quarta-feira, 30 de maio de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 – UMA RESPOSTA DE AMOR


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 – UMA RESPOSTA DE AMOR

VERSO ÁUREO: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” João 14:15

INTRODUÇÃO: Quando o namorado viaja longas distâncias para se encontrar com a namorada, leva um ramo de flores para ela; e ficam juntos por várias horas, ele faz tudo isso para demostrar o seu amor por ela. Da mesma forma somos nós, quando nos esforçamos para conduzir pessoas à Cristo, estamos demostrando que amamos Jesus e queremos colaborar com o trabalho de evangelização.

O que realmente nos motiva a trabalharmos para Cristo? As vezes questiono-me. Será que eu faria o mesmo trabalho para Deus se não recebesse um salário? Pois os pastores são pagos para trabalharem na seara do mestre.


Alguns podem estar fazendo a coisa certa pelos motivos errados. Por exemplo: Uma moça cristã pode dar estudos bíblicos para um rapaz pensando em conquistá-lo para si. Alguns podem cantar na igreja para mostrarem-se, ou para ganhar dinheiro decorrente da música.

Qual deve ser a verdadeira motivação em servir? A verdadeira motivação para servir a Cristo deve estar no fato da nossa gratidão porque fomos resgatados das garras do pecado, e agora vivemos livres da culpa.

DOMINGO: (3 de junho) – MOTIVADOS PELO AMOR O que é que motiva um pai ou uma mãe a doar um dos seus rins para salvar um filho? Sem dúvidas que é o fortíssimo vínculo do amor de pais. Como pai, eu não meço esforços para contribuir com o nosso filho para que faça a faculdade e se torne em engenheiro mecânico. Assim também só estaremos verdadeiramente comprometidos com a missão quando tivermos uma cumplicidade com Jesus Cristo.

Como o seguinte texto está relacionado com a sua experiência de comunhão com Cristo? “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.” I João 4:18-19. Este texto torna-se claro para mim quando comparo o meu relacionamento com as pessoas e com Jesus. Geralmente não sentimos amor pelas pessoas desconhecidas ou estranhas. O que sentimos é compaixão e pena. Para sentirmos amor verdadeiro e profundo pelas pessoas, ao ponto de dedicarmos tempo; recursos e habilidades em favor delas é necessário esta ligação real e constante com Jesus.

O amor geralmente conduz a obediência, mas a obediência nem sempre conduz ao amor.

Como os seguintes textos definem o amor a Deus e ao próximo? “Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinquenta. E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais? E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.” Lucas 7:41-43

“Tão-somente tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, o servo do Senhor, vos mandou: que ameis ao Senhor vosso Deus, e andeis em todos os seus caminhos, e guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.” Josué 22:5

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viveremos para ele, e faremos nele morada.” João 14:23.

SEGUNDA-FEIRA ( 4 de junho) – NÃO POR SENTIMENTO DE CULPAComo tem sido os apelos missionários na sua igreja? Alguns líderes têm usado os meios errados para tentarem alcançar o fim desejado. As vezes, ouve-se isto nos apelos missionários: “Se Deus nos salvou, como podemos ficar inativos?”   “Muitas pessoas estão no erro, e se não avisá-las, Deus vai cobrar de nós o seu sangue.”

Este é o texto que muitas vezes é usado para ameaçar a igreja. “Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerá; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma.” Ezequiel 3:18-19.

O correto é darmos a ênfase naquilo que Deus fez por nós e não naquilo que devemos fazer, e sob ameaça da vingança de Deus. Quando uma igreja tem um programa estratégico anual, bem elaborado, todos os membros devem ser convidados e envolvidos no trabalho de tal maneira que possa realizar com alegria, e sem se sentirem culpados.

Há três tipos de culpa:

1)A culpa do pecado – São os pecados cometidos, e que necessitam ser confessados e abandonados pelos filhos de Deus. 2) A culpa da omissão. “Quando sabemos que devemos fazer o bem e não o fazermos, nisto estamos pecando”. Esta situação também necessita ser resolvida com Deus 3) A culpa irreal. É aquela culpa que achamos que somos culpados, mas que de fato são os outros que nos influenciam a termos este sentimento.

Quando Paulo menciona, no texto abaixo, que todos são culpados perante Deus; ele está dizendo que a situação do ser humano é de pecador, e que devemos ficar “sempre alerta” para vivermos em íntima comunhão com Jesus.

“Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” Romanos 3:19-20

TERÇA-FEIRA (5 de junho) MOTIVADOS PARA SERVIR O que você pensaria de alguém que dissesse que ama a namorada ou esposa, mas não dispensava as atenções especiais como; dizer palavras de afeto e expressar atos de amor? O mesmo pode acontecer com alguns a nível de igreja. Alguém pode dizer que está comprometido com a missão de Cristo, mas não fazer nada.

O que os seguintes versos mostram sobre o amor de Jesus demostrado em suas atitudes?

“Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” João 15:13

“Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” Romanos 5:6-8.

Em qualquer nível de relacionamento a nossa motivação deve ser agradar a pessoa que amamos, como vemos no seguinte verso: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” João 14:21.

A vontade de Deus não está expressa apenas nos 10 mandamentos, mas em todo o conjunto de ordenanças. Por exemplo; quando a Palavra diz: “E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.” Lucas 22:19, é para todos os filhos de Deus participarem da cerimônia da comunhão. Quando a bíblia diz: “Orai sem cessar” é um mandamento que deve ser seguido por todos. Quando Jesus disse: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” Mateus 28:19, é mais um mandamento para ser obedecido.

Todas as vezes que o verbo está no imperativo é uma ordem que deve se obedecida. Logo, concluímos que a pregação do evangelho é uma condição do verdadeiro discipulado.

QUARTA-FEIRA (6 de junho) A ARMADILHA DO LEGALISMO – Como pastor eu prefiro lidar com uma pessoa mais débil na sua vida espiritual, do que com um legalista. O legalista é aquele que é capaz de engolir um camelo, mas coar um mosquito. Ele consegue enxergar um cisco no olho do seu irmão, mas não sente o peso e empecilho de uma trave no seu próprio olho.

O legalista tem a ideia de que os seus atos de bondade o levarão para mais perto de Deus. É a tal salvação pelas obras. O legalista atribui a devolução do dízimo, a guarda do sábado, nos seus mínimos detalhes e a sublimação dos seus desejos carnais como muito importantes para a sua salvação. Todos estes pontos e outros mais são importantes, e devemos atendê-los, mas devemos ver quais são os motivos que levam as pessoas a fazerem estas coisas. O legalista sempre tem uma resposta que fere, e uma observação severa e as vezes sarcásticas. Seria para acobertar um pecado? O legalista geralmente se concentra naquilo que eles e os outros fazem ou deixam de fazer, sendo que deviam se concentrar no poder do evangelho que salva.

A salvação sempre foi e sempre será pela fé, graça e sangue de Cristo. Quando a pessoa deixa de ter um relacionamento saudável com Cristo logo começa a revelar a sua própria justiça:

“Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação. Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.” Romanos 10:1-4

QUINTA-FEIRA (7 de junho) – LIVRE PARA SER ESCRAVO – O título de hoje parece antagônico, mas é fácil de ser entendido. 

Antes de conhecermos Cristo éramos escravos do pecado; depois fomos libertos por Seu sangue, e quando compreendemos o amor de Deus por nós tornamo-nos servos de Cristo, no sentido de servi-Lo por amor. 

A ideia de servo está impregnada no Novo Testamento. Normalmente, os sevos ou escravos, eram propriedade de alguém e eram obrigados a trabalhar sob as ordens do seu Senhor. E os profetas tomaram esta ideia para demonstrar aquilo que devemos ser em relação ao Senhor Jesus.

Veja os textos abaixo: “Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos.” Filipenses 1:1

“Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde.” Tiago 1:1. Ver também II Pedro 1:1

Que relação se deve fazer com a escravidão e liberdade do pecado?
“Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8:34-36

SEXTA-FEIRA (8 de Junho) – “A verdade há de em breve triunfar gloriosamente, e todos quantos agora escolhem ser cooperadores de Deus, com ela triunfarão.” T9, 135

“A igreja de Cristo é o agente designado por Deus para a salvação dos homens. Sua missão é levar o evangelho ao mundo.” C.C, 81

Para respondermos ao amor de Deus por nós, necessitamos de renovar diariamente a nossa comunhão com Deus, a fim de mantermos o nosso entusiasmo e concentração na missão. E uma boa maneira de mantermos a missão sempre alerta, é trabalharmos para Cristo.

“Um cristão alerta é o cristão que trabalha, procurando zelosamente fazer tudo o que está ao seu alcance para fazer avançar o evangelho. À medida que aumenta o seu amor pelo redentor, também aumenta para os seus semelhantes.” Atos dos Apóstolos, 186

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário