quinta-feira, 26 de maio de 2011

ESTUDO BÍBLICO Nº 11 – A LEI DE DEUS – OS DEZ MANDAMENTOS


O universo, que é criação de Deus, é regido por leis naturais. Não aconselho ninguém a desafiar a lei da gravidade. Pois a atração gravitacional atrai os corpos para o solo quando jogados no espaço.  Imagine o que acontece a um corpo que é jogado das alturas!

Todas as organizações, morais, sociais, comerciais e internacionais são regidas por leis. Imagine o centro de Nova York ou São Paulo sem sinais de transito! Imagine uma escola sem leis! Assim também Deus criou leis morais e espirituais. Elas servem como sábias orientações para a formação dos Seus filhos. A bíblia deixa claro a necessidade que temos de guardar os mandamentos do Senhor Deus.  Jesus veio a este mundo  para fazer a vontade de Deus. “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” João 15 10.

Os 10 mandamentos da Lei de Deus estão em Êxodo 20: 1-17 e estão repetidos em Deuteronômio 5:1-21. E podemos ver os mandamentos no Novo Testamento em várias versos, embora não de forma organizada como no V.T. As Constituições dos países tem como base moral os 10 mandamentos da Lei de Deus.

Embora ninguém seja salvo por guardar a lei, como vimos no estudo bíblico nº 6, no entanto, a Lei exerce uma parte especial no processo da salvação. Pois, a fé sem as boas obras é morta. Alguém que esteja salvo, obedece os mandamentos com muita alegria, e sem reclamar. Ex: quem é salvo pelo sangue de Jesus não vai viver adulterando ou roubando, pois já está transformado.

1) Quem escreveu os 10 mandamentos?


“E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.” Êxodo 31.18

2) Se somos salvos pela fé e graça apenas, qual é a função da Lei?

ELA CONDUZ-NOS À CRISTO - “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.” Gálatas 3:24

ELA MOSTRA-NOS O PECADO - “Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” Rom. 7:7

SERVE DE ESPELHO - “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural, porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” Tiago 1:22-25.

3) No Novo Testamento a Lei foi guardada e respeitada pelos santos.

“As obras das suas mãos são verdade e juízo, seguros todos os seus mandamentos. Permanecem firmes para todo o sempre; e são feitos em verdade e retidão.” Salmo 111:7 e 8

“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” Mateus 5:17 e 18

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” João 15 10.

“Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.”Tiago 2: 10 e 11

“E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.” Lucas 23:56.

“E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apoc. 12:17

4) A Lei  de Deus será a base do juízo final.

“Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.” Tiago 2.10-12

5) A obediência aos mandamentos de Deus é uma condição para entrarmos no céu.

“E Ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.” Mateus 19:17.

6) A lei de Deus é eterna. Será obedecida por toda a eternidade.

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.” Hebreus 13:8

Porque Eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” Malaquias 3:6

“Acerca dos teus testemunhos soube, desde a antiguidade, que tu os fundaste para sempre.” Salmo 119:152

“Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” Tiago 1.25

“E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos...Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes.” I João 2:3 e 7

7) Qual deve ser nossa atitude diante da lei de Deus?

“Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus.” Romanos 7:22

"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." Mateus 22:37-40.

Quando Deus deu as duas tábuas da Lei à Moisés, escritas por Seu próprio dedo, Ele dividiu os mandamentos em duas categorias. Na primeira tábua, estavam os 4 primeiros mandamentos, referentes ao amor à Deus. Na segunda tábua, estavam os últimos 6 mandamentos, pertinentes ao amor ao próximo. Foi tendo em vista esta explicação que Jesus resumiu os dez mandamentos em dois.  Pelo estudo que fizemos, os dez mandamentos não foi abolido e jamais o será. As leis cerimoniais é que forma abolidas conforme vamos ver no próximo estudo.

Que Deus nos ajude a sermos fiéis aos Seus mandamentos

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário