sábado, 21 de maio de 2011

Esboço de sermão - Shalom

 Marcos 5:21-34
Introdução
1.      
Marcos 5:34: “E Ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.”


2.    Hoje vamos fazer algumas considerações sobre a palavra hebraica: shalom. Se alguém cumprimenta outra pessoa em hebraico, diz “Shalom!” Quando se despedem não dizem: “Até logo!” Isso é costume ocidental. Simplesmente, elas dizem: “Shalom!” (paz). Essa é a palavra usada por Jesus em Marcos 5.

I.       Aplicação de Marcos 5:21-24
1.    Jesus estava em Cafarnaum, na costa oeste do lago da Galiléia. Ele atravessou para o lado sudeste, onde estava a região dos gentios da Galiléia e curou um endemoninhado. Quando os moradores Lhe imploraram para que saísse da cidade, Ele voltou para Cafarnaum. Ali, encontrou um pai perturbado, mas antes que pudesse resolver o problema de Jairo, uma mulher necessitada procurava tocá-Lo.


Verso 25 – Pense nesta mulher no contexto do primeiro século do judaísmo. As leis religiosas tinham sérios regulamentos a respeito de hemorragia (ver Levítico 15). As leis sobre sangramento não tornavam somente impuras as mulheres nessa condição, mas todos e tudo o que ela tocasse. O resultado trazia embaraço, isolamento e estigma religioso.

Antes de considerarmos que isso era desagradável, lembremos que nos tempos bíblicos as pessoas não tinham os remédios nem o conhecimento médico que existem hoje. E, junto a tudo isso, ainda havia a fraqueza física. Os médicos afirmam que, se você perde mais sangue do que é capaz de produzir, você se torna anêmico. Essa mulher estava cansada fatigada e exausta.

Verso 26 – O Talmude (comentário da Bíblia usado pelos judeus) faz onze sugestões de curas específicas para a hemorragia. Uma delas dizia que a pessoa deveria sentar-se em um cruzamento com uma taça de vinho, esperando que alguém se aproximasse por trás para lhe dar um susto. Essa mulher havia tentado todos os tratamentos e gastado com os médicos tudo que tinha. Além disso, tratavam o assunto com desdém, o que causava mais infelicidade à pessoa enferma.

Verso 27-28 – Tocar em Cristo foi incrível ato de coragem. De acordo com a lei, quem a mulher tocasse se tornaria impuro. Mesmo assim, ela estendeu a mão para tocar o Senhor, para encostar em Seu manto. “Se eu puder tocá-Lo”, ela dizia para si mesma, “Sei que serei curada”.

Verso 29 – Dois milagres ocorreram então: (1) sua hemorragia estancou; (2) sua força voltou instantaneamente.

Verso 30 – Quando você alcança uma pessoa através de suas necessidades, existe um custo, uma força espiritual é liberada de você. Nenhum cansaço existe quando se prega a Palavra de Deus ou se ajuda alguém.

Verso 31-34 – Em vez de se irritar, Jesus olhou para essa pobre mulher como um pai olha para a filha. E disse: “Filha, tua fé te salvou. Vai-te em paz (shalom).” Shalom é a palavra que desejo analisar com você. Ela pressupõe plenitude de corpo e alma. Isso implica em ter uma vida de harmonia com os outros, em ter as bênçãos de Deus de forma completa e integral.

Fundamentados em Números 6:22-27, os rabinos acreditavam que oferecer paz era o clímax das bênçãos de Deus. Ali estava uma mulher isolada de sua família, amigos e comunidade religiosa. Jesus olhou para ela com paternal compaixão e disse: “Filha, vá em paz. Quando você voltar para casa, volte em paz. Quando comer com sua família, coma em shalom. Quando for conversar, converse em shalom. Quando abraçar, abrace em shalom. Vá em shalom.” Ele estava concedendo a ela todas as mais ricas bênçãos de Deus (ver Is. 55:10-12).

Quando Jesus diz para você e para mim: “Vá em paz”, Ele está dizendo: “Volte em harmonia para sua família.
Reconhecer que uma vez você está imundo, e agora está limpo, o coloca literalmente sob todas as bênçãos de Deus. Alegre-se! Celebre! Vá em paz!”

Conclusão
1.    Onde esse shalom está disponível? Isaías 9:6 diz: “E Seu nome será chamado...”
a)    Maravilhoso Conselheiro – Essa mulher tinha pedido conselhos aos rabis e médicos, sem proveito, mas Jesus tinha justamente as palavras e o poder de que ela precisava. Talvez você tenha gasto muito dinheiro para receber ajuda e conselhos em vez de ouvir o Senhor e Sua Palavra.

b)    Deus poderoso – Somente Deus podia fazer por ela o que Jesus fez.

c)    Pai Eterno – Jesus lhe disse: “Filha...”. Ele é para nós um misericordioso “Pai”.
d)    Príncipe da paz – Onde encontraremos shalom? Somente em Cristo, o maravilhoso Conselheiro, o Deus poderoso, Pai Eterno e Príncipe da Paz.

2.    Venha e Jesus hoje, e O Ouça dizer: “Filho, filha – Vá em shalom!”


 Revista do Ancião - Julho à Setembro de 2008 -  Oferecimento do Dpto de comunicações da UCB.

Luís Carlos Fonseca

















Sem comentários:

Enviar um comentário