terça-feira, 23 de janeiro de 2018

O Que é Um Lar?

O Que é Um Lar?
É bom estabelecer a diferença entre uma Casa e um Lar. Casa é uma construção com alguns materiais, como; cimento e tijolos. Lar é uma construção que envolve normas, valores e princípios, que regem os bons relacionamentos entre pessoas e suas crenças. Casa é um abrigo das intempéries do tempo como; do calor, do frio e da chuva. Já o lar é o abrigo do medo, da dor, da solidão e do desamparo. Lar é o canto onde os membros da família anseiam por estar, onde alimentam-se de afeto e encontram o conforto do acolhimento na esposa, no marido, nos filhos, nos pais e, eventualmente, nos parentes que moram juntos. Em uma casa pode-se criar problemas, mas é no lar onde os eles são resolvidos.
A Bíblia Sagrada faz referência a este modelo de lar quando assim expressa-se: “Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa.” Salmo 128:3

No contexto do lar surge a família que, sem dúvidas, é a instituição social mais importante que existe. No entanto, a família enfrenta uma crise profunda em nossa atual sociedade. Muitas famílias vivem sob o mesmo teto, comem juntas ao redor da mesma mesa, mas não têm um lar. Lembro-me de um dito popular: “Encha uma casa de amor, e ela se tornará em um lar.” Eu defendo a ideia de que um lar sólido é um presente de Deus construído com amor e sustentado por valores e princípios.
Achei interessante a maneira como Ernestine Schumann Heink definiu o lar: “Um teto para abrigar-nos da chuva. Quatro paredes para proteger-nos do vento. Assoalho para manter-nos longe do frio. Sim, mas é muito mais do que isso. É o choro de um bebé, a canção da mãe, a força do pai. É o calor de corações que se amam, a luz de olhos felizes, a bondade, a lealdade e o companheirismo. O lar é a primeira escola e a primeira igreja das crianças, onde aprendem o que é correto, o que é bom e o que é amável. É para onde as crianças vão quando querem conforto, quando estão feridas ou doentes. É onde a alegria é compartilhada e a tristeza é suavizada. Onde pai e mãe são respeitados e amados, e as crianças são queridas. É o lugar em que o mais simples dos alimentos é suficientemente bom para os reis, visto que é ganho com trabalho. É onde o dinheiro não é tão importante quanto o amor e a bondade. É onde até a chaleira canta de felicidade. Isso é um lar. Deus o abençoe.”
Sabemos que não existem famílias e nem lares perfeitos em nosso mundo pecaminoso. No entanto, nossa missão é restaurar famílias quebradas e transformar casas frias em lares calorosos, e aqui entra a participação ativa, primeiramente, do casal. O modelo bíblico para a formação de um casal é entre um homem e uma mulher casados civilmente, e que estão dispostos em estabelecer laços de responsabilidades e respeito mútuos. Entre essas responsabilidades está; a de ter e educar os filhos para servirem a sociedade e a Deus.
O casal deve estabelecer laços de amor e respeito entre si para a sua felicidade. Mas um lar completo é formado pelos pais e filhos. Eu sempre busquei os meus conselhos na Bíblia, e encontro em Deuteronômio 6: 6-9 conselhos claros, de como oferecer a melhor educação aos filhos. No texto acima referido, Moisés é orientado por Deus à retratar o papel dos pais no desenvolvimento mental e espiritual do caráter de seus filhos. No entanto, o que a nossa sociedade tem vivido é exatamente o oposto daquilo que Deus arquitetou para Seus filhos. O que vemos hoje são famílias desesperadas em busca de socorro para seus filhos. Muitos buscam às escolas, como meio de solucionar situações nas quais não conseguem mais agir nem organizar em casa. Por outro lado, as escolas não conseguem dar o retorno que os pais esperam, pois a sua área de ação depende de uma cumplicidade entre a família, suas crenças e a escola. Como podemos ajudar os nossos filhos a serem ajustados e equilibrados emocionalmente, aptos para construírem futuros lares saudáveis e ainda serem úteis à sociedade e a Deus?
Ellen Gould White, conselheira Cristã, em seu livro Conselho aos Pais Professores e Estudantes, pág. 107 assim expressa-se: “É no lar que a educação da criança deve ser iniciada. Ali está sua primeira escola. Ali, tendo seus pais como instrutores, a criança terá de aprender as lições que a devem guiar por toda a vida.”
O mundo está cheio de laços maldosos para os pés dos nossos jovens, portanto, o preparo que habilitará a criança a combater com êxito na luta contra o mal deve começar mesmo antes do seu nascimento. A educação da criança constitui parte importante do plano de Deus para tornar evidente o poder do cristianismo. Um estudo sobre o tempo gasto dentro do lar tem mostrado que nossos filhos passam de 6 a 8 horas diante da televisão, dos jogos ou de um computador, mas não passam mais do que 5 a 10 minutos conversando com seus pais. Com esses dados poderíamos perguntar: quem está exercendo maior influência na vida de nossos filhos? Que tipo de lares estão se formando? Como será a nossa sociedade?
Muitos pais preocupam-se com a formação espiritual dos filhos, mas esquecem que a menos que esta preocupação pessoal, seja transmitida aos filhos, estes não aprenderão somente se os pais estiverem apenas preocupados consigo mesmos. Os pais necessitam transmitir esses valores morais e espirituais, através dos momentos que passam juntos com os filhos, quer seja através de brincadeiras em casa ou em um parque, ou em contar histórias da Bíblia e inclusive levando os filhos à igreja.
Que tipo de lar Deus deseja que os seus filhos tenham? Um lugar onde reine a paz, e para isso o Senhor Jesus deve ser o hóspede especial: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” Salmo 127:1. Caso os pais organizassem e distribuíssem melhor o seu tempo, e passassem mais tempo de qualidade com os filhos, transmitindo-lhes princípios cristãos, teríamos; “mais amor do que ódio, mais perdão do que ofensas, mais união do que discórdias, mais alegria do que tristeza, mais luz do que trevas e mais consolo do que desconsolo.” Francisco de Assis.
Li uma história curiosa. Em um programa de rádio que entrevistava crianças de várias idades, muitas vezes com resultados engraçados e de grande sabedoria vinda daqueles meninos. Uma entrevista interessante foi a seguinte: Repórter - Onde moras?  Menino - Mudamos para cá há pouco tempo e ainda estamos em um hotel. Repórter - Então, vós não tendes um lar?Menino - Senhor, temos um lar, nós não temos uma casa para colocá-lo dentro.

Luís Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário