terça-feira, 31 de maio de 2011

ESTUDO BÍBLICO Nº 13 – SÁBADO – O DIA DE DESCANSO DADO POR DEUS.


Alguns dizem: “Deus não exige um dia específico para se guardar; todos os dias são de Deus, e para Deus basta observar qualquer dia de culto que Ele aceita.” Deus aceita culto todos os dias, é verdade; mas Ele pediu que o sábado, e não outro dia, fosse separado e santificado unicamente para fins religiosos e espirituais. Aqui entra uma questão de obediência e não de conveniência. Se você vai à uma loja comprar uma calça, e pede o seu número e cor preferida; qual será a sua reação se o vendedor apresentar uma calça com um número e cor diferentes daquela que você solicitou, e ainda de quebra lhe disser:  “é a mesma coisa”?

O sábado é o memorial da criação. Deus criou-o para que o homem  pudesse recordar Deus como o Criador de todas as coisas. Mesmo antes dos dez mandamentos terem sido dados por Deus no monte Sinai, os filhos de Deus já tinham recebido de forma verbal, e tinham prazer em obedecer. Mas, como o povo de Deus estava  esquecendo a Sua lei, Ele resolveu escrevê-la em tábuas de pedra, como já vimos no estudo Nº 11.

Neste estudo vamos analisar  que o sábado é um mandamento para ser guardado, como os outros nove, em todas as gerações e por todos os povos. O sábado não foi criado para o povo judeu apenas, como algumas confissões religiosas pretendem ensinar. Se assim fosse, Deus não o teria instituído na criação; pois o povo judeu surgiu com os descendentes de  Abraão, em torno de 2000 anos depois da criação. E o sábado continuou a ser guardado pelos cristãos, mesmo depois do povo judeu deixar de existir, como povo escolhido por Deus e após a  Diáspora.

1) Quem instituiu o sábado e quando foi criado?



“Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.” Gênesis 2:1 e 2

2) Depois de descansar no sétimo dia, o que fez Deus?

“E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” Gênesis 2:3

3) Conforme a lei de Deus, qual é o dia de descanso?

“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.” Êxodo 20:8:11

4) O sábado foi dado para benefício de quem? O sábado é um presente de Deus para nós. É um dia de alegria espiritual e de libertação do stress. Se é um presente do Criador, precisamos guarda-lo muito bem. Ninguém, em são juízo, despreza uma prenda de um amigo ou da pessoa amada. O sábado não foi feito para os judeus somente. Os judeus herdaram seu nome de Judá, um dos doze filhos de Jacó, de quem são descendentes. O sábado foi criado mais de 2000 anos antes de haver um único judeu. Assim como o casamento, o sábado foi dado na criação para todos os povos, e em todas as épocas.

 “E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” Marcos 2:27.

5) Que dia respeitou  o nosso Senhor Jesus?

“E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.” Lucas 4:16.

6) Por que Jesus respeitou o dia de Sábado?
PORQUE ELE MESMO O CRIOU – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” João 1:1-3.

PORQUE O SÁBADO FAZ PARTE DOS MANDAMENTOS –  “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” João 15:10. Ser cristão de verdade significa fazer tudo o que Cristo fazia, inclusive guardar o dia que Ele guardava.

7) Quais eram as atividades de Jesus no sábado? Exercia o Seu ministério de ensino e cura, além de ir à sinagoga.

“E os escribas e fariseus observavam-no, se o curaria no sábado, para acharem de que o acusar. Mas ele bem conhecia os seus pensamentos; e disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te, e fica em pé no meio. E, levantando-se ele, ficou em pé. Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar?” Lucas 6:7-9. Jesus teve que tratar com uma classe de judeus fanáticos, que eram os  escribas fariseus. Na mente destes homens, Jesus não podia exercer o ministério no sábado. Note que Jesus não disse que devia trabalhar, mas sim fazer o bem no sábado, mas em qualquer outro dia da semana.


“E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” João 5:16 e 17. Com certeza Jesus não estava falando do seu trabalho secular, de carpinteiro que era. O trabalho de Jesus era redentivo e de salvação da alma e do corpo. E o trabalho de Deus sempre foi o de manter o universo. Imagine se Deus tirasse o oxigênio do planeta por 5 minutos! Imagine se Deus resolvesse não perdoar os pecados de 1000 pessoas em cada sábado!

8) Que dia guardavam as santas mulheres?

“E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.” Lucas 23:56. Contrário do que muitos dizem, os mandamentos continuaram vigentes no Novo Testamento, inclusive o 4º mandamento que requer a observância do santo sábado. Se assim não fosse, este verso e tantos outros deviam ser riscados do Novo Testamento.

9) Após a ressurreição de Jesus, o sábado continuou vigente. Que dia respeitavam os santos apóstolos?

“E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras.” Atos 17:2

“E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.” Atos 18:4.

“E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se; e, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai.” Atos 17:14 e 15. Adoravam no sábado.

“E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas.” Atos 13: 42. Veja que os gentios sabiam que o costume dos apóstolos era adorar a Deus no sábado.

“E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.” Atos 16:13. Paulo e seus companheiros adoravam no sábado

“E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado” Mateus 24:20. Estas palavras de  Jesus previam a destruição de Jerusalém que aconteceu na primavera do ano 70 d.C . O povo fiel de Deus deixou Jerusalém 3 anos antes. Veja o cuidado de Jesus para com o sábado mesmo depois da Sua ressurreição.

10) Que dia será guardado no céu? Isaías é um profeta Messiânico. Que visão do futuro celestial teve ele?
“Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.” Isaias 66.23 e 24

11) Diante do estudo apresentado que dia devemos guardar?

DEVEMOS GUARDAR O DIA DO SENHOR – “Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta.” Apoc. 1:10

“Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.” Marcos 2:28

“Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras” Isaías 58:13. O dia do juízo também é apresentado como sendo o dia do Senhor. Mas veja que é no sentido de colocar fim aos pecados e pecadores.

“Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens....E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” Atos 5:29 e 32. 
Que Deus nos ajude a também obedecermos o 4º mandamento da Sua lei.


Luís Carlos Fonseca


http://www.youtube.com/watch?v=nWQPqrsuD0E


Sem comentários:

Enviar um comentário