sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Uma Igreja Carismática

Uma Igreja Carismática

Deus deseja uma igreja carismática. A Bíblia assim declara, sem deixar dúvidas. Entretanto, antes que você comece a tirar conclusões precipitadas, permita-me explicar melhor. Atualmente, a palavra “carismático” costuma ser associada a experiências extáticas ou emocionais que ocorrem durante a adoração individual ou coletiva a Deus. No entanto, ao analisar o Novo Testamento, percebemos que a palavra (ou conceito) para carismático tem um significado e sentido completamente diferentes. A expressão provém do grego charismata, cuja raíz é charis (graça, favor). Em uma tradução comum, charismata significa “dons da graça”. Contudo, num sentido mais amplo, como define o Novo Testamento (especialmente os escritos paulinos), significa “comissionado para o serviço”, quer seja o serviço individual ou coletivo.


É importante destacar que toda a Trindade está interessada no carismatismo de Sua igreja. Os dons espirituais originam-se no Pai e no Filho (Ef 4:8, 11) e são dados a cada pessoa. Na verdade, o Espí- rito Santo é quem, em última instância, distribui os dons espirituais a cada um como Lhe parece melhor (1Co 12:11). Assim, podemos dizer que é impossível receber dons espirituais sem ter recebido primeiramente o Espírito Santo. Pedro afirmou que antes de receber o Espírito é preciso se arrepender e ser batizado em nome de Jesus para a remissão dos pecados (At 2:38). Diante do Sinédrio, ele mencionou que o Espírito Santo é dado a todos os que obedecem a Deus (At 5:32). O tema da obediência levanta alguns questionamentos. Por exemplo, é possível para o cristão viver transgredindo a lei de Deus e os ensinamentos de Jesus enquanto pretende ter a presença do Espírito Santo e os dons que Ele nos outorga?

O Novo Testamento deixa claro que isso não é possível (1Co 2:13-15; Ef 4:17-30). Portanto, quando transgredimos conscientemente a lei de Deus e violamos persistentemente os ensinos de Jesus, ao mesmo tempo em que alegamos ter os dons espirituais, podemos concluir que esses dons são falsos (1Jo 3:4-9; 4:1-6). Sem dúvida, o motivo mais importante porque Deus Se interessa em ter uma igreja carismática é justamente o propósito subjacente aos charismata que as Escrituras enfatizam repetidamente: a consumação da missão confiada à igreja. Essa missão inclui apresentar o evangelho em novas áreas (At 1:8), proclamar a Cristo com ousadia (4:31), realizar sinais e maravilhas para a gló ria de Deus (2:43; 5:12-16), fortalecer o companheirismo e o espírito de comunidade (2:44-47; 4:32-37), combater o erro com a verdade (6:10) e difundir os benefícios dos diversos dons para a edificação dos santos (Ef 4:12; Rm 1:11; 12:6-8; 1Pe 4:10, 11).

Nesse sentido, é de fundamental importância o programa de reavivamento e reforma que a Igreja Adventista vem promovendo há alguns anos. A presença do Espírito Santo é necessária na vida de cada crente para que os charismata possam se manifestar em sua plenitude. “A promessa do Espírito não é apreciada devidamente. Seu cumprimento não é realizado como poderia ser. A ausência do Espírito é que torna tão impotente o ministério evangélico. Pode-se possuir cultura, talento, eloquência ou qualquer dote natural ou adquirido; mas sem a presença do Espírito de Deus não se tocará nenhum coração, nem se ganhará pecador algum para Cristo. De outro lado, se estão ligados com Cristo, e se possuem os dons do Espírito, os mais pobres e ignorantes de Seus discípulos terão um poder que falará aos corações. Deus faz deles condutos para a difusão das mais elevadas influências no universo” (Parábolas de Jesus, p. 328). Se é assim, eu também quero uma igreja carismática. E você?

Autor: Walter Steger - Editor associado da revista Ministério, edição em espanhol

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário