segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Esboço de Sermão: Quando as Nossas Orações São Atendidas

Quando as Nossas Orações São Atendidas

A Bíblia nos recomenda a oração como a forma de nos apoderarmos do poder infinito de Deus. Jesus promete-nos: “O que vocês pedirem em meu nome, eu o farei”. João 14:14.
“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” Filipenses 4:6,7

A Bíblia nos apresenta muitos relatos de orações respondidas positivamente. Quando Moisés orou, o Mar Vermelho se dividiu. Quando Elias orou, fogo desceu dos céus. Quando Daniel orou, um anjo fechou a boca dos leões. Quando Ana orou, nasceu Samuel, etc…

Mas, ainda assim por que algumas orações não foram atendidas. Por quê? De forma geral temos sete princípios que nos ajudarão a orar mais eficientemente. O salmista se regozijou com o ministério dos anjos do Senhor por suas orações terem sido respondidas: “Busquei ao Senhor, e Ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores… O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”. Salmo 34:4, 7

Quando oramos, Deus envia anjos como resposta às nossas orações: “Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão-de herdar a salvação? Hebreus 1:14. Cada cristão tem a companhia de um anjo da guarda. Veja este texto: “Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus.” Mateus 18:10

Eis os passos para as nossas orações serem atendidas:

1) Devemos manter a ligação com Jesus: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” João 15:7. Quando damos prioridade ao nosso relacionamento com Deus e nos mantemos sempre em contato com Ele, estaremos ouvindo e buscando respostas para as nossas orações que, de outra maneira, passariam despercebidas.

2) Devemos confiar em Deus: “E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.” Mateus 21:22. Crer ou ter fé significa que estamos realmente esperando que nosso Pai celestial supra as nossas necessidades. Se você está preocupado por falta de fé, lembre-se de que nosso Salvador fez um milagre em favor de um homem que clamava em desespero pelo filho endemoninhado: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!” Marcos 9:24

3) Devemos ser humildes à vontade de Deus: “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.” I João 5:14. Lembre-se que Deus deseja nos ensinar algo na oração, além de nos conceder coisas. Por isso, algumas vezes Ele diz: “Não”; algumas vezes Ele nos conduz noutra direção. A oração é uma maneira de conseguirmos mais e mais intimidade com a vontade de Deus. Precisamos estar sensíveis às respostas de Deus e aprender delas. Manter um registro de pedidos específicos e as respostas recebidas é de grande utilidade. O Espírito Santo ajudará você a pedir corretamente, pois “o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus” Romanos 8:27. Lembremo-nos que nossa vontade sempre seria igual a vontade de Deus se pudéssemos ver o que Ele vê. Como não conseguimos ver com os olhos de Deus, precisamos ser humildes e aceitar a Sua vontade

4) Devemos aguardar pacientemente em Deus: “Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro”. Salmo 40:1. O ponto principal aqui é manter nossa mente em Deus, manter o foco na solução que Ele dá. Não devemos pedir ajuda de Deus num momento, e no momento seguinte tentar afogar nossas mágoas buscando algum tipo de prazer ou pecados. Espere pacientemente pelo Senhor; precisamos muito dessa disciplina em nossa vida.

5) Devemos abandonar os pecados conhecidos: “Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá.” Salmos 66:18. Pecados conhecidos e acariciados impedem a atuação do poder de Deus em nossa vida; isso nos separa de Deus: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” Isaías 59:1,2. Não podemos agarrar o pecado com uma mão e buscar a ajuda divina com a outra. Uma confissão e arrependimento sinceros solucionam esse problema. Se não estivermos dispostos a permitir que Deus nos liberte dos pensamentos, palavras e atos maus, nossas orações não serão eficientes. Deus diz: “Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres”. Tiago 4:3.Deus não vai responder “sim” às nossas orações egoístas. Mantenhamos os ouvidos abertos à lei de Deus e Sua vontade, e Ele manterá os ouvidos abertos às nossas petições. Veja este texto: “Se alguém se recusa a ouvir a lei, até suas orações são detestáveis”. Provérbios 28:9.

6) Devemos sentir a necessidade de Deus. Deus responde àqueles que pedem por Sua presença e poder em suas vidas: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão fartos”. Mateus 5:6

7) Devemos insistir na oração. Jesus ilustrou a necessidade de perseverar em nossos pedidos através da história de uma viúva insistente que sempre trazia seu pedido diante de um juiz. Finalmente, o juiz disse: “Esta viúva está me aborrecendo; vou fazer-lhe justiça”. Então, Jesus concluiu: “Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar?” Lucas 18:5, 7. Discutamos todas as nossas necessidades, esperanças e sonhos com Deus. Peçamos por alguma bênção em particular e por ajuda nos momentos de necessidades.

Devemos estar preparados para receber a bênção que pedimos. A resposta de Deus vem no Seu “time” e não no nosso tempo. Podemos ser culpados de motim espiritual por não confiar que Deus irá responder no tempo mais oportuno. Podemos ter a certeza de que quando a resposta vier, virá na forma e na hora em que será mais apreciada para a nossa vida espiritual. Se não vale a pena esperar por aquilo que oramos. Deus sempre tem razão e sabe o que faz.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário