo. Ver Lamentações 1:15-18. O ministério de Jeremias não
foi aceito nem pela própria família, ver Jer. 12:6, o povo de Jerusalém
conspirou contra Jeremias, ver Jer. 18:18; 20:1-3 e 38:8,9 e o lançou na prisão diversas vezes,
ver Jer. 37:11-15.
Jeremias recebeu uma missão difícil; ele tinha como objetivo
denunciar a idolatria, ver Jer. 2:13, 23-25 e as injustiças de sua época. Ver
Jer. 22:13-17. Em suas queixas, contra a impiedade de Judá, anunciou a eminente
destruição do reino de Judá. Jeremias, sem cessar, advertiu Jerusalém para que
se rendesse ao rei de Babilônia porque esta era a sentença do Senhor. Ver Jer. 21:8,9,
mas o povo o acusou de ser contra a pátria. Ver Jer. 37:13,14. Até o rei
Nabucodonosor procurou recompensar o profeta pensando que Jeremias fosse
favorável ao cativeiro, ver Jer. 39:11,12, mas a mensagem de Jeremias era
contra os caldeus por causa dos crimes hediondos cometidos na destruição do
povo escolhido do Senhor. Os pecados da Babilônia trariam a sua própria
destruição. Ver Jeremias capítulos 50 e 51. Jeremias não poupou mensagens, ele foi
fiel e experimentou a provação daqueles servos do Senhor que cumprem fielmente
a missão de Jesus Cristo. Ver Mat. 5: 11-12 e II Tim. 3.12.
A apostasia do povo era quase que total, e à essa apostasia
Deus chamou de adultério espiritual. Para o profeta, a prostituição de Israel e
Judá tinha duplo sentido. Além de estar cometendo adultério espiritual contra
Deus ao buscar a Baal, o povo também se prostituía nos atos sexuais associados
aos ritos aos cultos de fertilidade dos cananeus.
Que pecados o povo de
Judá praticava contra Deus? 1) Transgressão do sábado: Deus, por repetidas
vezes, enviou profetas para lembrar o povo da necessidade que tinham de
obedecer o mandamento do sábado: “Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a
tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do
Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem
pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras.”
Isaías 58:13. 2) Desprezo às viúvas, órfãos, pobres e estrangeiros: Este também
era um mandamento do Senhor Deus que o povo devia seguir, mas desprezavam esta
parte social da religião. Deus, da mesma forma lembrou-lhes da necessidade de
voltarem a praticar esta parte da fé Israelita:
“Porventura não é este o jejum
que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do
jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Porventura não
é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres
abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?”
Isaías 58:6-7. 3) Retenção dos dízimos e ofertas: “Roubará o homem a Deus?
Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas
ofertas.” Malaquias 3:8. 4) Prostituição, adultério, assassínio e idolatria:
"Vocês pensam que podem roubar e matar, cometer adultério e jurar
falsamente, queimar incenso a Baal e seguir outros deuses que vocês não
conheceram.” Jeremias 7:9.
Jeremias também escreveu o livro de Lamentações e destacamos
esta característica na vida de Jeremias devido às circunstâncias dramáticas que
experimentou. Apesar de ter sofrido injustamente e ser caluniado, ele jamais se
revoltou ou blasfemou contra o Senhor. O livro de Lamentações é uma prova
concreta do sofrimento interior do profeta ao prever a destruição de Jerusalém
e o julgamento divino sobre o povo desobediente. A compaixão de Jeremias é
tocante e inspiradora! Ele sentia uma verdadeira paixão por aquele povo
perdido, e por isso lamentava por não conseguir convencer o povo a buscar o Senhor.
Hoje também há uma necessidade urgente de lamentar os pecados da nossa vida e
abandoná-los. A mornidão espiritual que tem assolado o Cristianismo é muito
triste! Necessitamos chorar por causa dos pecados do mundo. Veja estes textos: “Bem-aventurados os
que choram, porque eles serão consolados.” Mateus 5:4
“Eis que a mão do Senhor não está
encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder
ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os
vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” Isaías
59:1,2
“Em vista do grande dia de Deus,
podemos ver que nossa única segurança se encontrará em afastar-nos de todo
pecado e iniquidade. Os que continuarem no pecado estarão entre os condenados e
os que perecem.” Fé e Obras, 104.
Luís Carlos Fonseca
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