terça-feira, 1 de maio de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 – EVANGELISMO E TESTEMUNHO PESSOAIS


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 – EVANGELISMO E TESTEMUNHO PESSOAIS

VERSO ÁUREO: “Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.” Isaías 43:10

INTRODUÇÃO: A lição desta semana toca em um ponto muito importante, pois trata do envolvimento pessoal na missão. Ser membro da igreja e deixar a responsabilidade da missão para poucas pessoas, é como desejar receber as bênçãos de Deus sem dar nada em troca para Ele. É uma forma de egoísmo! É certo que Deus é pródigo em abençoar-nos, independentemente das nossas ações, mas quando se trata de testemunhar, Deus conta com a atuação de Seus filhos santificados. Portanto você é muito importante na pregação do evangelho de Cristo, através do seu testemunho pessoal.


É certo que o testemunho de vida é importante, mas o testemunho se torna completo quando usamos um método pessoal, como; dar um estudo bíblico para algum amigo, convidar alguém para ir à igreja, dirigir uma série de conferências ou distribuir livros e literaturas.
Veja este pensamento de um pastor experiente em crescimento de igreja: "Você jamais chegará à maturidade espiritual apenas comparecendo aos cultos como um espectador passivo" Rick Warren. Logicamente aqueles que têm a alegria da certeza da salvação, vão querer levar outros à viverem a mesma experiência espiritual.

O envolvimento pessoal é mesmo fundamental para o crescimento de igreja. Várias pesquisas tem sido feitas, e ficou constatado que mais de 80% das pessoas que decidiram-se por Cristo tiveram a influência direta de amigos, parentes e vizinhos, isto é; de pessoas conhecidas. E mais de 60% dos conversos aceitaram o primeiro convite para estudar a bíblia através de alguém da sua rede de amizades. 

Portanto, mãos à obra!

DOMINGO (6 de maio) – O MEU DEUS E EU – O nosso relacionamento com Deus terá uma influência direta do nosso testemunho e ações missionárias em favor de Cristo.

Lembro-me de quando estudava Teologia no antigo IAE (SP), e como requisito da disciplina residência pastoral, foi-nos pedido que encontrássemos algumas pessoas para receberem estudos bíblicos. Entre as pessoas, encontrei uma família carenciada com 6 filhos, e que necessitava de cuidados básicos. Como morava no internato, sai pedindo dinheiro nos quartos do dormitório para comprar alimentos, e solicitei um colega para levarmos alimentos àquela família. Foi uma verdadeira bênção! Contei esta experiência só para mostrar que naquele ano, que foi o primeiro ano de seminário, eu ficava quase meia hora ajoelhado em oração. Tenho saudades daquele ano!

O que o seguinte texto diz a respeito da verdadeira comunhão com Jesus?: “Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus. E, vendo estar com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário.” Atos 4:13-14.

A nossa comunhão pessoal com Deus irá determinar o nosso potencial missionário. Foi isso o que aconteceu com a mulher samaritana. Assim que ela descobriu quem era Jesus, deixou o cântaro, junto ao poço de Jacó, e saiu à anunciar o Messias que tinha encontrado.

Veja estes textos: “Deus é a fonte de vida, luz e felicidade para todo o Universo. Como raios de luz do Sol, como correntes de água irrompendo de fonte viva, assim dEle dimanam bênçãos para todas as Suas criaturas. E onde quer que a vida de Deus se encontre no coração dos homens, fluirá em amor e bênçãos aos outros.” Caminho a Cristo, 77.

“Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário. Aquele que bebe da água viva faz-se fonte de vida. O depositário torna-se doador. A graça de Cristo na alma é uma vertente no deserto, fluindo para refrigério de todos, e tornando os que estão prestes a perecer, ansiosos de beber da água da vida.” Serviço Cristão, 9.

“Tão depressa alguém se chegue para Cristo, nasce-lhe no coração o desejo de revelar aos outros o precioso amigo que encontrou em Jesus; a salvadora e santificante verdade não lhe pode ficar encerrada no coração. Se nos achamos revestidos da justiça de Cristo e cheios da alegria proveniente da habitação de Seu Espírito em nós, não nos será possível calar-nos. Se provamos e vimos que o Senhor é bom, teremos alguma coisa a dizer.” Caminho a Cristo, 78 e 79

SEGUNDA-FEIRA (7 de maio) O MEU CAMPO MISSIONÁRIO PESSOALQual é o nosso campo missionário mais promissor? É junto dos nossos queridos e amigos. Aquele dito popular de que “santo de casa não faz milagres”, não funciona no campo evangelístico. Ao contrário, é aqui que funciona.

Leia este texto inspirado: “Deus espera serviço pessoal da parte de todo aquele a quem confiou o conhecimento da verdade para este tempo. Nem todos podem ir como missionários para terras estrangeiras, mas todos podem, na própria pátria, ser missionários na família e entre os vizinhos.” Serviço Cristão, 9.

Por que será que André falou ao irmão sobre o encontro com o Messias antes de falar com outras pessoas? Veja o exemplo bíblico: “Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido. Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias.” João 1:40-41

Por que alguns se esquivam de pregar aos seus queridos? Um testemunho pessoal é o relato de como você mesmo experimentou o poder de Deus. Alguns têm dificuldades de pregar para os seus queridos porque, muito provavelmente, o relacionamento com eles não é bom. Se não é bom, é porque falta-lhes receber o poder de Deus na vida que advém de uma entrega total a Cristo.

"Diga-lhes como você encontrou Jesus, e como foi abençoado desde que se colocou ao Seu serviço. ... Fale da alegria, do gozo que existe na vida cristã." Evangelismo, 486.

Tanto para com os meus amigos e familiares como para outras pessoas, o fator amizade e confiança devem ser levados em conta: Veja este outro texto inspirado:

"Atenda em primeiro lugar às necessidades temporais dos necessitados, e ajude em suas misérias e sofrimentos, e você encontrará então uma avenida aberta para o coração, onde poderá plantar as boas sementes da virtude e da religião." Testimonies for the Church, vol. 4, p 227.

Ver o diálogo entre Felipe e Natanael. Na falta de fé de Natanel, Felipe simplesmente disse: “Vem e vê.” João 1:43-50.

TERÇA-FEIRA (8 de maio) - O MEU POTENCIAL PESSOAL - A lição de hoje tem muito a ver com os dons espirituais e a maneira como respondemos ao Espírito Santo que nos dotou, com pelo menos um dom: “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” I Pedro 4:10.

Tendo em vista este princípio, agora devemos ser humildes diante do Espírito Santo e desenvolver o potencial do nosso chamado. 

Lembra-se do chamado de Moisés e de Jeremias? Ambos julgaram-se incapazes de tamanha responsabilidade, mas a partir do momento que se colocaram nas mãos de Deus, eles foram grandemente usados para a missão de cada um.

Na mente de Moisés, ele tinha aquilo que ele achava ser uma boa desculpa para não aceitar o chamado de Deus para libertar o povo de Israel da escravidão egípcia. Na sua mente, pessoas melhores instruídas do que ele poderiam fazer a obra. Ele disse:

“Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?” Êxodo 3:11

“Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! Eu não sou homem eloquente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.” Êxodo 4:10.

Fazemos um grande favor a nós mesmos e a Deus, quando aceitamos o chamado para exercermos os cargos internos da igreja, e as ações missionárias e evangelísticas promovidas pela igreja de Cristo.

Veja onde você é útil, e participe pelo menos em uma atividade missionária da igreja. Eu diria que a atividade missionária mais eficaz que podemos realizar é a de convidar e levar alguém para a igreja. Se um amigo chega ir à igreja, estamos facilitando a atuação do Espírito Santo na vida dele.

QUARTA-FEIRA (9 de maio) O TESTEMUNHO DE UMA VIDA ÍNTEGRA - Que cuidados devemos tomar para não vivermos apenas de aparências?

“Os fariseus pretendiam ser filhos de Abraão, e vangloriavam-se de possuir os oráculos de Deus; todavia, essas vantagens não os preservavam do egoísmo, da malignidade, da ganância e da mais baixa hipocrisia. Julgavam-se os maiores religiosos do mundo, mas sua chamada ortodoxia os levou a crucificar o Senhor da glória. O mesmo perigo ainda existe!”. O Desejado de Todas as Nações, 309.

Que influências nossas conversas e atos tem sobre nossos queridos e pessoas do nosso convívio? Veja estes textos: “Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a sua língua, antes enganando o próprio coração, a sua religião é vã.” Tiago 1:26

“E qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e que fosse lançado no mar.” Marcos 9:42

Veja este texto também inspirado: “Uma família bem ordenada e disciplinada diz mais em favor do cristianismo do que todos os sermões que se podem pregar” L. A pág. 32.

O que o texto bíblico seguinte fala para você sobre o exemplo que devemos dar? “Considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto. Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações. Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção. Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem? Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós.” I Pedro 3:2-15

QUINTA-FEIRA (10 de maio) – O MEU CONTRIBUTO PARA O CONJUNTOO texto para hoje é este: “Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.” João 4:37-38. 

Como já vimos este texto cumprido na nossa vida? - Não encontramos em lugar algum, uma pessoa que depois de trabalhar não recebe o que lhe é devido. O lavrador é um exemplo clássico, onde o mesmo examina uma propriedade; compra, cuida, planta, e depois colhe.

O que vem primeiro, a árvore ou o fruto? Existe um tempo determinado para se colher o fruto, mas se o lavrador aguardar, verá o resultado do seu trabalho. Assim também acontece com o trabalho missionário. A vontade de Deus é que você e eu sejamos árvores frutíferas, e que produzamos bons frutos:

“Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.” Salmo 1:3

“A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito. “ Prov. 15:4

“Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” Mateus 7:17-20

Estamos dispostos a desempenharmos a nossa parte para a edificação do Corpo de Cristo?

SEXTA-FEIRA - “Os portões áureos do Céu, não se abrem para os que se exaltam, não são erguidos para os de espírito altivo. ...Abençoado será o galardão da graça para os que trabalharam para Deus com simplicidade de fé e amor.” “A fronte dos que realizam esta obra cingirá a coroa do sacrifício. Mas receberão a sua recompensa.” “Este pensamento deve ser para todo obreiro de Deus um estímulo e animação.” Serviço Cristão, 267.

“A coroa da vida será brilhante ou fosca, cintilará com muitas estrelas ou será abrilhantada por poucas pedras preciosas, de acordo com o nosso próprio procedimento.” — The S.D.A. Bible Commentary 6:1105, 1895.

“Não haverá ninguém salvo no Céu com uma coroa sem estrelas. Se entrardes ali, haverá alguma pessoa nas cortes da glória que encontrou entrada ali por vosso intermédio.”  The Signs of the Times, 6 de Junho de 1892. Eventos Finais - EGW

Luís Carlos Fonseca

1 comentário:

  1. “Não haverá ninguém salvo no Céu com uma coroa sem estrelas. Se entrardes ali, haverá alguma pessoa nas cortes da glória que encontrou entrada ali por vosso intermédio.” The Signs of the Times, 6 de Junho de 1892. Eventos Finais - EGW

    este texto tem alguma base Bíblica?

    ResponderEliminar