sexta-feira, 27 de maio de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 – AS NOVAS VESTES DO FILHO PRÓDIGO


VERSO ÁUREO:  “Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.” Lucas 15:32.

OBJETIVOS DESTA LIÇÃO: Analisar a reação do pai, tanto na partida como no regresso do filho pródigo, em relação com a reação do irmão mais velho. Perceber o grande amor do pai ao receber o filho de volta comparado ao nosso Deus que nos recebe quando arrependidos. Amar a nós mesmos e ao próximo com o amor de e perdão que Deus nos concede.

INTRODUÇÃO: A lição traz uma história interessante: certo pregador converteu uma prostituta à Jesus. Devido a um delito cometida pela mulher, o missionário insistia, cada dia, para que ela voltasse aos Estados Unidos a fim de cumprir uma pena, na prisão, pelo crime cometido. A mulher queria só seguir a Jesus; e, se entregar à prisão, jamais. A história termina, de forma inseperada. O missionário suicidou-se, tendo sido encontrado o seu cadáver em uma praia. O que aconteceu? Por dedicar muito da sua energia e tempo à esta mulher, ele acabou por cometer adultério contra ela, e incapaz de perdoar-se, preferiu, matar-se. Tanto este homem como a mulher da história, precisavam de compreender o perdão e o amor de Deus, como retatados nesta parábola. Quando Deus perdoa, Ele esquece o passado e não nos pune. Que Deus maravilhos temos!

DOMINGO – OS MESMOS PAIS, A MESMA COMIDA – “E disse: Um certo homem tinha dois filhos. E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.” Lucas 15: 11 e 12
A lição de hoje dá ênfase as escolhas espirituais e religiosas que os filhos fazem, mesmo tendo recebido a mesma educação. Alguns pais perguntam: como pode dois filhos tendo recebido a mesma educação, um dar para o torto, e o outro seguir a Deus? Temos os exemplos de Caim e Abel relatados em Gênesis 4:1-8. Abel seguiu os caminhos do Senhor, enquanto que Caim escolheu seguir os caminhos da sua própria consciência. 


Este é um fenômeno estranho que se repete em boas famílias cristãs. Filhos ensinados da mesma maneira, recebendo o  amor dos pais da mesma maneira, seguem direções contrárias.

Angelo Repeto coloca em seu blog o resultado de vários autores em  uma pesquisa interessante sobre a apostasia dos adolescentes e jovens dentro da igreja Adventista. Um dos pontos que ele coloca é que; apenas 23,21% fazem orações particulares, 39,13% estudam a lição da Escola e Sabatina e 60,0% tem medo da volta de Jesus. Entre outras coisas é mencionado que, a era da informatização tem contribuído para a formação das crianças e jovens, o que tem contrubuído grandemente para a sua apostasia.  Aconselho a lerem a ligação abaixo para compreenderem melhor este ponto: http://megaphoneadv.blogspot.com/2011/01/estudo-da-apatia-espiritual-dos.html

Outro ponto que a lição traz é a forma com o pai reagiu ao pedido do filho. Qual foi essa forma?  “E ele repartiu por eles a fazenda.” Lucas 15: 12.

Deus não é um tirano que exige obediência forçada. Ele convida, e deixa a pessoa escolher: “Vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.” Isaías 55:1. Ver também Mateus 11:28-30 e Apoc. 3:20. O pai da parábola deixou o filho mais novo seguir o seu caminho. É claro que foi com muita dor e sofrimento!

Qual deve ser a  responsabilidade dos pais? “Pais e mães que põem a Deus em primeiro lugar na família e ensinam os filhos a considerar o temor do Senhor como o princípio da sabedoria, glorificam a Deus diante dos anjos e dos homens, oferecendo ao mundo o espetáculo de uma família bem dirigida e bem educada - uma família que ama e obedece a Deus e contra Ele não se rebela. Cristo não será um estranho numa família assim; Seu nome ser-lhes-á familiar e O reverenciarão e glorificarão. Os anjos se deleitam numa família em que Deus reina soberano e os filhos são ensinados a honrar a religião, a Bíblia e o Criador. Essa família tem direito à promessa: "Aos que Me honram honrarei." I Sam. 2:30. Quando de uma casa assim o chefe sai a cumprir os seus deveres cotidianos, será sempre com espírito manso e submisso, adquirido pela sua comunhão com Deus. “Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 134.

“Ensinai vossos filhos a amar a verdade porque é verdade, e porque devem ser santificados pela verdade e capacitados a estar em pé na solene revista que breve determinará se estão qualificados para obra mais elevada e para tornarem-se membros da família real, filhos do Rei celestial.” Signs of the Times, 10 de setembro de 1894.

“Os pais devem estudar a maneira melhor e mais bem-sucedida de ganhar o amor e a confiança dos filhos, a fim de poderem guiá-los no caminho direito. Devem eles refletir o sol do amor na família.” Review and Herald, 30 de agosto de 1881.

SEGUNDA FEIRA – ABRINDO AS ASAS – Este título sugere voo. Todos os pais desejam ver seus filhos voarem para a vida. Desejamos que nossos filhos dêem-se bem na vida. Que tenham um bom emprego; que gozem de uma boa saúde, que desfrutem de boas amizades;  que casem, tenham filhos e sejam felizes. No caso desta parábola, o destino do filho rebelde era incerto e duvidoso. Mas, o pai pressentia que coisa boa não viria. Mas, o moço estava mais do que feliz. Muitos jovens, mesmo tendo sido criados na educação cristã, ficam fascinados com as luzes do mundo. Eu imagino que esse moço, dentro da imaginação de Jesus, era um adolescente. A adolescência  é um período muito difícil, pois implica em uma mistura de sentimentos e sensações dentro de si que se torna quase impossível de controlar. Esta é a idade que a pessoa não é mais criança e ainda não é adulto. É a época mais difícil, e muito pais entram em parafuso quanto tem que tratar com alguns dos seus filhos nesta idade. E muitos filhos fogem de casa e se metem em muitas encrencas, só para não ter que aguentar os pais. Os pais cristãos necessitam ter muita paciência neste período da vida dos seus filhos. Alguns pais tem dificuldades quando chega a adolescência porque não fizeram o dever de casa direito na infãncia dos filhos.

Qual é a melhor estratégia para nossos filhos voarem de forma segura?

"Falta tempo", diz o pai; "não tenho tempo de dedicar-me à instrução de meus filhos; não tenho tempo de dedicar-me a prazeres sociais domésticos." Então não devíeis ter tomado sobre vós a responsabilidade de uma família. Privando-os do tempo que lhes pertence por direito, estais lhes roubando a educação que deviam receber de vossas mãos. Se tendes
filhos, tendes uma obra a fazer, em união com a mãe, na formação do caráter deles. Fundamentos da Educação Cristã, págs. 65 e 66.

Dar a melhor educação aos nosso filhos não é garantia de que eles irão permanecer na igreja, mas podemos ter certeza que a maior probabilidade é que permanecam em Jesus.

Na parábola do filho pródigo, o filho perdeu-se por teimosia. Qual é a ilustração para nós? Temos a tendência de querer experimentar as coisas deste mundo, concentrando nossas atenções e energia nas coisas materiais, desprezando as espirituais. Devemos lembrar que para caca decisão há um resultado. São as consequências.

Qual é a reação de quem escolhe viver em pecados? É de ser igual aos seus. Notem que o jovem pródigo, depois que se meteu em sarrilhos, foi buscar ajuda de um senhor daquelas terras; e não voltou de imediato para o seu pai. O pecado nos separa de Deus e das pessoas que O seguem. Ver Isaías 59:2. Aquele cidadão explorava-o aproveitando da sua situação de servo e estrangeiro. É isso que o diabo faz com o filho de Deus. Primeiro ele mostra uma bela moça ou rapaz prometendo lindos momentos e sensações de intenso prazer; mas, depois vem uma gravidez indesejada ou uma doença. Ele mostra muito dinheiro, mesmo que para isso o filho de Deus tenha que sacrificar os seus princípios, mas depois cobra caro com a sua apostasia e consciência culpada. Ler esta parte da história do filho pródigo em Lucas 15:13-19.

TERÇA-FEIRA – PODES VOLTAR OUTRA VEZ PARA CASA - O filho pródigo, antes de voltar para a casa, precisou passar por muitas  necessidades. A Biblia menciona que ele “caiu em si” esta é outra forma de dizer que ele bateu no fundo do poço. Ele chegou ao ponto emocional “zero”. Voltar é muito difícil.

Conheci um rapaz que esteve na igreja; e, devido a alguns problemas e suas escolhas, ele se afastou de Jesus. Depois de alguns anos longe de Deus ele resolveu voltar, pois sentia saudades da igreja. Foi quando ele descobriu o quão longe estava, e não conseguia voltar. O que ele fez? Ele saiu de igreja em igreja daquela Associação pedindo oração em seu favor para poder retornar. E graças a Deus ele foi rebatizado. Foi o Espírito Santo que trabalhou em seu coração. Retornar é uma terefa muito difícil, pois o pecado prende a pessoa como a um laço. Graças a Deus que este rapaz voltou!

Adão e Eva após o pecado, fugiram da presença de Deus. Mas Deus foi à procura deles e perguntou: “Onde estão?” Deus sempre toma a iniciativa e vai a procura dos Seus filhos. A parábola em estudo é muito linda para representar os passos que alguém que se afastam de Deus devem dar para o retorno:

Primeiro o moço reconheceu a sua situação. Qual é a nossa situação espiritual?

“Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.” Isaias 1:5 e 6. Preste atenção que em todoas as curas e milagres que encontramos na Bíblia houve um estado humilde por parte das pessoas beneficiadas.

Em segundo lugar o moço admitiu que havia cometido um erro. A isto a bíblia chama de arrependimento. Necessitamos arrependermos dos nosso pecados para sermos motivados a buscarmos a solução.  “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2.38.

Por último o jovem foi ao encontro do pai. De imediato ele passou à ação. Ficar pensando no passado e nos erros não era suficiente, Ele devia agir. O que fez o moço?  “Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.” Lucas 15: 18 e 19.

Como temos tratado com as pessoas que se afastaram de Deus? Que esforços temos envidado para sermos instrumentos nas mãos de Espírito Santo nessa missão? Que cuidados temos tomado para não nos afastarmos de Deus?

QUARTA-FEIRA – O MELHOR FATO/TERNO – Que figura de linguagem linda! O melhor terno para vestir o filho que havia retornado. Que Deus maravilhoso temos!

Essa parábola deveria chamar-se “O pai que Ama”. O pai não esperou passivamente,  o filho chegar. Ele saiu de onde estava e foi ao encontro do filho. Os gestos do pai da parábola representa a forma como Deus nos recebe após o nosso arrependimento e confissão dos pecados. Ele não espera que percorramos todo o caminho do retorno, Ele sai e vai ao nosso encontro. Deus coloca alguns amigos, familiares, pastores e irmãos da igreja para buscar-nos. O Espírito Santo desempenha a parte de atuar na nossa consciência para trilharmos os caminhos do Senhor Deus.
Em relação aos filhos que erram, onde está a grande diferença entre Deus e alguns pais de sangue? Quando Deus nos recebe de volta, o nosso cadastro fica imediatamente limpo. A pena não fica suspensa para ser aplicada depois. A reabilitação é total e imediata. Deus restaura-nos imediatamente ao nosso lugar de filhos, com direito à herança. Com Deus não há culpas e Ele nunca nos lança em rosto os nossos pecados passados. Com Deus não tem “Eu bem te dizia”. Veja este verso:  “Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.” Hebreu 8:12.

Qual foi a atitude do pai logo que o filho pisou em sua casa?
“Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos. Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.” Lucas 15:22-24.

O moço teve sua posição totalmente restituída. É assim que Deus faz. O Seu perdão e aceitação são plenos. As vestimentas novas que lhe foram colocadas representam a justiça de Cristo. Tudo o que ele precisava foi-lhe providenciado pelo pai. O filho havia se arrependido. Confessado e voltado para casa, e o pai se encarregou do resto. Este é o verdadeiro símbolo da salvação.

“Cristo está desejoso de tirar-nos as vestes manchadas e poluídas pelo pecado, e vestir-nos a túnica branca da justiça, Ele deseja que vivamos e não que morramos.” Caminho à Cristo, 56

Como temos tratado as pessoas que erram e depois voltam para Deus? Essa parábola ensina-nos que, nem todos ficam felizes quando alguém  volta para a igreja. Esses representam o filho mais velho. Jamais devemos lembrar as pessoas do seu passado,  atirando na cara os seus pecados.

QUINTA-FEIRA – O MANTO DO PRÓPRIO PAI –  O que o seguinte texto revela sobre o amor de Deus?

“O pai não permite que olhos desdenhosos vejam a miséria e as vestes esfarrapadas do filho. Toma de seus próprios ombros o manto amplo e valioso, e lança-o em volta do corpo combalido do filho, e o jovem soluça seu arrependimento, dizendo: "Pai, pequei contra o Céu e perante ti e já não sou digno de ser chamado teu filho." Luc. 15:21. O pai toma-o consigo e leva-o para casa. Não lhe é dada a oportunidade de pedir a posição do trabalhador. É um filho que deve ser honrado com o melhor que a casa pode oferecer, e ser servido e respeitado pelos criados e criadas. O pai diz aos servos: "Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés, e trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos e alegremo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado. E começaram a alegrar-se." Luc. 15:22-24.” Parábolas de Jesus, 203 e 204

Que significado conseguimos encontrar no seguinte texto?  “Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.” Lucas 15:24.

Vamos ler este outro texto e saberemos a relação espiritual maravilhosa:

“Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” Rom. 6:2
“Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências. Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.” Rom. 6.11-14

CONCLUSÃO: O pai deu ao filho liberdade de escolher abandonar o lar, mas manteve uma vigília constante à espera do seu regresso. O pai lavou o filho e o cobriu com o seu rico manto e alegrou-se com ele, como se fosse um filho morto e que agora estava vivo. Qual é a nossa resposta à Deus por Seu grande amor para conosco?

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário