terça-feira, 8 de maio de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 – EVANGELISMO E TESTEMUNHO COLETIVOS


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 – EVANGELISMO E TESTEMUNHO COLETIVOS

VERSO ÁUREO: “E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” II Timóteo 2:2

OBJETIVOS DESTA LIÇÃO: Valorizar os benefícios que resultam da cooperação com uma equipe na divulgação do evangelho. Sentir a alegria de participar de algum projeto missionário promovido pela liderança da sua igreja. Manter-se em oração constante para que o Espírito Santo possa dirigir cada ação individual e colectiva da igreja.

INTRODUÇÃO: Com certeza, a divulgação da Palavra de Deus não pode se limitar somente às iniciativas e ações pastorais. Para que a mensagem seja pregada a todo o mundo, é necessário o envolvimento de todos os membros.

É importante que cada crente descubra os seus dons espirituais e esteja disposto a usá-los para a glória de Deus. Nos tempos bíblicos, quando a igreja cristã primitiva iniciava, vemos ações missionárias em conjunto. Logo no Pentecostes nos é dito: “E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.” Atos 2:44. Além de orarem em conjunto, também faziam o trabalho missionário em equipe, como vemos nos versos seguintes:


Equipe missionária: “E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.” Atos 13:13

Dupla missionária: “Mas os judeus incitaram algumas mulheres religiosas e honestas, e os principais da cidade, e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos.” Atos 13:50

Temos o exemplo de João Marcos que fracassou na primeira tentativa missionária, e não acompanhou Barnabé e Paulo, mas depois ele se reergueu e foi para Chipre com Barnabé; e, mesmo Paulo disse que ele era útil para o ministério. Ver Atos 15:36-39 e II Timóteo 4:11

Tendo em conta o exemplo negativo de Marcos, reavalie a sua vida missionária e procure ser útil em algum projeto da sua igreja.

“Os pastores não devem fazer a obra que pertence à igreja, fatigando-se assim, e impedindo que outros cumpram seu dever. Eles devem ensinar os membros a trabalharem na igreja e entre a vizinhança.” Serviço Cristão, 52

DOMINGO (13 de maio) - DEIXAI QUE A MÃO ESQUERDA E DIREITA SAIBAM – Ninguém melhor do que Salomão para nos dar dicas de como devemos trabalhar em equipe. Veja o seguinte texto: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” Eclesiastes 4:9-12

Qual é a melhor maneira de envolver toda a igreja no trabalho? É contando para a igreja as atividades propostas pelo conselho/comissão da igreja ou comissão missionária. O ideal é encontrar estratégias de trabalho onde até as crianças podem ser envolvidas. Aqui em Portugal o departamento de Saúde e Temperança apoia as igrejas que desejam realizar expos-saúde. Este projeto envolve aproximadamente 100 voluntários. Há vários projetos sociais e missionários que podem ser desenvolvidos através dos membros da igreja.

“O pastor não deve sentir ser seu dever fazer todas as pregações e todos os trabalhos e todas as orações; cabe-lhe preparar auxiliares, em todas as igrejas. Que pessoas diferentes se revezem na direção das reuniões, e em dar estudos bíblicos; assim fazendo, estarão empregando os talentos que Deus lhes deu, e, ao mesmo tempo, recebendo o preparo para serem obreiros” Obreiros Evangélicos, 197.

Analise os seguintes versos e veja como todos podem participar, e de várias maneiras:

Como podemos apoiar? Apoio da hospitalidade: “E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.” Atos 16:14-15. Ver também Atos 16: 33 e 34

SEGUNDA-FEIRA (14 de maio) – PLANEJAMENTO EM CONJUNTOO que Paulo nos mostra sobre a necessidade de termos um planejamento de ação missionária e de evangelismo?

“Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.” I Coríntios 14:40. A igreja de Corinto estava passando por problemas de ordem espiritual, interna e litúrgica. A impressão que se tem é que cada crente falava o que desejava e na hora que queria; e Paulo procurou colocar ordem na igreja. A igreja que tem problemas até com a liturgia, dificilmente vai ter algum sucesso no evangelismo. É necessário planejar para se ter bons resultados.

É comprovado cientificamente que o planejamento familiar ajuda na redução da violência, pois uma criança que recebe todas as condições básicas de sobrevivência como saúde, educação e habitação dificilmente entra para o mundo do crime. Além disso, o planejamento familiar evita aborto e abandonos.

É necessário também se fazer um planejamento pessoal ou familiar. Ter um orçamento escrito e formalmente organizado é apenas uma condição necessária para se ter um planejamento financeiro satisfatório. Muitas pessoas chegam a elaborar um orçamento, mas desistem ao verificar que ele não funciona a contento. Um bom planejamento financeiro pessoal começa pela criação de um orçamento pessoal confiável. 

A igreja de Deus necessita também de ter planejamento para as suas atividades, e um orçamento para as suas despesas. Deus merece o nosso melhor!

TERÇA-FEIRA (15 de maio) – TRABALHAR EM EQUIPES – Certa vez um pastor disse-me que a melhor maneira de envolver toda a igreja em algum trabalho é através dos ministérios da igreja. E eu concordo com ele. Há o ministério da música; da criança, da Adra, dos jovens, da recpção, etc… 

E podemos envolver os outros seguimentos da igreja como; diáconos, diaconisas e anciãos; para além dos ministérios específicos. Assim toda a igreja fica envolvida com a missão de pregar. Por exemplo. Cada ministério pode ser desafiado à desenvolver, durante o ano, um pequeno grupo, para além de outras atividades, dentro da capacidade de cada ministério.

“A formação de pequenos grupos como base de esforço cristão, foi-me apresentada por Aquele que não pode errar.” Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 84.

Que lição simples podemos lembrar no seguinte texto? A escolha dos discípulos. Cada igreja deve escolher as pessoas com os diversos dons espirituais. Foi aquilo que Jesus fez, e os discípulos trabalharam em equipe.

Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.” Mateus 10:2-4

Como cada membro da igreja de Filipos estava comprometido com o trabalho de Deus? Em Filipenses Paulo mostra o envolvimento que cada um tinha no evangelho:

“Pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora.” Filipenses 1:5

“Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho.” Filipenses 1:7

“E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.” Filipenses 1:14

QUARTA-FEIRA (16 de maio) – CADA UM FAZ A SUA PARTE - Podemos perfeitamente trabalhar em grupo mas sem perder a nossa individualidade, em função do uso dos nossos talentos pessoais e dons espirituais.

Como o texto para hoje mostra que o trabalho individual, dentro do todo, contribui para a edificação da igreja? - “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.” Efésios 4:15-16.

“Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais o Titanic.” Luís Fernando Veríssimo.

Este pensamento secular mostra-me a lição da dependência de Deus. A exemplo de Noé que trabalhou em união com Deus, e foi bem sucedido; quando nós o fazemos também, os resultados em equipe são maravilhosos. Mas quando não somos consagrados a Deus, as desavenças, críticas, acusações e problemas logo aparecem para frustrar o planejamento evangelístico feito. Aí o Titanic afunda. Por isso é bom atentarmos para o texto de salmo 37, de que gosto muito, e que é fundamental para o sucesso individual e colectivo da igreja.

“Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal. Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.” Salmos 37:3-9

Veja este texto: “A religião da Bíblia não deve ser confinada dentro da capa de um livro, ou entre as paredes de uma igreja, nem ser manifestada acidentalmente, para nosso proveito, sendo então posta de novo à margem. Cumpre santificar a vida diária, manifestar-se em toda transação de negócio, e em todas as relações sociais.” O Desejado de Todas as Nações, 224

QUINTA-FEIRA (17 de maio) - A NECESSIDADE DA UNIDADE COLETIVA O que significa agir em grupo? É um modo de pensar no qual as pessoas se empenham quando estão profundamente envolvidas num objetivo comum e coeso, e quando os esforços dos membros em prol da unanimidade sobrepujam suas motivações pessoais.

Como o exemplo dos gansos que voam longas distâncias mostram a necessidade de estarmos, como igreja de Cristo, fazendo a nossa parte na unidade coletiva?

Os gansos voam juntos; não voam separados e sem rumo, pois nenhum ganso sozinho consegue percorrer longas distâncias. Eles estão preparados para voar na sua característica formação em V. Quando uma ave bate as suas asas, o movimento do ar criado provoca uma elevação, aliviando a carga de trabalho da ave que vem atrás. O fato de estarem juntos aumenta a sua capacidade de voo cerca de 71%. 

Até os gansos mais jovens, mais fracos e mais velhos conseguem aguentar a viagem. Alcançam juntos o que nunca conseguiriam alcançar separados. Há lições aqui: quando a Bíblia diz: "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros.” Hebreus 10:25. 

"E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós!" I Coríntios 12:21. 
Ocasionalmente, um ganso dispersa-se, mas rapidamente fica exausto, perde altitude e acaba por voltar à formação. É curioso que os gansos trocam de posição, pois aquele que vai na frente cansa-se logo, e é substituído por aquele que vem atrás. Assim também é importante na liderança cristã cooperarmos uns com os outros.

Que objetivo Paulo colocou diante dos novos conversos?

“A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo; e para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.” Col. 1:28 e 29. Você já participa de algum projeto missionário da sua igreja?

SEXTA-FEIRA (18 de maio) – Por que é importante avaliar o trabalho das equipes? É importante avaliar o trabalho missionário para diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal de cada membro, promovendo o crescimento pessoal e vocacional, bem como para melhorar o desempenho. A avaliação fornece à liderança da igreja elementos de informações para tomadas de decisões acerca de novas funções a serem desempenhadas pelos membros.

Veja estes textos: “Longamente tem Deus esperado que o espírito de serviço se apodere de toda a igreja, de maneira que cada um trabalhe para Ele segundo sua habilidade.” Atos dos Apóstolos, 111.

“Façam os comerciantes seus negócios de maneira a glorificar seu Senhor, mediante sua fidelidade. Que liguem sua religião a tudo quanto fizerem e revelem aos homens o Espírito de Cristo. O mecânico seja um fiel e diligente representante dAquele que lidou nas humildes tarefas da vida, nas cidades da Judéia. Todo aquele que toma em seus lábios o nome de Cristo proceda de tal modo que os homens, vendo suas boas obras, sejam levados a glorificar seu Criador e Redentor. “ Serviço Cristão.

“Haja em toda igreja grupos bem organizados de obreiros para trabalharem nas vizinhanças dessa igreja.” Review and Herald, 29 de setembro de 1891.

“Em toda cidade deve haver um corpo de obreiros organizados, bem disciplinados; não meramente um ou dois, mas dezenas e dezenas devem ser postos a trabalhar. Testemunhos Seletos, vol. 3, 84.

Luís Carlos Fonseca

2 comentários:

  1. muuuuuuiiiiiiiitoooo obrigado; hoje eu nao ia estudar a liçao; mais quando abri, o fec, mim chamou atnçao; obrigadooo!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Que Deus te abençoe amigo Reinaldo! Abraços

    ResponderEliminar