terça-feira, 23 de janeiro de 2018

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 (1º trimestre 2018) OS SINAIS DE UM MORDOMO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 (1º trimestre 2018) OS SINAIS DE UM MORDOMO

VERSO ÁUREO: “Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.” I Cor. 4:1 e 2

INTRODUÇÃO (sábado 03 de fevereiro) – Várias são as qualidades de um mordomo fiel a Deus, mas, a guisa de introdução da lição, menciono apenas quatro. A primeira é a consagração a Deus e ao chamado que ele nos fez para sermos Seus filhos. Sem consagração não há como crescer, avançar e apressar a volta de Jesus. Essa deve ser a nossa primeira experiência, logo após nosso segundo nascimento.

A outra qualidade do bom mordomo é a obediência e dedicação à Palavra de Deus. Essa é a maior necessidade entre o povo de Deus. Ler a palavra e ouvir os conselhos recebidos de Seus servos espirituais, que vivem em santidade, sendo bênção na família, trazendo para nós a Palavra viva e eficaz. O outro sinal da verdadeira mordomia é a vida de oração. Esse deve ser o campo de batalha de cada um de nós. E depois não podemos amar a própria vida. Sem a operação da cruz em nós, não há como sermos mordomos.
Essas quatro características precisam ser testemunhadas em nós e em nossa vida. Amém?

Sabe que dessa entrega a Cristo e intimidade com o Senhor, resultará uma disposição cada vez maior de dar sua própria vida e servir ao próximo. Em Mateus 5:1 a 12 apresenta-nos um perfil do caráter de um mordomo de Cristo. Observe as características destacadas neste texto das bem-aventuranças. Que tipo de impacto o verdadeiro mordomo tem sobre as pessoas? Que impressão causam os humildes de espírito, os mansos, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores e os perseguidos por causa do evangelho? Jesus mesmo garantiu que a influência desses mordomos seria notável: Seriam sal e luz para o mundo. Estes mordomos ,que influenciam outras pessoas através de sua identificação com Cristo, são imprescindíveis diante das condições do mundo em que estamos. Observe a descrição que Paulo faz das condições do mundo:

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. II Tim. 3:1-7.

A Bíblia mostra que todos os que servem a Deus prestam serviços de um mordomo. Quais são as nossas responsabilidades? Nos tempos bíblicos o mordomo muitas vezes era um escravo de confiança encarregado de supervisionar a casa ou os assuntos comerciais de seu senhor. Em geral, os mordomos tinham grande autoridade e administravam os bens da casa, o dinheiro e outros servos. Vemos isso no caso de Eliézer, a quem foram confiados os cuidados dos muitos bens de Abraão. Ele foi enviado à Mesopotâmia para escolher uma esposa para o filho Isaque. Que responsabilidade importante e de efeito de longo alcance! Ver Gên 13:2 e 15; 24: 2-4. José, administrava a casa de Potifar. Ver Gên.39:1e 2. Com o tempo, José veio a ter seu próprio mordomo, que foi encarregado sobre a casa de José. Esse mordomo providenciou hospitalidade para os dez irmãos de José. E, seguindo ordens de José, ele coordenou as coisas referentes ao cálice de prata roubado. Sem dúvida, os mordomos tinham um cargo de grande confiança Ver Gên 43: 19-25.

Deus pode confiar em você como um bom mordomo?

DOMINGO (4 de fevereiro) FIDELIDADE Nestes tempos de tanta corrupção em que vemos infidelidade em todas as camadas da sociedade, o crente pode sofrer algum tipo de contaminação, e o mordomo de Cristo deve ficar atento a isso e “guardar-se incontaminado do mundo.”

Devemos ter em conta alguns aspectos para sermos bons mordomos: o primeiro é que todos nós pertencemos a Deus e temos que prestar contas a Ele um dia: Paulo escreveu: “Não pertenceis a vós mesmos, pois fostes comprados por um preço”, o sangue de Cristo. Visto que pertencemos a Jesus, somos levados a obedecer os Seus mandamentos, que não são pesados. Os mordomos tornam-se servos ou "escravos" de Cristo. Assim como os mordomos do passado, temos muita liberdade, mas ela tem limites. Temos de cuidar de nossas responsabilidades de acordo com as instruções que recebemos. Não importa que privilégios de serviço tenhamos, ainda assim somos servos de Deus.

Um segundo princípio é que; todos devemos seguir os mesmos padrões básicos.É verdade que algumas responsabilidades são designadas para uns poucos no exercício de suas funções na igreja, mas todos nós temos, em comum, a maioria das responsabilidades. Por exemplo, como discípulos de Cristo, estamos sob a obrigação de amar-nos uns aos outros. Jesus disse que o amor é o sinal identificador dos cristãos verdadeiros. Ver João 13:35. O nosso amor deve ir além da fraternidade. Nós nos esforçamos em amar até mesmo os que não são nossos irmãos na fé. É algo que todos os mordomos de Cristo podem e devem fazer. Devemos também dar um bom testemunho para os de dentro e os de fora. Devemos evitar qualquer tipo de conduta e estilo de vida que a Palavra de Deus condena. Paulo escreveu: ”Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.” I Cor. 6.9 e 10.

Um terceiro princípio, bem relacionado com os dois anteriores, compreende o tema de hoje:fidelidade. O mordomo verdadeiro é fiel. E somos convidados a sermos fiéis e dignos de confiança. Um mordomo pode ter muitas qualidades e habilidades excelentes, mas nenhuma delas teria valor se ele fosse irresponsável ou desleal a quem ele serve. A fidelidade é essencial para ser um mordomo eficiente e bem-sucedido. 

Lembre-se de que Paulo escreveu: “O que se procura nos mordomos é que o homem seja achado fiel.” I Cor. 4.2. Ao sermos fiéis, seremos recompensados com as várias bênçãos de Deus e se não formos fiéis, sofreremos perda. Vemos esse princípio na ilustração de Jesus a respeito dos talentos. Os servos que fielmente negociaram com o dinheiro do seu senhor foram elogiados e muito abençoados. O servo que foi irresponsável com aquilo que o senhor lhe havia confiado foi considerado iníquo. Até o talento que lhe havia sido dado foi tirado e o o servo foi lançado fora. Ver Mateus 25: 14-30.

Este textos podem ajudar-nos na compreensão da fidelidade a Deus que nos é pedida: “Disse o Senhor: Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor confiará os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Verdadeiramente vos digo que lhe confiará todos os seus bens. Mas se aquele servo disser consigo mesmo: Meu senhor tarda em vir, e passar a espancar os criados e as criadas, a comer, a beber, e a embriagar-se, virá o senhor daquele servo em dia que não o espera, e em hora que não sabe, e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os infiéis.” Lucas 12:42-46. Ver também Heb 11;8-19; Rom. 4:13, 18-21.

SEGUNDA-FEIRA (5 de fevereiro) LEALDADE - Este é o texto para hoje: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” Mateus 6:24.

Lealdade é mais uma qualidade do verdadeiro mordomo de Deus. A lição de hoje é uma sequência da lição de ontem e fala de lealdade. Leal é alguém que não falha com os seus compromissos, demonstrando responsabilidade, honestidade, retidão e honra. Alguém leal é aquele que é fiel aos princípios.

A Bíblia está repleta de relatos, tanto de pessoas leais com de pessoas desleais. Deus busca os leais, aqueles com um coração puro e verdadeiro. Ver Sal 101:62. Lealdade é a principal qualificação de todo filho de Deus. Ver I Co 4:2. Uma pessoa pode ter muitos dons e talentos, mas se não for leal, não será bênção para o reino de Deus. A liderança de uma igreja deve operar com o poder do amor, da unidade e do trabalho em equipe. Só quem é leal se encaixa nesta categoria. A lealdade produzirá um ministério duradouro que frustrará os intentos do diabo; que são dividir; trazer insatisfação, murmuração e desviar as pessoas da fé.

Os leais experimentarão a recompensa e a bênção de ouvir Jesus dizer: ”Bom está, servo bom e fiel, entra para o gozo de teu Senhor!”. A lealdade aparece melhor nos momentos difíceis. Nos momentos bons todos parecem leais. Mas os que permanecem quando a Igreja passa por tempos de dificuldade, estas são pessoas de uma linhagem especial, são os fiéis. Luc. 22:28,29. Se a lealdade é essencial na vida do cristão, temos que atentar para os sinais de deslealdade que podem entrar no nosso coração! É preciso sempre vigiar e sondar o coração, sempre! Tornar-se desleal pode ser um processo e todos nós precisamos tomar muito cuidado e pedir que outros nos ajudem se perceberem algo errado em nós. Mas acima de tudo precisamos buscar socorro da Divindade.

A história de José, na casa de Potifar, é uma grande lição sobre a lealdade. Infelizmente a lealdade deixou de ser uma virtude dos dias de hoje! No decorrer dos séculos empresas e instituições viveram de um patrimônio de lealdade que era produzido pelos valores, esforço e modo de fazer de famílias, igrejas e comunidades. De uns 50 anos para cá a sociedade perdeu parte destes valores, mas a necessidade de lealdade continua a existir hoje como antigamente, especialmente para os filhos do Reino de Deus!

José aprendeu a ser leal devido o seu relacionamento com o Deus de Israel. Sendo a lealdade virtude silenciosa e invisível, na sua essência, não pode então contar com os típicos prêmios e aplausos que sustentam e reforçam a pratica da lealdade. A recompensa por ser leal é totalmente intrínseca; por isso, quem não tiver vida interior com Deus, de onde brota a única recompensa, não poderá tornar-se ou continuar a ser leal. Quando observamos os nossos amigos, cônjuge, familiares e vemos a sua lealdade descobrimos valores e princípios regidos por Deus que é leal para conosco.

Veja no seguinte texto a importância da lealdade: “E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o Senhor todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre.” I Crôn 28:9

Nossa lealdade para com Deus: “Tanto pela criação como pela redenção somos propriedades do Senhor. Somos do modo mais absoluto súditos Seus, e responsáveis perante as leis do Seu reino. Que ninguém alimente o engano de que o Deus do Céu e da Terra não tem lei pela qual controlar e governar os Seus súditos. Somos dependentes em tudo que desfrutamos. O alimento que comemos, a roupa que vestimos, o ar que respiramos, a vida que usufruímos dia a dia, tudo nos vem de Deus. Estamos sob a obrigação de ser governados por Sua vontade, de conhecê-Lo como nosso supremo Governador. …Temos um débito de gratidão para com Deus pela revelação de Seu amor em Jesus Cristo; e como inteligentes instrumentos humanos, devemos revelar ao mundo a espécie de caráter que resulta da obediência a cada exigência da lei do governo de Deus. Em perfeita obediência a Sua santa vontade, devemos manifestar adoração, amor, alegria e louvor, e assim honrar e glorificar a Deus. É somente desta maneira que podemos revelar ao mundo o caráter de Deus em Cristo, e tornar manifesto aos homens que felicidade, paz, segurança e graça vêm da obediência à lei de Deus.” Review and Herald, 9 de março de 1897. Meditação Matinal – A Maravilhosa Graça. Pág, 56

TERÇA-FEIRA (6 de fevereiro) UMA CONSCIÊNCIA LIMPA - Estes são os textos para hoje: “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa. Heb 10: 19-22

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência.” I Tim 4:1 e 2.

O estudo da consciência, talvez, seja um dos temas mais negligenciado em psicologia Bíblica. Poucos teólogos e pregadores preocupam-se em estudá-la e em explicá-la. E poucos sermões tem sido pregado sobre este tema. Muitas pessoas, em nome da sua consciência, fizeram e fazem coisas terríveis. A lição de hoje mostra que os verdadeiros mordomos tem uma consciência limpa perante os homens e perante Deus. Lembre-se que a Bíblia é o único guia seguro, a consciência não é um guia seguro. A Bíblia classifica alguns tipos de consciência que as pessoas desenvolvem, a saber:

ASPECTO POSITIVO: 1) BOA CONSCIÊNCIA - Atos 23:1 “...Varões irmãos, até ao dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência.” Esse tipo de consciência caracteriza as pessoas agradáveis, e que não criticam os outros.

 2) CONSCIÊNCIA LIMPA – Atos 24: 16 “Por isso sempre procuro ter uma consciência limpa, (sem ofensa) tanto para com Deus como para com os homens.” Paulo podia dormir tranquilamente porque, ele esforçava-se em manter comunhão real com Deus, e estava seguro de estar sendo guiado por Deus. Ele possuía uma consciência isenta de maldades. 

3) CONSCIÊNCIA PURA – I Timóteo 3:9. “Guardando o mistério da fé , numa consciência pura.” A ideia aqui é de quem cometeu pecados e teve a consciência contaminada, mas que depois de ser perdoado, voltou a ter a consciência pura. Aqui aparece a palavra catarós, no original grego, que, dai foi tirada a palavra catarse, que tem o sentido de purificar.

ASPECTO NEGATIVO: 1) CONSCIÊNCIA FRACA - Romanos 8: 7 e 12. Aqui a consciência acusava alguns cristãos recém convertidos por comerem carnes sacrificadas aos ídolos. O v. 8 mostra que o problema não estava nas carnes, e sim na consciência.

2) CONSCIÊNCIA CONTAMINADA - Tito 1:15. Aqui mostra-nos que os desobedientes ao evangelho tem a consciência contaminada.

 3) CONSCIÊNCIA CAUTERIZADA – I Timóteo 4:2. Este é o pior tipo de consciência, pois revela alguém que já pecou contra o Espírito Santo. O pecado contra o Espírito santo é aquele que não é confessado, e por não ser confessado, o pecador já não escuta a voz de Deus e continua nos seus atos pecaminosos repetidamente. Ellen White menciona: “Todos os que sufocam as admoestações da consciência estão lançando as sementes da incredulidade, e estas produzirão uma colheita de maldições.” Caminho a Cristo.

Há outros tipos de consciência no aspecto negativo. 1) Pervertida. Ver Lucas 22:1-6 Judas Iscariotes vendeu Jesus. 2) Flexível. Lucas 23:24. Pilatos atendeu a multidão. 3) Amortecida. Lucas 23:10 Os sacerdotes e escribas acusaram Jesus com grande veemência.

Nesta altura da nossa reflexão convém perguntar: A sua consciência é de um verdadeiro mordomo? veja o  que se deve fazer no caso de termos a consciência no aspecto negativo: “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” Heb. 9:14

QUARTA-FEIRA (7 de fevereiro) OBEDIÊNCIAEstes são os textos para hoje e que nos incentivam à obediência: “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.” I João 5: 2 e 3

Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome.” Romanos 1:5

Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Rom. 10:16 e 17

Encontramos na Bíblia diversos casos de pessoas que desobedeceram e sofreram e suas consequências. Um desses casos, relatado na lição, é o de Caim. Deus deixou instruções claras de como Abel e Caim deviam realizar os sacrifícios. Adão, Eva e Abel fizeram de forma correta, mas Caim imaginou que poderia fazer o sacrifício segundo a sua vontade, contrária a de Deus. Assim também hoje muitos cristãos procuram obedecer Deus, em vários aspectos da vida pessoal, familiar e religiosa, segundo sua vontade. Caim, quando percebeu que a sua oferta não tina sido aceita, revoltou-se contra seu irmão e o matou.

Obediência a Deus é liberdade do cativeiro do pecado, livramento das paixões e impulsos humanos. O homem pode ser vencedor de si mesmo, vencedor de suas inclinações, vencedor dos principados e potestades, e dos “príncipes das trevas deste século”, e das “hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”. Efés. 6:12” A Ciência do Bom Viver, 131.

Mas note que a obediência não é uma mera concordância externa e sim uma conseqüência do amor. A lei de Deus é uma expressão da natureza divina; é uma personificação do grande princípio do amor e, por isso, o fundamento do Seu governo no Céu e na Terra. Se nosso coração for renovado à semelhança de Deus, se o amor divino estiver nele implantado, é claro que viveremos em obediência à lei de Deus. Quando o princípio do amor domina o coração, quando o homem é renovado segundo a imagem dAquele que o criou, a promessa do novo concerto é cumprida: “Porei no seu coração as Minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei”. Heb 10:16. E se a lei estiver escrita no coração, claramente ela moldará a vida. A obediência, nosso serviço e compromisso de amor, é o verdadeiro sinal do discipulado. Diz a Escritura: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os Seus mandamentos”. I João 5:3 “Aquele que diz: Eu O conheço e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade” I João 2:4 Em vez de dispensar as pessoas da obediência, é a fé, e somente a fé, que nos faz participantes da graça de Cristo, capacitando-nos a obedecer.” Caminho a Cristo, 39 

QUINTA-FEIRA (8 de fevereiro) DIGNO DE CONFIANÇAEste é o texto principal para o estudo de hoje:Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito. Pois, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras? E, se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso? Lucas 16:10-12.

Estamos em plena era da mentira, e como podemos confiar nas pessoas? Em qualquer relacionamento, a confiança deve ser vista dos dois lados. Deus disse: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós.” João 15:16. A prova da confiança de Deus no ser humano foi a vinda Jesus Cristo a este mundo para nos garantir a salvação presente e futura. O segredo para sermos abençoados e bem-sucedidos é estarmos ligados à Videira, Jesus, que nos fornece apoio, alimento, graça, força e ousadia para produzirmos frutos neste mundo, cumprindo o propósito para o qual Deus nos criou.

Deus acredita em nós e quer que tenhamos o mesmo pensamento que Ele tem a nosso respeito: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” Jeremias 29:11. O Senhor usa adjetivos como belo, honrado, valorizado, especial, precioso, abençoado e santo para referir-Se ao Seu povo. Ele acredita no potencial do ser humano, pois fomos criados à Sua imagem e semelhança.

Por outro lado Deus confia em nós para sermos-lhe fiéis na obediência aos Seus mandamentos e na pregação do evangelho. A despeito das nossas fraquezas, ainda assim, Deus continua confiando em nós, para anunciarmos o evangelho. Ninguem torna-se digno de confiança do dia para a noite. É preciso um relacionamento para se adquirir confiança e com Deus é assim também.

A lição de hoje traz o exemplo de Daniel que foi considerado digno de confiança pelos monarcas de dois impérios mundiais. Daniel foi denunciado, preso e colocado na cova dos leões. Sua integridade não o livrou da inveja, da fúria, da astúcia e da perseguição dos corruptos. A integridade de Daniel não o livrou de ser injustiçado. A sua integridade e a sua fé não o livrou de passar pela cova dos leões, mas dentro daquela cova algo inesperado aconteceu, e nos ensina algo muito importante.

Deus sempre honra àqueles que O honram. Deus sempre honra àqueles que O obedecem. Deus sempre honra o fiel. Deus disse: ...porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos...I Sam 2:30. Ser honrado por Deus todos nós queremos, mas nem sempre estamos dispostos a fazer o mesmo com Deus.  Esse momento de honra só acontece quando nós nos propomos a honrar a Deus. Daniel foi honrado, mas, antes ele honrou ao Senhor diante de todos.

Daniel foi assistente direto de Nabucodonosor. Ele continuou no cargo do governo de Belsazar. A Babilônia caiu e Daniel continuou exercendo posição de destaque no governo de Dario. E diz a Bíblia que Daniel continuou exercendo grande influência no governo de Ciro, o persa. Ele não se corrompeu quando jovem, ele não se corrompeu quando velho, ele não se corrompeu quando era pobre, ele não se corrompeu quando era rico. Amém!

SEXTA-FEIRA (9 de fevereiro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 6 (1º trimestre 2018) OS SINAIS DE UM MORDOMO- A mordomia cristã é um estilo de vida não desse mundo, mas dos filhos de Deus. É uma maneira de se viver conforme o costume em ambiente perfeito. É assim que vivem os santos que nunca caíram. Se desejamos ser salvos, precisamos hoje e sempre cuidar de aplicar em nossa vida o que sabemos ser a vontade de Deus.

Gosto do exemplo de Abraão como mordomo. Abraão tinha obedecido a Deus muitas vezes, em sua caminhada com Ele, mas nenhum teste foi mais severo do que o de Gênesis 22. Deus ordenou: “Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi” Gênesis 22:2. Esse foi um pedido impressionante porque Isaque era o seu filho da promessa.

Como Abraão respondeu? Com obediência imediata; na manhã seguinte, Abraão começou a sua jornada com dois servos, um jumento, seu filho Isaque, com 21 anos de idade, e com a lenha para o holocausto. Sua obediência inquestionável ao comando aparentemente confuso de Deus deu a Deus a glória que Ele merece e nos deixou um exemplo de como devemos glorificá-lo. Isto é mordomia!

Quando obedecemos, da mesma forma que Abraão, confiando que o plano de Deus é o melhor possível, elevamos Seus atributos e O louvamos por eles. A obediência de Abraão à face de um comando tão difícil exaltou o amor soberano de Deus, Sua bondade, o fato de que Ele é digno de confiança, e nos deixou um exemplo a seguir. Sua fé no Deus que ele passou a conhecer e amar colocou Abraão na lista de heróis da fé em Hebreus 11.

Deus usou a fé de Abraão como um exemplo de que fé é o único caminho a Deus. Gênesis 15:6 diz: “creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça”. Essa verdade é a base da fé Cristã, como confirmado por Romanos 4:3 e Tiago 2:23. A justiça que foi creditada a Abraão é a mesma justiça a nós creditada quando recebemos pela fé o sacrifício que Deus providenciou pelos nossos pecados através de Jesus Cristo: “Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” II Coríntios 5:21.

A história do Velho Testamento sobre Abraão é a base do ensino do Novo Testamento sobre a expiação, a oferta do sacrifício do Senhor Jesus na cruz pelo pecado da humanidade. Jesus disse, muitos séculos depois: “Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se” João 8:56. Segue uma relação entre Isaque e Cristo: “Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque” Gênesis 22:2 ; “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito...” João 3:16. Abraão entregou-se, e tudo quanto tinha, completamente a Deus. Isso é mordomia!

O tempo presente é um período de solene privilégio e sagrada confiança. Se os servos de Deus guardarem fielmente o depósito que lhes é confiado, grande será sua recompensa, quando o Mestre disser: “Presta contas da tua mordomia.” Luc. 16:2. A ativa lida, a obra desinteressada, o esforço paciente e perseverante, serão abundantemente galardoados. Jesus dirá: “Já vos não chamarei servos, … mas tenho-vos chamado amigos.” João 15:15. A aprovação do Mestre não é dada por causa da grandeza da obra realizada, mas em virtude da fidelidade em tudo quanto foi feito. Não é o resultado que atingimos, mas os motivos por que procedemos, que têm valor para com Deus. Ele preza a bondade e a fidelidade acima de tudo mais.” Obreiros Evangélicos, 267.

Luís Carlos Fonseca



Sem comentários:

Enviar um comentário