quinta-feira, 5 de maio de 2011

ESTUDO BÍBLICO Nº 4 – FÉ E ORAÇÃO


O que é a oração? Gosto muito da seguinte definição de oração: “A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo. É a chave na mão da fé para abrir o armazém do céu, onde estão entesourados os ilimitados recursos da onipotência.” O Caminho à Cristo, 109 e 111.

O que é a fé? A definição de Hebreus 11:1 e 6 é completa:  “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem... Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”

Deus está disposto a ouvir-nos: “Conserva as tuas necessidades, alegrias, tristezas, cuidados e temores diante de Deus.Tu não O podes sobrecarregar, não O podes fatigar... O Seu coração de amor é tocado pelas nossas tristezas e até pela nossa referência a elas. Nada é grande de mais para Ele suportar , pois Ele sustém os mundos e governa sobre todos os assuntos do universo. Nada do que diz respeito à nossa paz é demasiado pequeno para Ele não notar. Não há capítulos negros na nossa existência que ele não leia; nenhuma calamidade cai sobre o mais pequeno dos Seus filhos, nenhuma ansiedade perturba a alma, nenhuma felicidade, nenhuma oração sincera escapa dos lábios, que o nosso pai celeste não observe, ou não Se interesse imediatamente.” Aos Pés de Cristo, 119.

1) Quais são algumas condições para Deus responder as orações?


a) Pedir com fé(Mateus 21:22). b) Pedir corretamente(Tiago 4:3). c) Pedir de acordo com a vontade de Deus(Lucas 22:41 e 42). d) Ser perseverante(Lucas 18:1). e) Guardar os mandamentos de Deus(I João 3:22). F) Perdoar o próximo(Marcos 11:25).

2) Quais os impedimentos para Deus não responder as orações?
a) Pedir egoísticamente(Tiago 4:3). b)Ter dúvidas ao orar(Tiago 1:6) c) Nutrir pecados na vida(Salmo 66:18). Falta de espírito de perdão(Mateus 6:14-15).

3)Que poder tem a oração sincera?
“Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” Tiago 5:16

4) Em nome de quem devemos orar?
“Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.” João 16:24. Devemos orar a Deus e em nome de Jesus.

5) Deus responde às orações?
“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?” Mateus 7: 7-11

6) Quantas vezes por dia devemos orar?
“De tarde e de manhã e ao meio dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.” Salmo 55:17

7) Em que ocasiões devemos orar?
Em privado: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” Mateus 6:6

Em público - Na igreja ou em outros lugares: Ver I Reis capítulo 8 a oração de Salomão na consagração do templo.

8) Por que assuntos devemos orar?
a) Por diversos pedidos( Tiago 1:5, João 15:7). b)Orar para agradecer(Filip. 4:6). c) Para confessar os pecados(Daniel 6:10, Salmo 32:3-6) d) Pelas necessidades dos outros(Jó 42:10). e)Pelos governantes(I Timóteo 2:1 e 2).

Que Deus nos abençoe.

Luís Carlos Fonseca.

2 comentários:

  1. Gostaria de receber os estudos anteriores de fé e oração em nome do senhor Jesus Cristo

    ResponderEliminar
  2. Começarei o estudo sobre fé e oração pode me enviar algo mãos?

    ResponderEliminar