quinta-feira, 10 de maio de 2012

ESTUDO BÍBLICO COMPEMENTAR Nº 9 - A DIVINDADE DE JESUS CRISTO


ESTUDO BÍBLICO COMPEMENTAR Nº 9 - A DIVINDADE DE JESUS CRISTO

Seria Jesus um ser criado e não coexistente com o Pai desde a eternidade?

O seguinte texto não ensina que Jesus foi criado? “O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.” Colossenses 3:15

O texto diz que Jesus é o primogênito de todos os seres criados. A palavra grega aqui usada é prototokós que significa  “preeminente.” 

Alguém que possui os privilégios e prerrogativas de Deus. Jesus é o primogênito não no sentido de tempo,  mas de privilégios. Todos os privilégios de primogênito Lhe pertencem. Davi era o 8º filho de Jessé e, no entanto, ele é chamado de, o primogênito.


Jesus possuía os privilégios e prerrogativas de Deus. Somente Deus pode criar algo, receber adoração e perdoar pecados; como vamos ver nas seguintes referências:

1) Em Coloss. 3:16 Encontramos: “Porque nEle foram criadas todas as coisas que há, nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por Ele e para Ele.”

2) Ele era o “Eu Sou” de João 8:58. Querendo dizer que existia por Si próprio, Ele disse: “Antes que Abraão existisse Eu Sou.”

3) O profeta Isaías chama-O de: “Pai da eternidade”. Ver Isaías 9:6. Miqueias declara que a Sua origem é: “desde a eternidade.” Ver Miqueias 5:2. Eterno é alguém que não teve início e nem terá fim.

4) João afirma que Jesus estava no princípio de tudo e que tudo foi criado por Ele. Ver João 1: 1-3. Jesus era Deus, e criou todas as coisas.

5) Paulo menciona que Jesus tendo a forma de Deus não teve por usurpação o ser igual a Deus, mas aniquilo-Se a Si mesmo tomando a forma de homem. Menciona ainda que Jesus é o Senhor e que merece adoração. Ele deixou os privilégios divinos para Se tornar o nosso Salvador.  Ver Filipenses 2: 6-11. Somente Deus pode receber adoração.

6) Jesus perdoava pecados, coisas que só Deus pode fazer. Ver Lucas 5.20-24. Aqui menciona Jesus curando  um paralítico e perdoando os seus pecados.

7) Jesus é o primeiro e o último, Aquele que possui a chave da sepultura. Apoc. 1:18

8) Em Hebreus 1:5-9, o Pai dirige-Se ao filho como Deus.

9) Em João 20:28 Tomé testificou que Jesus era Deus e Senhor.

10) “Jesus... é o único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores. Aquele que tem Ele só a imortalidade e habita na luz inacessível, a quem nenhum homem viu, nem pode ver...” I Timóteo 6:15e 16

Somente Deus podia vir a este mundo e operar a redenção da humanidade através da Sua morte.

Luís Carlos Fonseca

4 comentários:

  1. Gostei do seu artigo. foi bom ter lido. é edificante. estou no Blog meditardiario do Bogger com alguns temas biblicos publicados.

    abçs.

    ResponderEliminar
  2. PARABENS MEU AMIGO E IRMÃO, ^^ OTIMO POST

    ResponderEliminar