sexta-feira, 6 de maio de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 – À SOMBRA DAS SUAS ASAS


OBJETIVOS DESTA LIÇÃO:  Descobrir no símbolo das asas de Deus o Seu poder protetor e misericordioso. Sentir a nossa vulnerabilidade e imperfeição e encontrar abrigo à sombra das  asas de Deus. Confessar os nossos pecados, arrepender-nos e procurar a restauração que Deus nos dá através da Sua graça salvadora.

VERSO ÁUREO:  “Porque Tu tens sido o meu auxílio, jubiloso cantarei, refugiado à sombra das Tuas asas.” Salmo 63:7 “Estas três coisas me maravilham; e quatro há que não conheço: O caminho da águia no ar; o caminho da cobra na penha; o caminho do navio no meio do mar; e o caminho do homem com uma virgem.” Prov. 30:18 e 19

Nesta semana vamos meditar com Davi, ao longo dos seus salmos, sobre a forma como Deus nos abriga e perdoa os nossos pecados quando estes são confessados.. A bíblia em vários lugares menciona Deus com Suas asas nos protegendo, e a águia tem sido usada para ilustrar essa força da natureza para mostrar o poder de Deus para nos salvar.

Em todos lugares, para amantes de liberdade, a habilidade da águia para voar silenciosamente aos topos de montanhas e descidas rápidas em vales, faz isto o símbolo de um espírito livre e cheio de poder.
 Em mito  ou em lenda, a águia era o sol deus, era o símbolo de poder espiritual e coragem, destemido como o trovão e o raio. Como o leão é o senhor da terra, assim a águia é no ar suprema, e é um dos símbolos favoritos de líderes, guerreiros, e imperadores.  A águia é o símbolo de velocidade, luz, agilidade, e poder  e representa tudo que seja majestoso e nobre. Os reis e imperadores incluíram a águia por muito tempo em seus brasões. E era tido como o símbolo de força suprema.
Em lenda escandinava, a águia era o pássaro associado com o deus, Odin, e representou sabedoria e luz. Os gregos e persiano consagraram a águia ao sol. Para os egípcios antigos, a águia era o pássaro sagrado conhecido como ‘Ah ', e para os copta como ‘Ahom '.  Para o Druids na Europa, a águia era o símbolo de “A vigilância” a toda poderosa dos reinos mais altos.  Os guerreiros astecas tiraram força do pássaro mais poderoso nos céus, enquanto o imperador vestia-se com suas penas, no México velho, a águia era o deus da vegetação. Na cultura americana nativa, os índios americanos,  a águia é o Thunderbird, Pássaro do trovão e acredita-se que suas penas levam orações para Gerar Sol, a mulher índia, dava ao homem uma pena de águia como um símbolo de segurança, orgulho, e amizade na relação.

DOMINGO: A VERDADE DESCOBERTA  A águia é a rainha das aves. As águias conseguem subir até uma altitude de 3000 metros, mais do que a maioria das outras aves. Equipadas de um bico adunco e garras afiadas como lâminas, está também apetrechada como uma caça de combate. As águias lançam-se das nuvens em direção à água a uma grande velocidade. Não é de admirar que Salomão não conseguisse entender a beleza do voo da águia.


Na lição de hoje vamos ver Davi que esteve nas alturas espirituais como a águia; pois era o rei de Israel, e como rei, caiu ao ponto de se tornar escravo das suas paixões e pecados. Davi esteve vestido com as vestes reais; mas,  porque esqueceu-se de Deus, e devido aos seus pecados, vestiu-se de saco, simbolo da humilhação. As vestes de Davi além de serem reais eram também sacerdotais. Ele era o chefe da teocracia de Israel. Davi teve amargas experiências com o pecado que mancharam aquelas vestes que um dia foram ungidas para o exercício sagrado do seu cargo de rei.

Quais foram os pecados de Davi?

Adultério: “E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa. E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida.” II Sam. 11:2-4

Homicídio:  “Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra. Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes. E, saindo os homens da cidade, e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.” II Samu. 11:15-17

Todos os filhos de Deus são tentados pelo diabo para se desviarem dos caminhos sagrados. Mas, quanto maior for a posição e responsabilidade espiritual da pessoa, tanto maiores serão as tentativas do Diabo para derrubar o fiel filho de Deus. As maiores investidas de Satanás contra Davi se deu quando ele era rei. Ele conseguiu derrotar Golias e colocou o exército inimigo em retirada, mas não foi capaz de controlar os seus impulsos sexuais. O que Golias e a sua lança monstruosa não conseguiram fazer a Davi, uma mulher a tomar banho, observada do terraço do palácio real, conseguiu. Derrubar um gigante com a funda é fácil, quando se vai em nome do Senhor. Vencer a tentação da sensualidade, através de um pequeno olhar é impossível, quando se exclui Deus. Um olhar proibido colocou em movimento acontecimentos terríveis que terminaram em  adultério, assassinato e quase em uma guerra civíl.

Costuma-se dizer que “se com a adversidade faz milhares de vítimas, a prosperidade faz dezenas de milhares.” Tendo em vista este princípio, o que devemos fazer para guardar nossa alma de de pecar?

SEGUNDA-FEIRA – NATÃ DESMASCARA TUDO – Durante um ano inteiro Davi escondeu o seu pecado de quase todas as pessoas, e parecia que o rei ia escapar de sofrer as consequências dos seus pecados. Mas teve um profeta de Deus, chamado Natan que revelou a Davi o seu pecado. Davi tinha o seu coração endurecido pelo pecado, e ele faria de tudo para continuar a esconder os seus pecados. Mas a inspiração que Deus deu à Natan para contar uma parábola à Davi, desmontou as instenções do rei e o sensibilisou.

Qual foi a parábola?  “E o Senhor enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas. Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha. E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele. Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso. E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu. Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul; E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas. Porque, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom. Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol. Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.” II Sam. 12:1-12

Qual foi a consequência imediata do pecado de Davi? A criança concebida em pecado morreu. Com certeza Davi muito sofreu quando presenciou a morte da criança. Quer queiramos ou não, todos sofremos as consequências dos nossos pecados. Mesmo tendo sido perdoados os pecados, as consequências sempre nos acompanham. Uma vida de de comunhão com Deus leva-nos à santidade e evitará muitas tristezas  e consequências indesejadas. Sábios são aqueles que aprendem com os erros de Davi.

Qual foi a atitude de Davi após a revelação pública dos seus pecados e da morte do seu filho? Ele tirou as vestes reais, banhou-se, ungiu-se e vestiu-se com roupas de saco, símbolo da humildade e arrependimento, como vemos no texto: “Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta. Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.” II Sam. 12:19 e 20. 

O gesto de Davi deve motivar-nos a buscar a Deus com humildade em todos os momentos. Quando buscamos a Deus em oração e adoração, devemos fazer com espírito de humidade e contrição. Quando for necessário restabelecer nossa relação com Deus por causa de algum erro cometido, devemos repetir as atitudes simbólicas que Davi desenvolveu. Devemos  pedir para Deus nos lavar do sentimento de culpa, para nos ungir com o Seu Espírito e bênçãos; e arrependidos, Deus  nos vestirá com o manto da Sua justiça.

TERÇA-FEIRA – BEM-AVENTURADO AQUELE CUJO PECADO É COBERTO -  O salmo 32 é uma prova concreta de que Davi se arrependeu dos pecados e os confessou a Deus: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.” Salmo 32:1-5

Davi sofria do sentimento de  culpa. Este sentimento tem tirado boas noites de sono de muitas pessoas,  e muitos medicamentos tem sido usados na tentativa de resolver o problema da insônia. A psicologia diz que o ser humano é dotado de um mecanismo natural para se defender. E uma das defesas da culpa é se auto punir. As consequências da culpa são muitas, isso ocorre porque com a culpa está sempre presente a necessidade, ainda que inconsciente, de auto punição. É certo que a culpa pode ser um sinal de alerta sobre a falta de limite e respeito pelo outro; ou a indicação que é preciso mudar algum padrão de comportamento na própria vida. Caso contrário, poderá continuar machucando a própria pessoa e aqueles que lhes são mais caros.  O mais indicado sempre é responsabilizar-se e não se culpar, pois a culpa faz com que permaneçamos no papel de vítima e esse traz apenas estagnação e não proporciona crescimento. A responsabilização faz com que acreditemos na capacidade que temos de mudar. E todos nós temos essa capacidade. A própria Bíblia menciona que Deus espera essa mudança e crescimento espiritual. Este crescimento em teologia chama-se santificação que deve ser um processo diário.

Como Davi se libertou da culpa? Vemos no texto de hoje que Davi fez aquilo que devia ser feito: Ele não arranjou desculpas para o pecado. Ele não tentou justificar-se. Ele não apontou faltas à lei de Deus  por esta o condenar. Ele assumiu  todo o processo da culpa e não acusou ninguém. E, ele passou a odiar o pecado que o separava de Deus.
O ponto alto deste salmo são os versos 3 a 5: “Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.  Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.”   
Davi depois que confessou os pecados livrou-se do sentimento aviltante da culpa. O culpado tem a impressão que carrega um peso de 100 kilos nas costas. Quando resolvermos deixar esse peso ao pé da cruz, vivemos aliviados: “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.” Hebreu 12:1-2

QUARTA-FEIRA – MAIS ALVO DO QUE A NEVE – O salmo 51, assim como o 32 é um salmo penitencial, escrito depois de Davi ter confessado o seu pecado:  “ Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.” Salmo 51:2-7

Davi  usa a planta  hissopo como exemplo do nível de sujeira causada pelo pecado em sua vida. Embora esta planta seja poderosa para remover sujeiras profundas, somente o sangue de Cristo derramado na cruz pode ser capaz de limpar o ser humano de seus pecados. Somente o sangue inocente e puro de Jesus é capaz de limpar as mais negras manchas causadas pelo pecado. Não importa qual seja o tamanho, profundidade ou largura da ação pecaminosa e sua sujeira, o Filho de Deus pode fazer a nossa vida se tornar  tão clara quanto a neve, tão limpa quanto um cristal polido e tão brilhante quanto o sol ao meio dia.

Quando nos arrependemos genuinamente, e quando decidimos pela fé abandonar o pecado em si, o poder da graça nos é oferecido diariamente para realizar a obra da regeneração. Nada, absolutamente nada pode fazer isto por nós a não ser esta graça maravilhosa. A mesma graça que salva é a mesma que nos conduz aos deveres cristãos. Não podemos subestimar o que o poder de Deus pode fazer na vida dos que verdadeiramente se entregam a Ele em contrição e arrependimento.

Deus não Se limita apenas a limpar o coração do pecador penitente, Ele cria em Seu filho perdoado um novo coração. Se Davi com todas as suas atrocidades pôde ser liberto, limpo e perdoado, isto significa que nós também podemos. No entanto, precisamos dia a dia lutar com Deus e conosco para abandonar o pecado fazendo a entrega do eu a Jesus apenas. E quanto mais perto de Jesus estivermos, mais odiaremos o pecado. 

Pela operação do Espírito Santo, e com firme decisão, podemos ser revigorados e moldados de maneira que, ao invés de sentirmos atraídos pelas fraquezas, podermos sentir repulsa e nojo por ele. Em Tito 3:5 e 6 3 encontramos: “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.” Tito 3:5-7

“O hissopo empregado na aspersão do sangue era símbolo da purificação, assim sendo usado na purificação da lepra e dos que se achavam contaminados pelo contato com cadáveres. Na oração do salmista vê-se também a sua significação: "Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve." Sal. 51:7 Patriarcas e Profetas, p. 277.

QUINTA-FEIRA – NO SANTUÁRIO DAS SUAS ASAS  “Habitarei no teu tabernáculo para sempre; abrigar-me-ei no esconderijo das tuas asas.” Salmo 61:4. 

Algumas águias tem uma envergadura de asas de quase 3 metros, debaixo das quais abrigam os seus filhotes. 

Debaixo das asas de Deus encontram-se bondade, misericórdia e abrigo. Se Davi pudesse, escolher não pecar, com certeza ele o faria, pois ele não imaginava que as consequências dos seus pecados seriam tão terríveis. Davi sofreu na morte de três dos seus filhos e na violação de Tamar praticada por Amnon.  Aqui está uma bela lição para todos nós, pois, como Davi, podemos com muita facilidade passar por experiências semelhantes. Se não buscarmos consagração diária, renúncia do próprio eu e constante alimento espiritual, não tenhamos dúvidas que, mais cedo ou mais tarde cederemos à tentação, e colheremos dos frutos mais amargos que o pecado pode oferecer. No entanto, embora algumas consequências sejam irreversíveis, mesmo assim, sob a bandeira do arrependimento e genuína conversão, Deus nos acolhe poderosamente em Suas asas revelando extremo cuidado e proteção. O cuidado de Deus é real e Sua presença é certa. Ele nos ampara e nos fortalece mantendo nossa esperança bem longe das passageiras ilusões desta terra. Prende-nos o coração na eternidade e nos anima envolvendo-nos com o Seu poder e graça. Somente os que tiveram belas experiências com Deus em seu mais íntimo sofrimento é que podem descrever o quanto Ele é presente em nossa vida.

“O arrependimento de Davi foi sincero e profundo. Não houve esforço para atenuar seu delito. Nenhum desejo de escapar dos juízos ameaçados inspirou sua oração. Viu, porém, a enormidade de sua transgressão contra Deus; viu a contaminação de sua alma; repugnou-lhe seu pecado. Não era unicamente pelo perdão que ele orava, mas pela pureza de coração. Davi não abandonou a luta em desespero. Nas promessas de Deus aos pecadores arrependidos, via a prova de seu perdão e aceitação... Embora Davi tivesse caído, o Senhor o levantou. Estava agora em mais completa harmonia com Deus e simpatia para com seus semelhantes, do que antes de cair... O Senhor nunca lançará fora uma alma verdadeiramente arrependida. Ele fez esta promessa: "Apodere-se da Minha força, e faça paz comigo; sim, que faça paz comigo." Isa. 27:5. "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que Se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Isa. 55:7”. Patriarcas e Profetas, p. 725, 726.

Querido amigo, se está cansado de lutar contra os seus pecados sem obter o sucesso pretendido, eu o convido, e o desafio a ter uma experiência real de comunhão com Jesus diariamente. Vai até Jesus em oração, e conta tudo o que se passa com você. Para isso é necessário você ter um local e um horário diariamente para além de orar, dedicar alguns minutos para a leitura atenta da Bíblia.

Jesus convida-nos:“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11:28 e 29.

Jesus promete-nos: “Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” Isais 40:29-31.

Que Deus nos abençoe.

Luís Carlos Fonseca

                                                                             

Sem comentários:

Enviar um comentário