sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 (1º trimestre de 2016) PEDRO E O GRANDE CONFLITO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 (1º trimestre de 2015) PEDRO E O GRANDE CONFLITO

VERSO ÁUREO: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” I Pedro 2:9

INTRODUÇÃO (sábado 5 de março) – O apóstolo Pedro foi decisivo na implantação da Cristianismo. Devido o seu temperamento decidido, sofreu muitas perseguições por parte dos seus inimigos; Sinédrio, judeus e romanos. Pedro conhecia, por experiência, o que era negar, escarnecer e jogar contra o reino de Deus e, depois da sua conversão, Ele conseguiu administrar as perseguições no meio do grande conflito até a sua morte. Ele pode dizer sobre o grande conflito em seus escritos, e somos beneficiados com a inspiração bíblica! Dentre os inúmeros personagens do Novo Testamento, Pedro é um dos que mais se destaca por sua humanidade. Seus erros e acertos chamam atenção, sendo tema de muitas lições para nós.

Pedro conseguiu viver segundo a vontade de Deus, obedecendo a Lei de Deus, em um mundo hostil, adotou a mente de Cristo em face de todos os sofrimentos e perseguições que sofreu, pregou o evangelho de forma destemida. Pedro passou por muitos fracassos, mas depois teve um reencontro com Cristo. Não somos melhores do que Pedro. Estamos sujeitos aos mesmos fracassos. A única maneira de permanecermos em pé é colocarmos nossos olhos em Cristo e dependermos dele em vez de nos escorarmos no frágil bordão da autoconfiança, indolência, precipitação, negação e blasfémia. Antes de Pedro entender o grande conflito na vida dos crentes e na igreja ele o experimentou na sua própria vida.

Antes de Pedro tornar-se no apóstolo cheio do Espírito Santo, ele revelou sua fraqueza e chegou ao ponto extremo de negar Jesus. Sua queda foi vergonhosa, suas lágrimas foram amargas, mas sua restauração foi completa. A queda de Pedro passou por vários estágios. 1) A autoconfiança: “E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte.” Lucas 22:33. Quando Jesus alertou Pedro acerca do plano de Satanás de peneirá-lo como trigo, Pedro respondeu que estava pronto a ir com Ele tanto para a prisão como para a morte. Pedro subestimou a ação do inimigo e superestimou a si mesmo. 2) A indolência: “E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza.” Lucas 22:45. Pedro, que prometeu fidelidade irrestrita a Cristo e disposição de ir com ele para a prisão e para a morte, agora estava agarrado no sono no Jardim do Getsêmani. 3) A precipitação “E um deles feriu o servo do sumo-sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita.” Lucas 22:50 Quando os soldados romanos, liderados por Judas Iscariotes e pelos principais sacerdotes, prenderam a Jesus, Pedro sacou sua espada e cortou a orelha de Malco. 4) A negação: “Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço.” Lucas 22:57. Pedro não conseguiu manter-se disfarçado no território do inimigo e logo foi identificado como um seguidor de Cristo, mas O negou. 5) A blasfêmia. Ver  Mar 14: Ele negou na primeira vez, Mat 26:70, jurou na segunda vez, Mat 26:72 e praguejou na terceira vez. Mat. 26:74.

A partir do Pentecostes, Pedro foi fortalecido pelo Espirito Santo e Deus deu-lhe sabedoria para instruir pecadores ao arrependimento, ver Atos 2:14, Pedro tornou-se ousado e corajoso, ver Atos 4:13,19 e 20, tornou-o um vaso de bênção para os enfermos, ver Atos 5:15, passou a orar de maneira mais eficaz, ver Atos 4:40 e tornou-se em um portador do Espírito aos gentios. Ver Atos 10:44 e 45. 

Deus realizou através de Pedro alguns atos sobrenaturais: A cura do homem coxo, ver  Atos 3:6 e 7, a morte de Ananias e Safira, ver Atos 5:5 e 10, alguns doentes foram curados com a sombra de Pedro, ver Atos 5:15 e 16, a  ressurreição de Dorcas, ver Atos 9:36,37 e 40 e Enéias curado da paralisia. Ver Lucas 9:33 e 34. A grande transformação na vida de Pedro espelha a conversão experimentada por todo aquele que conhece o poder de Deus em sua vida. A história de vida de Pedro nos mostra que é possível mudar.

“Nos últimos anos de seu ministério, Pedro foi inspirado a escrever aos crentes “dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia”. 1 Pedro 1:11. Suas epístolas foram o meio de reavivar o ânimo e fortalecer a fé daqueles que estavam sofrendo provas e aflições, e de renovar as boas obras dos que, assediados por tentações de toda ordem, estavam em perigo de perder seu apego a Deus. Essas cartas levam a impressão de terem sido escritas por alguém em quem os sofrimentos de Cristo, bem como Sua consolação, tinham sido abundantes; alguém cujo ser todo tinha sido transformado pela graça, e cuja esperança de vida eterna era certa e firme.” Atos dos Apóstolos, 290

DOMINGO (6 de março) DAS TREVAS PARA A LUZEste é o texto para o estudo de hoje: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.” I Pedro 2:9,10.

O crente tem uma cota de gratidão a Deus por ter sido salvo por Cristo. A lição de hoje fala-nos que Deus nos chamou para a salvação, e estar salvo envolve dois pontos importantes: viver em santidade e mostrar o amor ao próximo. Lembre-se; que viver em santidade significa que nunca paramos no processo de crescimento espiritual: “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.” Filipenses 3:12

Elvis Presley morreu aos 42 anos em consequência da dependência de drogas. Priscila, sua esposa, disse em entrevista algo impressionante: “O Elvis nunca entendeu o que deveria ser neste mundo, ou qual era o propósito de sua vida. Pensava que estava aqui por um motivo, talvez para pregar, servir ou salvar; talvez para cuidar das pessoas. Esse desejo agonizante estava sempre presente nele e o Elvis sabia que não o estava realizando. Chegou a um ponto de não mais querer pensar sobre o assunto.” É triste não é? Hoje muitos sentem como ele sentiu, sem um sentido na vida! Deus não apenas nos criou para o serviço, mas também nos deu o exemplo do serviço.

Deus chamou todos os crentes para a salvação em Cristo, mas também para o serviço em Sua obra. No entanto, muitas vezes a nossa falta de conhecimento e limitação pessoal faz que nos sintamos impossibilitados de nos envolvermos na obra do Senhor. Deus quer nos usar, e precisamos estar disponíveis para que Ele nos use! Deus chama pastores e obreiros bíblicos, mas chama também os irmãos leigos e voluntários para estarmos unidos na Missão de socorrer as pessoas em suas necessidades físicas e espirituais. Devemos servir por amor.

Quando sentimos o amor de Deus em relação a nós, a nossa resposta natural é: "Senhor, queremos Te servir". Esta resposta acontece quando uma pessoa recebe amor incondicional, e o seu desejo é retribuir para quem lhe mostrou este amor. Existe uma frase que expressa esta atitude da seguinte maneira: "É possível oferecer sem amar, mas é impossível amar sem oferecer". Por isso Deus disse em II Coríntios 5:14: "O amor de Cristo nos constrange." Uma pessoa que ama Jesus, revela amor às pessoas.

Devemos servir por missão. Temos uma grande responsabilidade em nossas mãos. Deus nos chama para sermos restauradores de brechas. Ver Isaías 58:6-12. Este é o nosso principal desafio! Em II Crônicas 29:11 encontramos este texto: “Agora, filhos meus, não sejais negligentes; pois o Senhor vos tem escolhido para estardes diante dele para o servirdes, e para serdes seus ministros..” Portanto, o nosso compromisso e responsabilidade deve ser alcançar aqueles que não conhecem a Jesus.

James Hannington, nascido em 1847 foi missionário em Uganda onde morreu como mártir em favor do evangelho de Cristo. Ele dedicou a sua fortuna na pregação da Palavra.

David Livingstone também ofereceu a sua vida em favor do evangelho de Cristo no interior do Continente Africano. Muitos outros fizeram a mesma coisa, viveram em função da Missão de Cristo; atendendo ao chamado para servir.

John Wesley disse assim: “Faça todo o bem que puder, com todos os meios que tiver, de todas as maneiras que puder, em todos os lugares onde estiver, para todas as pessoas que precisar, enquanto puder”. O cristão não é apenas aquele que aceita Jesus e guarda os Seus mandamentos, mas é aquele que também proclama o evangelho com a vida, com os lábios e com os recursos.

“A igreja é o instrumento apontado por Deus para a salvação dos homens. Foi organizada para servir, e sua missão é levar o evangelho ao mundo. Desde o princípio tem sido plano de Deus que através de Sua igreja seja refletida para o mundo Sua plenitude e suficiência. Aos membros da igreja, a quem Ele chamou das trevas para Sua maravilhosa luz, compete manifestar Sua glória. A igreja é a depositária das riquezas da graça de Cristo; e pela igreja será a seu tempo manifesta, mesmo aos “principados e potestades nos Céus” (Efésios 3:10), a final e ampla demonstração do amor de Deus.” Ellen White,  Refetindo a Cristo, 188

SEGUNDA-FEIRA (7 de março) A PRESSÃO DO GRUPO – Veja como o texto de hoje fala da importância das escolhas, que podem determinar a nossa salvação ou perdição: “Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este mesmo pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus. Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias; e acham estranho não correr com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós. Os quais hão-de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos. Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito; e já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.” I Pedro 4:1-7

Pedro está falando dos crentes que viviam em pecados, mas agora tem outras prioridades, a de seguir Cristo e estar preparados para a Sua segunda volta. Pedro também menciona os gentios que vivem na prática de pecados e o apóstolo apela-nos para não cedermos aos seus pecados. As pessoas que fazem coisas erradas frequentemente querem que outros se juntem a elas, porque se sentem melhor sabendo que outros estão fazendo coisas erradas também. Pedro sabia, por experiência o que que era ceder a pressão do grupo. Quando Jesus estava sendo julgado, ele negou Jesus por três vezes: Ele negou na primeira vez, Mat 27:70, jurou na segunda vez, Mat 27:72 e praguejou na terceira vez. Mat. 27:74. Incrível, não é? Aqui Pedro está animando os crentes a não se intimidarem diante dos convites ao pecado, que recebem dos amigos e familiares.

A pressão do grupo acontece muito com crianças e adolescentes, mas os crentes são alvo fácil das pessoas do seu círculo de amizades. Eles podem ser levados às drogas, bebidas e a sair com as pessoas com as quais não querem e até mesmo mudar sua aparência ou personalidade. A maneira mais básica de responder à pressão do grupo é simplesmente dizer "não". Pode não parecer muito divertido ou fácil, mas é a melhor maneira de responder. Diga "não" e seja firme! Isso o poupará do problema de ser pressionado novamente no futuro, pois deixa claro que não está interessado. Você pode dizer educadamente: "Desculpe, isso não é para mim. vá em frente, se quiser, não vou julgar você."

Quando alguém lhe pedir ou disser para fazer alguma coisa que não queira fazer, há muitas maneiras de responder. Uma forma de responder, que pode ajudar, é mudar de assunto. Ao mudar de assunto, pode adiar a questão até sentir que está pronto para responder de forma diferente. Aproveite a oportunidade para também mudar suas intenções e seu comportamento, ao invés de permitir que o ímpio mude o seu. Isso pode ser difícil, mas você acabará salvando um amigo para Cristo. A verdade é que Senhor Jesus vai fortalecer aqueles que se esforçarem para manter padrões elevados, não importando o que os outros possam dizer ou fazer. Aqueles que permanecem firmes nos princípios justos são mais fortes do que imaginam, em geral são respeitados pelos outros e podem influenciar positivamente as outras pessoas. Quanto mais obediente você for e quanto mais defender os princípios verdadeiros, mais o Senhor Deus poderá ajudá-lo a vencer as tentações e a não ceder a pressão do grupo. 

Ninguém pretende cometer grandes erros na vida. Eles acontecem quando você rebaixa seus padrões para ser mais aceito pelo grupo. Seja forte no Senhor!

Veja estes textos inspirados: “Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda falarás, tomando parte com a maioria para torcer o direito.” Êxodo 23:2

“Quando te incitar teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu seio, ou teu amigo, que te é como a tua alma, dizendo-te em segredo: Vamos, e sirvamos a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; dentre os deuses dos povos que estão em redor de vós, perto ou longe de ti, desde uma extremidade da terra até à outra extremidade; não consentirás com ele, nem o ouvirás; nem o teu olho o poupará, nem terás piedade dele, nem o esconderás.” Deuteronômio 13:6-8

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” Salmo 1:1,2

“Como obreiros precisamos manter nosso olhar voltado para Jesus, o Autor e Consumador da fé. Como obreiros cooperadores de Deus, devemos atrair pessoas para Cristo. Devemos lembrar-nos de que cada um tem uma parte especial a desempenhar no serviço do Mestre. Oh, quantos bem os membros da igreja poderiam realizar se compreendessem a responsabilidade que repousa sobre eles, indicar o Redentor a todos aqueles com quem entram em contato” Refetindo a Cristo, 144

TERÇA-FEIRA ( 8 de março) A MAIS SEGURA PALAVRA DA PROFECIA – A lição de hoje menciona o valor da revelação de Deus através das profecias bíblicas. Eis o texto: “Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade. Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido. E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo; e temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” II Pedro 1:16-21

Vivemos numa época de esoterismo, misticismo e superstição. E também o charlatanismo está em alta. Pesquisas recentes mostram que a maioria das pessoas acredita em astrologia, fantasmas, discos voadores e terapia através de pessoas que já morreram, e milhares de pessoas pagam altas somas de dinheiro para ter o futuro revelado. Há muitas pessoas que não saem de casa sem antes consultar o Zodíaco para ver as previsões do seu signo. Mas, ao longo dos milênios, a Bíblia tem provado sua exatidão histórica e profética. A Bíblia é o único guia seguro e as suas profecias têm-se cumprido, perfeitamente, no período determinado por Deus.

A estrada da vida, as vezes, é escura e triste e precisamos de uma luz brilhante que nos guie. De todos os lados se ouvem as vozes da humanidade confusa, a perguntar: Como posso saber o que devo fazer e o que crer? Existirá algum modo de saber o que o futuro me reserva, a mim e aos meus queridos? Sim, Deus tem a resposta através das profecias bíblicas. Deus Se revela ao ser humano de várias maneiras. Veja este texto: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o Universo.” Hebreus 1:1 e 2.

1) Natureza - A flora, a fauna, os ecossistemas, as estações do ano, a água, o ar e toda a harmonia dos mecanismos que o planeta terra possui para manter a vida são obras incomparáveis do poder criador de Deus. A perfeição de Deus pode ser observada na natureza, através da ordem existente, da harmonia entre as espécies onde cada ser vivo se adapta ao ambiente onde vive. A Bíblia diz no livro aos Romanos 1:20: “Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis”.

2) Jesus Cristo - “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho.” Hebreus 1:1

“Irmãos, quero que saibam que o evangelho por mim anunciado não é de origem humana. Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou revelar o seu Filho em mim para que eu o anunciasse entre os gentios, não consultei pessoa alguma” – Gál. 1:11, 12, 16 e 17.

3) Bíblia ou profecias - “Mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.” II Pedro 1:21

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” II Timóteo 3:16-17

Podemos confiar nas Escrituras Sagradas como um documento fiável? Os personagens dos quais fala, realmente existiram e os feitos a eles atribuídos verdadeiramente aconteceram? Por exemplo; o dilúvio aconteceu mesmo?

Jesus que viveu tanto tempo depois do dilúvio o mencionou: “E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.” Mateus 24:37-39.

Pedro também falou do dilúvio. “E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios.” II Pedro 2:5.

Outro exemplo foi a descoberta dos manuscritos do Mar Morto que confirma aquilo que as pessoas, que crêem na Bíblia, sempre souberam ou seja; que a Bíblia, tal qual a temos na atualidade, é um texto que passa nos testes de fidedignidade. Apesar dos ataques contra a Bíblia, a Palavra de Deus permanece para sempre: “O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam” II Samuel 22:31.

O mesmo Pedro escreveu sobre a inspiração bíblica: “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” II Pedro 1:20-21.

Cuidado com as falsas profecias! Falsos profetas são pessoas que pregam o que não vem de Deus. Seus ensinamentos não são bíblicos e eles inventam profecias, sonhos e visões. Os falsos profetas enganam outras pessoas, desviando-as de Deus, e causam conflitos e confusão.  Como podemos reconhecer um falso profeta? Estudando a Bíblia. Se alguém prega algo que vai contra a Bíblia, é falso profeta. Também é importante ver se a profecia se cumpre. Se não acontecer, é porque veio da imaginação da pessoa e não de Deus. Devemos evitar os falsos profetas. Seus ensinos só trazem problemas e podem enganar até os crentes. Por isso, é muito importante conhecer a Bíblia e ter intimidade com Jesus, para distinguir entre o certo e o errado. Jesus disse assim: "Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!” Mateus 7:15-20

QUARTA-FEIRA (9 de março) ESCARNECEDORESO que é um escarnecedor? É a pessoa que humilha, zomba, desdenha e despreza os outros. Escarnecedor é aquele que não ouve o conselho de alguém e ainda despreza a sabedoria e a verdade. A roda dos escarnecedores é a reunião dos zombadores, que ridicularizam a Deus e a religião. A roda dos escarnecedores é aquele círculo onde estão os contadores de piadas irreverentes, dos que zombam dos cristãos e dos bons princípios. E dão risadas e gargalhadas dos que temem a Deus.

Veja o texto para hoje: “Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste. Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio, mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.” II Pedro 3:3-7

Segundo Pedro, os escarnecedores são pessoas que andam segundo suas próprias paixões. Em Romanos, Paulo associa as paixões dos que foram levados por Deus para terem um comportamento contrário à natureza, no caso; a homossexualidade. Aplicando ao contexto de II Pedro, são pessoas que, por acreditarem e desejarem proteger suas paixões, estão pré-dispostas ao escárnio da pessoa de Cristo e de Sua volta. Vemos perfeitamente nos nossos dias como os grupos organizados são completamente contrários a qualquer forma de Cristianismo dentro da sociedade. Paulo associa diretamente o pecado às paixões. O pecado no nosso corpo mortal produz paixões de maneira que os crentes sinceros tem  que desobedecê-las para que vivam uma vida integra diante de Deus. Os que cedem a essas paixões e as obedecem, são os que Pedro menciona quando diz que são os que andam segundo suas próprias paixões.

Os escarnecedores acham que têm muito o que aconselhar: eles falam sobre o vestuário: modas e desfiles. Eles falam sobre as comidas: finas iguarias, comidas caras, carne de porco e imundas, e frutos do mar. Falam de bebidas que tem  álcool, para esquentar no inverno e refrescar no verão. Falam de divertimentos; que você deve ir ao cinema, futebol, boates, shows de rock, etc… Na política, os ímpios também sabem como administrar o país: enchendo os cofres dos parlamentares, e aumentando as suas mordomias, enquanto o povo paga e sofre.

Qual é a filosofia dos escarnecedore? Existencialismo, fatalismo, evolucionismo, ateísmo, agnosticismo, marxismo, entre outras correntes de pensamento. Se os ímpios querem aconselhar você, não deixe que isso aconteça: "Filho meu; se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas!" Prov. 1:10. Os escarnecedores não assumem que coisas catastróficas tenham acontecido ou que venham acontecer. Eles não creditam no dilúvio e nem na 2ª volta de Jesus. Eles eliminam a verdade da Bíblia em sua vida e não acreditam na existência de Deus e nem no diabo.

A Palavra de Deus deixa três conselhos práticos para uma vida próspera e muito feliz: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Salmos 1:1. 1) Não andar no conselho dos ímpios. Uma pessoa de Deus não pode tomar decisões em sua vida segundo o conselho de um ímpio. Ímpio é todo aquele que rejeita a Deus e Seus ensinamentos em Sua Palavra. 2) Não se deter no caminho dos pecadores. Uma pessoa que quer ser bem-sucedida não pode trilhar o caminho dos pecadores. Esse caminho é o da desobediência expressa às ordens de Deus. Pecar é errar o alvo, este é o significado básico da palavra hamartia, pecado. Deus criou o homem e estabeleceu um alvo para que todo ser humano possa alcançar, e este alvo que é o de ser filho de Deus. 3) Não se assentar na roda dos escarnecedores. Existem pessoas que, só porque são crentes, acham que podem zombar de outros religiosos e de pessoas que não comungam da sua fé. Veja este texto: “Não vos enganeis. De Deus não se zomba, pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” Gál. 6:7.

Certa vez, ao ensinar a respeito do seu retorno, Mat 24:45-51, Jesus contou uma parábola sobre um servo fiel e prudente e um mau servo. Quem é o servo mau? Jesus mostra que é aquele que diz: “O meu senhor tarde virá”, Mat 24:48. Então, este passa a viver de modo negligente, desatento, maltratando seus conservos e completamente alheio à volta de seu senhor. Muitos, infelizmente, estão vivendo como o mau servo da parábola. A estes, diz o Senhor: “Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes”, Mat 24:50,51. 

Nestes tempos de sinais evidentes da proximidade da vinda de Jesus, há muitos que estão brincando de ser crentes e ignorando a iminente vinda do Senhor e agindo como o mau servo. Viva com responsabilidade! Siga o exemplo do servo fiel e prudente e jamais negligencie a obra de Deus nem se embarace com as coisas deste mundo.

“Os que convivem com os céticos tornar-se-ão em breve céticos também; os que preferem a companhia dos vis, com certeza tornar-se-ão vis por sua vez. Andar no “conselho dos ímpios” é o primeiro passo para deter-se “no caminho dos pecadores” e sentar-se “na roda dos escarnecedores”. Salmos 1:1. Ora, todos os que quiserem formar um caráter reto, escolham companheiros de uma séria e refletida disposição de espírito, e que tenham inclinação religiosa. Os que fizeram as contas, e desejam construir para a eternidade, devem pôr bom material nessa construção. Se aceitam vigas apodrecidas, se se contentam com as deficiências do caráter, o edifício está condenado à ruína. Cuidem todos na maneira por que edificam. A tempestade da tentação se abaterá sobre a casa, e a menos que ela esteja firme e fielmente construída, não resistirá à prova….O bom nome é mais precioso do que o ouro. Há da parte dos jovens a tendência de se associarem com outros de espírito e moral inferiores. Que satisfação real pode uma pessoa jovem esperar da voluntária ligação com outras de baixa norma nas idéias, nos sentimentos e na conduta? Alguns têm gostos corrompidos e hábitos depravados, e todos quantos buscam tais companheiros seguir-lhes-ão o exemplo.”  Testimonies for the Church 4:587, 588.

Escarnecedores: “Vivemos no tempo do fim. Os sinais dos tempos, a cumprirem-se rapidamente, declaram que a vinda de Cristo está próxima, às portas. Os dias em que vivemos são solenes e importantes. O Espírito de Deus está, gradual mas seguramente, sendo retirado da Terra. Pragas e juízos estão já caindo sobre os desprezadores da graça de Deus. As calamidades em terra e mar, as condições sociais agitadas, os rumores de guerra, são portentosos. Prenunciam a proximidade de acontecimentos da maior importância.” Ellen White - Exaltai-O,  414

“As condições do mundo mostram que estão iminentes tempos angustiosos. Os jornais diários estão repletos de indícios de um terrível conflito em futuro próximo. Roubos ousados são ocorrência frequente. As greves são comuns. Cometem-se por toda parte furtos e assassínios. Homens possuídos de demônios tiram a vida a homens, mulheres e crianças. Os homens têm-se enchido de vícios, e campeia por toda parte toda espécie de mal.” Ellen White - Exaltai-O,  414

QUINTA-FEIRA (10 de março) APRESSANDO O DIA – O texto de hoje menciona que Jesus ainda não voltou, especialmente por dois motivos: Ele tem tido paciência conosco, para que nos preparemos e para prepararmos outros. Eis o texto: “Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.” II Pedro 3:8-14.

A maneira de Deus contar o tempo é diferente da nossa maneira. Para Deus um dia é como mil anos. Deus olha para o mundo com olhar de misericórdia, não querendo que ninguém se perca, e nós olhamos para o mundo e dizemos: “o mundo já atingiu todos os limites e Jesus precisa voltar logo”.

O descrente acredita que o fim de todas as coisas vai demorar para sempre, que o juízo nunca vai chegar. Mas o crente sabe que estas coisas estão logo ali, por isso vive na radiante expectativa da segunda vinda de seu Senhor que colocará fim ao sofrimento. Veja a expectativa do crente:
“ Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará” Heb. 10:37

“Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” I Coríntios 15:51,52

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” I Tessalonicenses 4:16,17.

Como podemos apressar a volta de Cristo? O cristão que aguarda e apressa a segunda vinda de Cristo é aquele que, movido pela esperança ardente no coração e pelo amor que sente pelo seu Senhor, não vive mais para si mesmo, nem lança raízes neste mundo tenebroso. Antes, pelo contrário, se desprende cada vez mais de tudo o que é terreno, a fim de ser encontrado, no dia da vinda de Cristo, livre de todo o peso que certamente o impediria de ser tomado para Deus.

Por isso, a necessidade de arrependimento, ver II Ped 3:9. De acordo com a palavra grega metanóia, arrependimento significa mudanças de mente e de coração, de propósitos e intenções, as quais são substancializadas em novas atitudes para com Deus, para consigo mesmo e para com os homens.
Existe a necessidade de tomarmos posse de todas as coisas que nos conduzem à vida e à piedade, bênçãos essas que nos livram das paixões deste mundo e nos tornam participantes da natureza divina. Ver II Ped 1:3-4. 

Há necessidade da renovação da esperança e da lembrança quanto à segunda vinda de Cristo. Para tanto, o apóstolo Pedro nos fez saber que, a mensagem do segundo advento não consiste em fábula engenhosamente inventada. Pelo contrário, ele próprio, juntamente com Tiago e João, viu a Cristo no seu reino glorificado, quando no monte da transfiguração ouviu de Deus, o Pai, as seguintes palavras: “Este é o meu filho amado em quem me comprazo; a Ele ouvi”. Essas palavras conferiram ao Filho de Deus, honra e glória. Ver II Ped 1:16-18

Deus pede santidade dos Seus filhos: “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste”. Mateus 5:48

“Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais.” I Tessalonicenses 4:1

“Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” I Pedro 1:16

Deus nunca propõe aos Seus filhos padrão baixo. Os versículos acima, entretanto, não querem dizer ser perfeito em sabedoria, como Deus o é, pois somos finitos. Não quer dizer perfeito em poder como Ele o é, porquanto Sua esfera é infinitamente mais alta que a nossa. Quer, porém, dizer que devemos amá-Lo perfeitamente, de todo o coração, entendimento, alma e forças. Isto é o que Deus deseja, pois Seus olhos “passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele”. Em algumas traduções encontramos: “cujo coração é perfeito para com Ele”. II Crôn. 16:9.

A palavra grega que aparece em Mateus 5:48 é teleios, literalmente significando, maduro, completo, que atingiu o alvo. Em I Cor. 14:20 Paulo emprega teleioi denotando física e intelectualmente homens amadurecidos. O sentido de perfeito em Mateus 5:48 é que Deus exige de nós perfeição em nossa esfera como Deus o é na Sua. Deus deseja de nós o serviço mais perfeito que nos é possível prestar a Ele e, depois seremos transformados aquando da Sua segunda volta.

SEXTA-FEIRA (11 de março) LEITURA COMPLEMENTAR DA LIÇÃO 11 (1º trimestre de 2016) PEDRO E O GRANDE CONFLITO - Aprendemos com o exemplo da vida de Pedro que muitos de nós somos pessoas comuns e escolhidos por Jesus também. Apesar de nossos erros podemos ser chamados, pelo Senhor, e experimentar uma transformação em nossas vidas.

Existe a necessidade de compreendermos as profecias a partir de uma interpretação coletiva, visto que nenhuma profecia é de particular elucidação, ver II Pe 1:20. A hermenêutica coletiva, a que se refere o apóstolo, é o contexto geral de toda a Bíblia, em que cada parte é associada ao todo, e o todo é compreendido a partir da contribuição das partes, Ver II Ped 1:20-21. Com essa advertência, Pedro procura nos orientar contra os falsos profetas, os quais, a partir de uma interpretação particular das Escrituras, promovem heresias destruidoras. Ver II Ped 2:1. As características de tais falsos profetas é a ganância pelas coisas materiais, o comércio que fazem dos fiéis e a aquisição de riquezas a qualquer custo, como no caso de Balaão, ver II Pe 2:2, 3, 15 e 16, vendo só o que está perto, ver II Ped 1:9, propagando palavras de vaidades, II Ped 2:18, isto é, de coisas materiais, efêmeras, transitórias e passageiras, como aqueles que acreditam que o Senhor nunca virá. II Ped. 3:3-4.

Confiam na falsa estabilidade desta terra, por não perceberem que aquilo que parece estável, já foi um dia destruído, e está outra vez destinado à destruição eterna, ver II Pe 3:5-7. Por isso, tendo em vista que todas essas coisas hão-de ser assim desfeitas, nos convida o apóstolo Pedro a um viver em santo procedimento e piedade, como aqueles que aguardam novos céus e nova terra. Ver II Pe 3:11-13. Esse item refere-se ao ato de apressarmos a vinda de Cristo, visto exigir de nós atitudes exteriores contra o ensinamento dos falsos profetas e um comportamento em conformidade à palavra profética.

“Olhando através dos séculos para o fim do tempo, Pedro foi inspirado a esboçar as condições que prevaleceriam no mundo antes da segunda vinda de Cristo. “Nos últimos dias virão escarnecedores”, escreveu, “andando segundo as suas próprias concupiscências e dizendo: Onde está a promessa da Sua vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.” 2 Pedro 3:3, 4. Mas “quando disserem: Há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição”. 1 Tessalonicenses 5:3. Nem todos, porém, seriam enganados pelos ardis do inimigo. Ao aproximar-se o fim de todas as coisas terrestres, haveria fiéis capazes de discernir os sinais dos tempos. ... Haveria um remanescente que perseveraria até o fim..

“Pedro conservou viva em seu coração a esperança da volta de Cristo, e assegurou à igreja a certeza do cumprimento da promessa do Salvador: “Se Eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo.” João 14:3. Aos provados e fiéis a vinda de Cristo poderia parecer estar sendo demasiado dilatada, mas o apóstolo assegurou-lhes: “O Senhor não retarda a Sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a Terra e as obras que nela há, se queimarão.”  Ellen White Exaltai-O, 413

“Pelo que, amados, aguardando estas coisas, procurai que dEle sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz. E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada. ... Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados e descaiais da vossa firmeza; antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” II Pedro 3:9-18. Atos dos Apóstolos, 535, 536


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário