terça-feira, 8 de maio de 2012

É POSSÍVEL OBTER A VITÓRIA SOBRE O PECADO?


Vitória Sobre o Pecado
Ler João 8:1-11

Introdução

1.A mulher estava condenada ao apedrejamento, mas saiu livre e perdoada.

2.O texto nos mostra a abrangência do perdão oferecido por Deus.

3.Vamos analisar agora as duas frases de Jesus que revelam como o perdão atua no pecador.

I.“Eu também não te condeno”


1.Essa frase ressalta a misericórdia de Deus para com o pecador.
~
2.O perdão livra da condenação. Isso significa a eliminação da culpa pelos erros cometidos. Resolve o problema de todos os pecados passados. Assim, o perdão alcança nossa história, nossos erros passados, nossas transgressões.

3.Mas se o perdão resolvesse apenas o problema da culpa pelos erros cometidos seria insuficiente. Por que insuficiente? Porque nosso problema não é apenas a culpa pelos pecados cometidos. Nosso maior problema é a condição do nosso coração, nossa tendência de continuar pecando.

4.Isso significa que, no momento exato em que há arrependimento e confissão, o perdão pelo pecado cometido é conferido. A questão agora é dali para frente. Meus pecados estão perdoados, e agora? Como será minha vida de hoje em diante? O perdão resolveu meu problema passado, mas e minha vida futura, como fica?

5.Então, Jesus olha bem nos olhos da pecadora e lhe dá uma ordem que alcança sua vida presente e futura. Observe a segunda frase de Jesus:

II.“Vai e não peques mais”

1.Essa frase ressalta o poder de Deus oferecido ao pecador arrependido. Deus não Se empenha apenas em resolver o problema da culpa, Ele quer também que tenhamos uma vida de vitória sobre o pecado e a tentação.

2.A expressão “vai e não peques mais” é uma ordem. Mas precisamos entender que toda ordem de Deus, antes de ser uma ordem, é uma promessa.
a)Exemplo: Os Dez Mandamentos. Cada um deles, antes de ser uma ordem é uma promessa de capacitação para obedecer.

3.A ordem: “Vai e não peques mais” significa:

a)Agora que você foi perdoada, sua vida deverá refletir o caráter dAquele que a perdoou. Mas não é só isso que significa a ordem. Se fosse só isso, a pobre mulher estaria à mercê de seus próprios esforços para levar uma vida de pureza e santidade. Estaria perdida!

b)Significa também: “Filha, sua culpa foi eliminada, mas Eu quero lhe dar mais do que isso. Mantenha comunhão comigo e Eu lhe darei 
poder para vencer o pecado”.

III.Um exemplo esclarecedor

1.Davi, depois de cometer o grande pecado de sua vida, caiu em si. Estava sendo consumido pela culpa. Arrependido até o mais profundo de sua alma, com um sofrimento indizível, teve um encontro com a misericórdia e o poder de Deus.

2.O profeta o confrontou com sua culpa e ele mesmo, Davi, deu a sentença de morte. (Leia 2 Samuel 12). Ao descobrir que a história contada pelo profeta se referia ao seu pecado, ele percebeu a gravidade do seu erro. Em seu arrependimento sincero, escreveu o Salmo 51.

3.Nessa sua oração ele expressa duas preocupações, sendo que uma delas parece ser maior do que a outra.

a)A primeira preocupação é com a culpa pelo pecado cometido. E para lidar com a culpa, o único meio é recorrer ao perdão divino. Sua primeira declaração nesse salmo é para resolver sua primeira preocupação, a culpa: “Compadece-Te de mim, ó Deus, segundo a Tua benignidade; e, segundo a multidão das Tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.”

b)Sua segunda declaração é para resolver sua segunda preocupação: a condição do seu coração. Na verdade, esta é sua maior preocupação. Davi estava apavorado com sua maldade interior. Ele sabia que receber o perdão pelo ato pecaminoso não seria suficiente. Queria mesmo era ser transformado interiormente. Então, ele continuou sua oração: “Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.”

4.Ao longo do Salmo, fica claro para nós que Davi estava mais concentrado na condição do seu coração do que naquele pecado cometido.

a)Verso 5: “Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.”

b)Verso 7: “Purifica-me com hissopo, e ficarei mais alvo que a neve.

c)Verso 10 – “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.”

Conclusão
1.As palavras de Jesus à mulher pecadora expressam os dois aspectos do perdão que Deus oferece ao pecador arrependido:

a)“Eu também não te condeno” – Libertação da culpa pelos pecados cometidos. É uma referência aos atos praticados, à transgressão, ao comportamento pecaminoso.

b)“Vai e não peques mais” – Transformação interior. É uma promessa de que, pelo poder de Deus atuando em uma vida consagrada e em comunhão com o Céu, é possível obter a vitória sobre o pecado.

2.Essa história da mulher pecadora apresenta-nos as duas classes de pecadores que estão diante de Jesus:

a)Os que são representados pelos escribas e fariseus – os acusados pela consciência, mas se retiram da presença do Senhor. Sua condição é desesperadora. Saem pior do que chegaram.

b)Os que são representados pela mulher – também são acusados pela consciência, mas decidem permanecer na presença de Jesus. Aceitam Seu amor e nunca mais querem viver sem Ele.

3.A qual dos dois grupos você quer pertencer? Essa decisão precisa ser tomada agora.

Pr. Ranieri Sales  - Revista do Ancião - jan – mar 2008. Comunicações/UCB

Luís Carlos Fonseca.

Sem comentários:

Enviar um comentário