COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 (4º trimestre 2014) O EVANGELHO
ETERNO
VERSO ÁUREO: “Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo:
Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.” Jeremias
31:3
INTRODUÇÃO (sábado 20 de dezembro) – O que é evangelho? O evangelho é a boa notícia de que Deus salva
pecadores. O homem é por natureza pecador e separado de Deus, sem qualquer
esperança de reparar essa situação. Entretanto, Deus providenciou o meio da
redenção do homem na morte, sepultamento e ressurreição do Salvador, Jesus
Cristo.
A palavra "evangelho" significa literalmente
"boas novas". Entretanto, para realmente compreender quão boas essas
novas são, devemos primeiramente compreender a má notícia. Como resultado da queda
do homem no Jardim do Éden, ver Gênesis 3:1-6, toda parte da mente do homem;
sua vontade, emoções e carne tem sido corrompida pelo pecado. Por causa da
natureza pecaminosa do homem, ele não pode buscar a Deus naturalmente, e não o
faz. Ele não tem nenhum desejo de vir a Deus e, de fato, sua mente é hostil
para com Ele. Ver Romanos 8:7. O evangelho mostra Deus que é misericordioso; Deus e veio para pagar a pena pelos nossos pecados através do Seu sacrifício na
cruz.
Esta é a essência do evangelho que Paulo pregou aos Coríntios. Em I
Coríntios 15:2-4, ele explica os três elementos do evangelho; a morte,
sepultamento e ressurreição de Cristo em nosso favor. A nossa velha natureza
morreu com Cristo na cruz e foi enterrada com Ele. Fomos então ressuscitados
com Ele para uma nova vida. Ver Romanos 6:4-8. Paulo nos diz para "nos
apegar firmemente" a este verdadeiro evangelho, o único que salva.
Acreditar em outro evangelho é crer em vão. Em Romanos 1:16-17, Paulo também
declara que o verdadeiro evangelho é o "poder de Deus para a salvação de
todo aquele que crê", o que quer dizer que a salvação não é alcançada
pelos esforços do homem, mas pela graça de Deus através do dom da fé. Ver Efésios
2:8-9.
Por causa do evangelho, através do poder de Deus, aqueles
que crêem em Cristo não são apenas salvos da condenação da morte eterna. Quando
aceitamos o evangelho, recebemos uma natureza completamente nova, ver I
Coríntios 5:17, com um coração mudado e um novo desejo, vontade e atitudes que
se manifestam em boas obras. Este é o fruto que o Espírito Santo produz em nós
pelo Seu poder. As obras nunca são o meio de salvação, mas são a prova da
salvação. Ver Efésios 2:10. Aqueles que são salvos pelo poder de Deus sempre
mostrarão a evidência da salvação através de uma vida transformada e cheia de
boas obras.
A fé verdadeira, segundo Tiago, é aquela que implica em
obediência. Ele diz: “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acumulo de
maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa
para salvar vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente
ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” Tiago 1:21 e 22. Há um eco entre estas
palavras e as que Jesus proferiu no final do sermão do monte, que compara o
ouvir sem praticar a palavra como uma atitude de construir uma casa sobre a
areia. Ver Mateus 7:24-27. Não praticar
a Palavra de Deus é um ato de auto-engano, pois a própria pessoa será a única
prejudicada. A fé verdadeira é a que demonstra a Palavra de Deus na prática. E,
Tiago mostra exatamente isso. Ele, preocupado com a questão da língua, no
sentido de “falar o que não se deve”, antecipa um pouco do que vai dizer
adiante: “Se alguém supõe ser religioso, deixando de ser refrear a língua,
antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã”. Tiago 1:26. Tiago mostra
o que entende ser a verdadeira religião: “A religião pura e sem mácula, para
com o nosso Deus e Pai, é essa: visitar os órfãos e as viúvas nas suas
atribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo”. Tiago 1:27. Ele
explica que a fé verdadeira é essencialmente prática. Não é uma aceitação
intelectual, mas algo que precisa vir acompanhado de ação. Tiago também aceita,
apoia e ensina a salvação unicamente pela fé e graça.
DOMINGO (21 de dezembro) O EVANGELHO NO VELHO TESTAMENTO – Este
é o texto para hoje: “Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a
eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava
misturada com a fé naqueles que a ouviram.” Hebreus 4:2.
Este verso é claro em mencionar sobre pessoas do Velho
Testamento que acreditaram ou que deixaram de crer nas boas novas de salvação. O
primeiro sermão sobre salvação foi pregado pelo próprio Deus, em Gênesis 3:15,
quando disse: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e
o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Assim
que Adão e Eva pecaram, ficaram sabendo do grande conflito. Deus não havia
explicado o grande conflito para eles. Não foi apenas o anúncio do conflito,
foi também a promessa da certeza de que o descendente da mulher, o Filho da
mulher e da igreja, Jesus Cristo, esmagaria a cabeça da serpente. E isso
aconteceu quando Ele morreu para nos salvar.
Depois vemos outros exemplos do evangelho no Antigo
Testamento. Na experiência de Abraão ao subir o monte para sacrificar Isaque
vemos dois milagres; o pai entregando o filho e o filho entregando a vida, mas, mais do que isso, vemos uma representação da expiação através de Cristo. Vários
profetas falaram da vinda do Messias que morreria para salvar a humanidade. A lição de hoje trás outros exemplos do amor de Deus no
Velho Testamento. Um deles é do próprio Jesus mencionado em Isaías 53: 1-11.
Alguns estudiosos da bíblia mencionam que o livro de Isaías é o evangelho do
Velho Testamento.
Como pode alguém sofrer
e ficar satisfeito? Isso é irracional. Mas é isso que Isaías fala a
respeito daquele que seria nosso Justificador. O Servo que sofreu mas ficou
satisfeito. Repare nas ações que o Servo, o Messias, iria sofrer: traspassado,
esmagado, moído, castigado, ferido, oprimido, afligido e humilhado. Ver Isaías
53:5-7. Contudo, mesmo diante de todo este sofrimento, “como um Cordeiro foi
levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica
calada, ele não abriu sua boca”. Isaìas 53:7. Além de não abrir a boca o Servo
ainda ficou satisfeito: “Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma, e
ficará satisfeito”. V. 11. A satisfação de Cristo não diz respeito ao sofrimento
em si, a satisfação diz respeito ao fruto do penoso trabalho.
Mas que fruto é esse? Você! Cristo
olha para a sua vida hoje e fica satisfeito pela obra realizada em você mesmo
tendo passado por tamanho sofrimento. Cristo foi moído, mas o que importa é que
você foi justificado, por isso, ao Senhor agradou moê-lo: “Contudo, foi da
vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor tenha feito da
vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a
vontade do Senhor prosperará em sua mão”. Ver Isaías. 53:10. Você já parou para pensar na maravilha que é esta verdade? Cristo
olha para você, para a fé que há em seu coração e para a obra da redenção e
fica satisfeito. Você é motivo de satisfação para Deus e Seu Filho! Isso porque
Deus mesmo o plantou como um carvalho; símbolo de força e durabilidade, de
justiça para manifestação de Sua glória. Ver Isaías 61:3.
O perdão de Deus é visto de forma maravilhosa no Velho
Testamento. Veja estes textos: “E
não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo:
Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior
deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me
lembrarei dos seus pecados.” Jeremias 31:34
“Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem
subsistirá? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.” Salmos 130:3-4
“Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas
iniquidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar.”
Miquéias 7:19
SEGUNDA-FEIRA (22 de dezembro) O EVANGELHO FEITO CARNE - O
Evangelho de João é o canal de Deus para nos fazer compreender sobre a presença
de Jesus, o Verbo divino, entre os homens. Jesus não é uma criatura de Deus. Uma
coisa é avaliar, através da Bíblia, nas citações dos apóstolos, a magistral
encarnação do Verbo entre nós; outra é poder, na mesma Bíblia, ouvir Jesus
falando com Seus próprios lábios, identificando-Se como Aquele que sempre foi,
sempre é, e sempre será o Filho glorificado que, mesmo tendo deixado a glória
momentânea, providencialmente retornou com honras. De forma clara vemos isso na
oração sacerdotal, quando Ele mesmo confirma sua existência eterna: “antes que
houvesse mundo" João 17: 5. A origem de Jesus. Enquanto os três outros Evangelhos
iniciam-se falando sobre o nascimento de Jesus, João, indo muito mais distante,
revela sua existência antes da criação: “No princípio era o Verbo e o Verbo
estava com Deus... e o Verbo era Deus”, 1: 1. Refere-se a um tempo a que chama
de princípio que, em consonância com Gên. 1: 1, também revela um tempo ocorrido
antes da obra criadora de Deus. Ver Col. 1:17.
Antes da encarnação de Jesus, Sua vinda era contemplada,
crida e aceita pela fé. Isaías disse que o povo que andava em trevas, os
perdidos, viu uma grande luz. Ver Isaías 9:2. O verso 14 relata uma das mais
conhecidas citações em toda a Bíblia: “0 Verbo se fez carne e habitou entre
nós, cheio de graça e de verdade, e vimos sua glória, glória como do unigênito
do Pai.” Além de outras grandes lições, esta passagem deixa claro o ponto
básico deste estudo: a encarnação do Verbo. Recebeu forma humana e viveu entre
os homens. Que fato extraordinário quando visto de nossa frágil perspectiva: um
Deus tão gigante e glorioso se digna assumir de forma mais direta e envolvente
possível a nossa conjuntura desgastada. E apresentou-se cheio de graça e de
verdade entre os homens.
Resta perguntar: Temos
sido favorecidos com a encarnação de Cristo? Na época de Cristo a maioria
dos Judeus, que também eram religiosos e tementes a Jeová, desprezaram o
Messias. A lição de hoje traz o exemplo das parábolas; do filho pródigo, ver
Lucas 15:11-32 e do fariseu e publicano, ver Lucas 18.9-17. Estas parábolas
mostram Deus como o perdoador e santificador dos Seus filhos. E nós, muitas
vezes, somos representados pelos personagens destas parábolas. Jesus feito
carne está a nossa disposição para auxiliar-nos na nossa vida espiritual e
sempre pronto para nos perdoar , conceder um recomeço e abençoar.
TERÇA-FEIRA (23 de dezembro) O EVENGELHO EM PAULO – A ênfase
do estudo de hoje é que quanto mais próximo o crente está de Deus mais incapaz
e pecador ele se sente. E essa, é mesmo a tônica do evangelho. Veja o texto de hoje: “Mas os seus
sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na
lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; e até hoje, quando é
lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem
ao Senhor, então o véu se tirará.” II Coríntios 3:14-16. Aqui Paulo está
dizendo que o significado do Velho Concerto só se torna claro na vida do crente
quando ele aceita Jesus como Salvador pessoal.
Logo o evangelho de Paulo é tão
simples que qualquer pessoa pode entender: Veja
como Paulo descreve o evangelho: “Aos quais Deus quis fazer conhecer quais
são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós,
esperança da glória.” Colossenses 1:27.
“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o
poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também
do grego.
“Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como
está escrito: Mas o justo viverá pela fé.” Romanos 1:16-17
“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela
redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé
no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes
cometidos, sob a paciência de Deus, para demonstração da sua justiça neste
tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em
Jesus.” Romanos 3:24-26.
O outro lado do evangelho de Paulo é que o pecador não tem
mérito nenhum e depende totalmente da graça de Cristo. Veja estes textos: “Porque todos pecaram e destituídos estão da
glória de Deus.” Romanos 3:23
“Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.” Romanos
3:10
Nada de bom que você faça vai tornar você justo e santo,
pois as obras humanas são consideradas “trapos de imundícia”. Você não está
autorizado por Deus para se gabar de nada que faça, nem sequer das suas
orações. Jesus disse que quando oramos devemos entrar no quarto, e “em secreto”
orar a Deus, e quando jejuarmos e darmos ofertas e dízimos, as pessoas não
precisam ficar sabendo. A justiça é de Deus e não do ser humano. Ela se baseia
não naquilo que fazemos mas naquilo que Jesus fez e faz por nós. Ir à igreja,
participar na missão, viver o estilo de vida solicitado por Deus e ter uma vida
devocional com Deus é uma obrigação cristã. Dizer: “eu sou” ou “eu faço” é uma
atitude de orgulho e o orgulho é pecado. Cristo é que salva e somos apenas o
alvo do seu amor. Você aceita esse amor?
QUARTA-FEIRA (24 de dezembro) O NOVO CONCERTO – A Bíblia
menciona que o Novo Concerto é melhor do que o Velho. Se é melhor, teria Deus falhado no primeiro Concerto? Ver o texto
de hoje em Hebreus 8:1-6
No que consistia o
Antigo Concerto ou o pacto Mosaico? A Aliança Mosaica consistia
essencialmente na Lei dos Dez Mandamentos, na circuncisão e nas cerimônias que
apontavam para Jesus. Quando o Messias chegou o Velho Concerto deu lugar para o
Novo. Deus havia feito Alianças com Noé, ver Gênesis 9:8-16, com
Abraão, ver Gênesis 12:1-3, com Israel, ver Êxodo 19:5, com Davi, ver Salmo
89:3, com Salomão, ver II Crônicas 7:11-22 e muitos outros que renovaram esta
Aliança como Josué. Ver Josué 24:14-25, mas sempre o povo quebrava sua parte
na Aliança com Deus. Estas antigas alianças eram sempre feitas de um lado por
Deus que é eterno e perfeito, e do outro lado por homens que são falhos e
passageiros. Então foi preciso fazer uma Nova Aliança, mas que não pudesse
jamais ser quebrada. Isso só foi possível através do próprio Deus Se encarnando
na pessoa de Jesus Cristo. Deste modo a Aliança feita em Jesus é totalmente
perfeita, eterna e não pode ser quebrada, pois não foi feita por um homem que
tenha falhas ou pecados, mas com o puro e imaculado sangue de Jesus. Ver
Hebreus 9:14.
O que é a Nova Aliança
para os cristãos? Jeremias 31:31-32 responde: “Farei uma Nova Aliança...
não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela
mão para tirá-los do Egito”. Nesta nova aliança há a promessa da vida eterna à
todos que crêem, ver João 3:16, há a
condição que é a fé, ver Rom. 3:21-28 e o sinal que é a Santa Ceia, ver I Cor.
11:25, Lucas 22:20 e Marcos 14:24. Toda a questão do Novo Concerto pode ser
resumida em uma pergunta: Estou disposto
para aceitar o sacrifício de Cristo ou estou falhando, como o povo do Velho
Concerto falhou?
QUINTA-FEIRA (25 de dezembro) O CLIMAX DO EVANGELHO – O
clímax do evangelho envolve dois aspectos muito importantes: A) Aceitar o evangelho. Aceitar envolve eu
ser transformado pelo poder do Espírito Santo atuando em mim diariamente. B) Anunciar o evangelho. A pregação do
evangelho deve fazer parte integrante da vida do cristão. Tiago dá ênfase nas
boas obras do cristão que envolve; a pregação do evangelho através dos vários
métodos apresentados na bíblia. Paulo admoestou Timóteo para pregar a palavra
de forma destemida: “Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo,
redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” II
Timóteo 4:2. Este conselho que Paulo deu ao seu fiel companheiro Timóteo, é hoje
aplicado à todos nós que aceitamos ao Senhor Jesus como nosso único Pastor e
Salvador enviado por Deus Pai.
Veja a importância deste texto: “E disse-lhes: Ide
por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16.15. Esta foi a
principal ordem dada por Jesus à Igreja. Pregar o evangelho, ou seja, anunciar
as boas novas da salvação a todas as pessoas do mundo, em todas as épocas, até
que Ele venha. A ordem dada foi bem clara e explícita, pois a palavra
evangelho, oriunda do grego, significa literalmente mensagem, anúncio de coisas
boas. O evangelho é o único bisturi espiritual que pode extirpar o
câncer do pecado. Não se deve portanto, por uma alegada compaixão, esconder das
pessoas que todos são cancerosos espirituais aos olhos de Deus, que por fim
lhes conduzirá à morte espiritual eterna, caso não sejam operados pelo bisturi
do evangelho e tratados com a quimioterapia do céu.
Ainda que numa comparação
grosseira, imaginemos alguém querendo fazer vistas grossas para uma enfermidade
física, por temor de que seja um câncer. E nisto poderá ser ajudado por outras
pessoas que pensem estarem lhe fazendo um bem escondendo o diagnóstico da
citada doença. Esta pessoa brevemente virá a falecer. Agora, caso encarasse de
frente a sua realidade e se submetesse ao devido tratamento, é bem certo que
teria grandes chances de vencer a morte. O mesmo se dá com o tratamento do
evangelho. Se o homem, tentar ser compassivo para consigo mesmo, tentando
ignorar o câncer do pecado, não poderá ser tratado pela cura que está
disponível para ele somente no evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
A igreja de Deus foi chamada para pregar a verdade completa
e não adulterada. O tema do nosso
testemunho é Jesus Cristo. Paulo definiu o evangelho como a morte,
sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo. Ver I Coríntios 15:1-4. Se não
estivermos explicando o sacrifício de Cristo, então não estamos realmente
partilhando o evangelho. Veja também I Coríntios 2:2 e Romanos 10:9-10. Uma
parte importante deste tema é o fato de que Jesus Cristo é o único caminho para
a salvação, e não apenas um de muitos caminhos. "Eu sou o caminho, e a
verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6.
O poder do nosso testemunho vem do Espírito
Santo. É o Espírito que transforma a vida. Veja Tito 3:5, e uma vida
transformada é mostrada para todos. À medida que testemunhamos, devemos passar
muito tempo em oração, apropriando-nos do poder do Espírito Santo para que
sejamos capazes de deixar nossa luz brilhar de tal forma que os outros vão reconhecer
o poder de Deus em nós.
A validade do
nosso testemunho será mostrada na forma como vivemos nossa vida. Em
Filipenses 2:15 encontramos este objetivo para nós: "para que vos torneis
irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração
pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo." A
efetiva testemunha cristã viverá sua vida de forma irrepreensível no poder do
Espírito Santo, cujo fruto exibimos quando permanecemos em Cristo. Ver João
15:1-8, Gálatas 5:22-23. Amém?
SEXTA-FEIRA (26 de dezembro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO - A
palavra evangelho significa “boas novas”. Tanto a raiz grega (evaggélion) quanto
a raiz latina (evangeliu) traduzem a mesma coisa. O evangelho eterno, as boas novas da salvação para um mundo que estava condenado a destruição e a morte.
Jesus, quando ainda aqui na terra, anunciou a Sua morte e ressurreição aos Seus
discípulos, antecipadamente. Anunciou lhes, também, que voltaria a este mundo.
E os Seus discípulos perplexos perguntaram -lhe: "Dize-nos quando serão
estas coisas, e que sinal haverá da Tua vinda, e do fim do mundo?" Mateus
24:3. Então Jesus lhes respondeu, relatando lhes todos os sinais que
antecederiam a Sua vinda, a maioria dos quais hoje já cumpridos. O último
destes sinais, Ele o anunciou categoricamente: "E este evangelho do reino
será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o
fim". Mateus 24:14.
Em harmonia com esta afirmação de Jesus, o apóstolo João,
quando recebeu as revelações do Apocalipse, referindo-se aos últimos
acontecimentos da história da humanidade, escreveu: "E vi outro anjo voar
pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para proclamá-lo aos que habitam
sobre a Terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo". Apocalipse
14:6. O anjo referido pelo apóstolo é um anjo simbólico, que representa aqueles
que darão esta última mensagem ao mundo, pois o significado da palavra anjo é,
na sua origem, mensageiro.
Qual é a grande
comissão que Cristo deixou para a igreja? Em Mateus 28:19-20 descreve o que
passou a ser chamado de “A Grande Comissão”: “Portanto ide, fazei discípulos de
todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu
estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. Esse comando
praticamente resume o que Jesus esperava que os Seus seguidores fizessem em Sua
ausência. É interessante notar que no grego original, os únicos comandos
específicos em Mateus 28:19-20 são: "ide" e "fazei
discípulos". A grande comissão nos instrui a fazer discípulos enquanto
viajamos pelo mundo e enquanto realizamos nossas atividades diárias. Como devemos fazer discípulos? Ao
batizá-los e ensiná-los tudo que Jesus pediu. "Ide" e "fazei
discípulos" são os comandos da grande comissão. "batizando" e
"ensinando" são a forma que devemos usar para executar o aspecto de
"fazer discípulos" da grande comissão.
Veja este texto:
“Deve-se fazer um grande esforço para manter este assunto perante o povo. O
solene fato de que o dia do Senhor virá repentina e inesperadamente deve ser
mantido não só perante as pessoas do mundo, mas também diante de nossas
próprias igrejas. A terrível advertência da profecia é dirigida a toda alma.
Ninguém julgue estar isento do perigo de ser apanhado de surpresa. Não
permitais que a interpretação profética de pessoa alguma arrebate a convicção
do conhecimento de ocorrências que revelam que este grande acontecimento está
bem próximo.” Fundamentos da Educação Cristã, 335 e 336.
Luís Carlos Fonseca
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