quarta-feira, 23 de maio de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 – ENCAMINHADOS PARA O MINISTÉRIO/LIBERDADE PARA MINISTRAR


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 – ENCAMINHADOS PARA O MINISTÉRIO/LIBERDADE PARA MINISTRAR

VERSO ÁUREO: “E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.” Romanos 10:15

INTRODUÇÃO: Nesta semana vamos descrever a razão e o modo como cada membro de igreja deve ser envolvido na pregação do evangelho de Cristo. Quando se trabalha de forma unida e harmoniosa, sentimos o vínculo do amor de Deus atuando em nós, reafirma a nossa vocação e vinca a responsabilidade de sempre pregar. Não basta os crentes terem a formação para o evangelismo, é necessário que estejam envolvidos em algum projeto missionário.

As ações de formação para o evangelismo tem sido boas, mas muitos se queixam que depois de receberem treinamento não são envolvidas em alguma atividade da sua igreja local.

Quem deve encontrar atividades para os membros de igreja? É a liderança, a começar pelo pastor e anciãos, que devem estar em sintonia com o departamento missionário da igreja. Há lugar para todos aqueles que estão dispostos a pregarem a Palavra do Senhor Deus.


Que iniciativas missionárias podem desenvolver na igreja? Uma excelente maneira de envolver toda a igreja é através dos ministérios da igreja. O ministério da música, por exemplo, pode agendar lugares para o coral ou grupos irem e desenvolverem o evangelismo; em um lar para a terceira idade, em um orfanato, em um lugar público; e com isso angariar amizades e interessados para receberem estudos bíblicos. O ministério da saúde e temperança pode realizar rastreios de saúde, e também angariar pessoas para estudos da Bíblia. O ministério da mulher pode envolver as senhoras para durante o ano encontrar três amigas e oferecer uma bíblia com um guia de estudos bíblicos. E assim outras iniciativas podem ser desenvolvidas com os jovens, diáconos, diaconisas e os demais ministérios da igreja. Tem trabalho para toda gente.

DOMINGO (27 de maio) – RESPONSABILIDADE PARTILHADA – Moisés, por algum tempo, carregou o peso de liderar o povo de Israel quase sozinho. Esse também é um erro que alguns líderes de igreja enfrentam hoje.

Encontramos no texto para hoje a história de Jetro, o sogro de Moisés, que o orientou para que escolhesse líderes e os colocasse perante o povo de Israel. Ver Êxodo 18: 13-26.

Qual era a estratégia de atendimento ao povo que Moisés desenvolvia? “Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde?” Êxodo 18:14. Imagine um pastor ou ancião ter que fazer todo o trabalho da igreja e ainda sair e dar estudos bíblicos ou realizar classes batismais! Coitado! Portanto quando você for solicitado para alguma atividade interna ou missionária, aceite logo!

Que sábio conselho deu Jetro ao Moisés? “E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta, e maiorais de dez; para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave traga a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo.” Êxodo 18:21e 22. Veja as qualidades que devemos ter ao trabalharmos para Cristo: Capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiam a avareza.

Pastores e membros devem partilhar responsabilidades missionárias: “Não é o desígnio do Senhor que se deixe aos pastores a maior parte da obra de semear a semente da verdade. Homens que não são chamados ao ministério, devem ser animados a trabalhar pelo Mestre segundo suas várias aptidões. Centenas de homens e mulheres agora ociosos poderiam fazer uma obra digna de aceitação. Levando a verdade à casa de seus amigos e vizinhos, poderiam fazer uma grande obra para o Mestre” Test. Sel. Vol 3, pág 83, 84.

“Que os pastores e membros leigos saiam para os campos a amadurecer. Encontrarão sua seara onde quer que proclamem as esquecidas verdades bíblicas. Acharão pessoas que aceitem a verdade, e devotem sua vida a ganhar almas para Cristo.” The Signs of the Times, 3/8/1903.ns tem

SEGUNDA-FEIRA (28 de maio) - CORRER RISCOS PELO SUCESSO – A lição de hoje fala sobre o medo do fracasso missionário que alguns têm. Como em todas as áreas, temos que correr riscos. Lembro-me de uma iniciativa missionária que fizemos em Viseu, onde estou há quase 7 anos. Fizemos uma expo-saúde e vários seminários que conduziram a uma série de conferências bíblicas, e depois organizamos uma classe batismal onde poucas pessoas foram batizadas. Mas a igreja criou uma consciência missionária maravilhosa, que já realizou várias outras iniciativas e com excelentes resultados. O sucesso da igreja não pode ser medido de forma imediata, como nas empresas que precisam de lucros financeiros. O aspecto espiritual é diferente. Enquanto há vida há esperança! Enquanto a Porta da Graça esta aberta podemos pregar, e as pessoas, que são sinceras irão aceitar!

Como o seguinte princípio de Cristo pode ser aplicado na escolha de missionários voluntários? “Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.” Mateus 7:17-18.

Em primeiro lugar os dirigentes devem promover a parte espiritual da igreja, como; semana de oração e momentos de reavivamento para que todos tenham a oportunidade de harmonizar a vida de acordo com a Palavra de Deus. Depois, com conhecimento a respeito do potencial e vida espiritual de cada membro, devem fazer uma seleção, convidando apenas os consagrados a Deus e comprometidos com o trabalho. Pois, assim como uma maça "podre" estraga as outras frutas que ficam próximas dela, assim também um membro de igreja “vida torta” poderá estragar o conjunto missionário.

Qual é a sua disponibilidade espiritual? - “Não há limites à utilidade daquele que, pondo de parte o próprio eu, abre margem para a operação do Espírito Santo em seu coração, e vive uma vida inteiramente consagrada a Deus.” Serviço Cristão, 254.

TERÇA-FEIRA (29 de maio de 2012) - ADEQUAR OS OBREIROS À SEARA – Tendo em vista que todos os crentes, independentemente da idade e cultura, podem se ocupar de alguma atividade missionária, cabe a liderança da igreja trabalhar para distribuir as tarefas para cada irmão. Todos podem trabalhar, tendo cargos efetivos ou não. Aqueles que têm cargos são indicados pela comissão de nomeações e empossados pela igreja antes no final de cada ano eclesiástico.

Como os apóstolos adequaram a obra de Deus no seu início? Ver Atos 6:1-8

Em 1876 Ellen White recebeu de Deus uma visão que apresentava um modelo de igreja ideal. Ativa, dinâmica, envolvente, empolgante e, acima de tudo, realizadora da Sua vontade. O tempo passou e a visão ficou guardada.

Num sábado, dia 10 de novembro de 1900, vinte e quatro anos mais tarde, Ellen White foi visitar uma grande congregação na Califórnia e chegando lá, maravilhou-se com a contagiante atividade de todos os irmãos. Era a igreja de São Francisco, uma das duas visões, que agora, brilhava em sua mente como no dia em que havia sido mostrada. Imediatamente a figura de uma colmeia, onde abelhas laboriosas entram e saem de forma agitada, mas organizada, cada uma para sua função, se lhe apresentou: aquela era a igreja que o Senhor Jesus Cristo gostaria que O representasse na Terra e que levasse a cabo a missão de “buscar e salvar”.

Não havia uma só frente de trabalho descuidada. Pessoas de todas as idades e das mais diversas condições, estavam unidas em distintas áreas de atuação, procurando alcançar os ainda não alcançados e levá-los aos pés da cruz.

“Se nos humilhássemos perante Deus, e fôssemos bondosos, corteses, compassivos, piedosos, haveria uma centena de conversões à verdade onde agora há apenas uma”. Beneficência Social, 86.

QUARTA-FEIRA (30 de maio) CRESCIMENTO ESPIRITUAL E O ENVOLVIMENTO NAS ATIVIDADES. O desejo de pregar o evangelho surge a partir do momento que o crente sente gratidão pela salvação que Cristo operou na sua vida. Embora não devamos nos envolver nas atividades missionárias da igreja com o pretexto de vermos melhoras na nossa vida espiritual; mas, o próprio envolvimento acaba por nos proporcionar profundas alegrias espirituais. Uma coisa acaba por levar à outra.

Como os seguintes versos dizem que o fazer a vontade de Deus desenvolve o crescimento espiritual? “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.” João 7:17.

“E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem.” João 4:36

Nestes versos Jesus apresenta uma verdade que ajusta todos os que desejam segui-Lo. Há pelo menos dois benefícios em trabalhar para Deus: somos abençoados com um relacionamento mais profundo com Jesus; e emocionalmente somos enriquecidos, pois estamos sempre em contato com as pessoas.

O investimento missionário tem que ser algo contínuo, sem deixarmos espaço para o ócio - “Semeia a tua semente desde a manhã, e não deixes tuas mãos ociosas até a noite, pois não sabes o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas”. Eclesiastes 11:6

Acho interessante que essa passagem bíblica que estamos considerando, manda aplicar, investir e repartir, mas diz também que não devemos ficar ociosos, só porque já fizemos algum investimento.

A alegria de pregar - “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.” Atos 20:35

Paulo faz o seguinte apelo aos cristãos: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé” Gál. 6:9-10.

QUINTA-FEIRA (31 de maio) – CRIAR HARMONIA MEDIANTE O ENVOLVIMENTO – A lição de hoje mostra o desentendimento que houve entre Paulo e Barnabé por causa de João Marcos, que desistiu de seguir a equipe missionária na 1ª viagem. 
Quando estavam prontos para a segunda viagem missionária, Barnabé desejou levar Marcos, o seu sobrinho, mas Paulo não o permitiu.


Veja o texto: “E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão. E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos. Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra. E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre. E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus.” Atos 15:36-40.


Como podemos contornar os problemas sem ferir as pessoas? Veja como Paulo considerou Marcos depois deste episódio: “Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.” II Timóteo 4:11.


Como o envolvimento das pessoas no trabalho de Deus evita desavenças e cria harmonia? Geralmente uma igreja que trabalha não dá trabalho. Em Atos 6 Pedro relata a desavença que houve no corpo ministerial dos discípulos quando Judas Iscariotes enforcou-se, e usaram o  método de sortes que escolheu Matias para substituir Judas. O curioso é que na disputa entre Matias e Barsabás Justo; Matias ganhou, porque os onze discípulos votaram nele. Houve harmonia


SEXTA-FEIRA (1º de junho) - “Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.” Eclesiastes 11:6.


Como deve esta a nossa vida espiritual para fazermos o trabalho missionário? “Um mau traço de caráter que seja, um só desejo pecaminoso, acariciado persistentemente, acabará neutralizando todo o poder do evangelho. Toda condescendência pecaminosa fortalece a aversão da alma para com Deus. O homem que manifesta uma incredulidade obstinada ou uma estulta indiferença para com a verdade divina, está apenas colhendo aquilo que ele mesmo semeou. Em toda a Bíblia não existe advertência mais terrível contra o brincar com o mal do que as palavras do sábio, de que o pecador "com as cordas do seu pecado, será detido". Prov. 5:22. Cristo está pronto para libertar-nos do pecado, mas não força a vontade; e se pela persistente transgressão a própria vontade estiver inteiramente inclinada ao mal, e não desejarmos ser libertados, não querendo aceitar a Sua graça, que mais poderá Ele fazer? Nós mesmos nos destruímos, por nossa deliberada rejeição de Seu amor. "Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação." II Cor. 6:2.” Caminho a Cristo, 35.


Luís Carlos Fonseca.

Sem comentários:

Enviar um comentário