segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Meditação: O QUE FAZER?

O QUE FAZER?


Não repreendas o escarnecedor, para que não te aborreça, repreende o sábio e ele te amará. Prov. 9:8
O que fazer com o filho rebelde que desrespeita os pais e menospreza seus conselhos? Como iniciar uma conversa com alguém que não quer ouvir? Que tipo de ajuda se pode dar ao escarnecedor?
O conselho bíblico de hoje é  contundente: “Não o repreendas.” “Deixa-o seguir o seu caminho.”  Mas a Bíblia não afirma que Deus está sempre chamando e esperando o retorno do filho rebelde?
A razão pela qual Salomão aconselha “não repreende o escarnecedor”, é que o escarnecedor perdeu a noção do certo e do errado. O verbo repreender, yakaj em hebraico envolve juízo de valores. Literalmente Salomão está afirmando “Não digas ao escarnecedor o que é certo ou errado”, porque ele não tem mais capacidade de distinguir o bem do mal. Como pode um homem que perdeu o paladar saber o que  é doce ou salgado?
Chega  um ponto em que ajudar o escarnecedor só causa aborrecimento. A pessoa não quer  ouvir e reage com agressividade ou indiferença. Nesses casos o melhor caminho é a oração. A oração nunca falha. Enquanto você ora, Deus continua trabalhando no coração do pecador impenitente.
Um dia Jesus disse: “Não deis aos cães o que é santo e nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e voltando-se, vos dilacerem.” Mat. 7:6 Jesus estava confirmando o conselho de Salomão. Insistir em ajudar alguém que não quer ser ajudado e correr o risco de acabar dilacerado. Todos saem perdendo.
O que você pode fazer pelo ser amado que não quer ouvir conselhos? Apenas amá-lo. Mostrar-lhe que você está ao seu lado. Pode não concordar com sua maneira de pensar e de agir, mas você está presente, pronto a estender-lhe a mão na hora que ele precisar.
Amar em silêncio, é a melhor maneira de conquistar um coração rebelde. Ninguém resiste o argumento do amor. Palavras fazem muito barulho e  dizem  pouca coisa. O amor é como espada afiada que penetra a alma.
Faça de hoje um dia de amor e de compreensão. Faça desde dia também um dia de oração intercessória. Coloque diante de Deus o nome de alguma pessoa que você ama e que não se deixa ajudar, mas não esqueça o conselho: “Não repreendas o escarnecedor para que não te aborreça, repreende o sábio e ele te amará.” Alejandro Bullón
Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário