quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Os Milagres e Curas Verdadeiras

Os Milagres e Curas Verdadeiras

Deus opera milagres verdadeiros hoje? A Bíblia é pródiga em mencionar várias curas que foram realizadas. Sim, Deus cura pessoas hoje. Deus cura o Seu povo através da oração que Seus servos fiéis realizam. Até mesmo na medicina humana, quem realmente cura é Deus, os médicos são apenas agentes que aplicam os recursos deixados pela natureza e ciência. Todas as bênçãos e maravilhas vêm de Deus. Veja esta declaração: “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”. Tiago 1:17

Como Deus realizou curas no passado, Ele também o faz hoje. Eu acredito nas curas e milagres do Deus Criador. Inúmeras religiões e filosofias cristãs tomam como base especialmente os milagres de Cristo para defender as suas ações, de aparente bondade em curar pessoas. Espíritas, católicos carismáticos, pentecostais, e igrejas das denominações tradicionais, como; Batista, Presbiteriana, Adventistas, etc… , defendem que Deus cura, milagrosamente, as pessoas. Para alguns, essa cura vem através da bênção especial de um ritual mágico; para outros, através da peregrinação a algum santuário; para outros, através da imposição das mãos de alguém abençoado com um dom especial do Espírito Santo e para outros através da unção do Espírito Santo, com azeite de oliva. Sabemos que Deus cura, pois a Bíblia sagrada assim o ensina.

Sobre as curas e milagres bíblicos é necessário analisar, de forma séria e responsável, alguns pontos:

1) As curas Bíblicas sempre são realizadas de acordo com a vontade de Deus. As muitas advertências contra os falsos sinais e maravilhas precisam ser examinadas. O diabo sempre simula as obras de Deus. Veja Êxodo 8, Deut. 13:1-5; II Coríntios 11:13-15; II Tessalonicenses 2:9-12; II Timóteo 3:13; Apocalipse 13:13-14 e 16:13-14. O diabo é muito hábil em trabalhar através das religiões. Veja este texto explícito: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” Mateus 7:15-23

2) Deus realiza milagres apenas através de agentes autorizados por Ele. Os milagres e as curas eram sinais para confirmar a mensagem dos homens que os operava. Os agentes de Deus são pessoas que vivem de acordo com a Sua Palavra. Deus autenticou a Sua Palavra com Sua autoridade. Veja este texto: “E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.” Marcos 16:20

“Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?”. Hebreus 2:3-4

Gerações posteriores tinham que confiar na mensagem escrita daqueles que demonstravam as credenciais para revelá-la e deviam imitar o exemplo de Cristo e dos apóstolos. Quem faz diferente não tem as credenciais de Deus. Veja este texto: “Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”. João 20:30-31. A presença das supostas curas miraculosas em algumas igrejas cristãs hoje, as quais são totalmente diferentes das curas na Bíblia, não deve surpreender o cristão que é sincero. Veja este outro texto: “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras”. II Coríntios 11:13-15

3) Os agentes de Deus guardam a Sua lei. Os magos de Faraó, no Egito, também transformaram seus cajados em cobra, como fez Moisés. Em Atos 13 menciona Elimas, o mágico, que era dirigido pelo diabo. O Senhor Jesus nos alertou sobre tais “fazedores “de milagres: “Muitos, naquele dia, hão-de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade". Mateus 7: 22,23. Claramente vemos aqui que muitos são os que operam muitos “milagres” em nome de Jesus, mas ao mesmo tempo são praticantes de iniquidade. A Palavra de Deus diz assim: “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles”. Isaías 8:20. Quem realiza milagres verdadeiros deve obedecer os dez mandamentos da lei de Deus.

4) Os filhos de Deus dão bom testemunho. A Bíblia assim menciona: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?” Mateus 7:15-16. O surgimento de falsos profetas é uma profecia bíblica, principalmente para os últimos dias. Infelizmente muitos evangélicos e católicos têm se tornando verdadeiros apóstatas, sendo infiéis à Palavra de Deus e abandonando a santidade bíblica. Jesus disse: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores”. Mt 7:15.

Os falsos profetas enganam o povo de Deus com discursos teológicos e anti-bíblicos, a fim de condicionar a igreja, para ela aceitar apenas o que eles dizem e ensinam, colocando o relacionamento da igreja com o seu Criador de uma forma escusa e obscura. O que podemos dizer de pastores, sem preparo espiritual e teológico, ensinando erroneamente o caminho da fé? Deus exige que ensinemos a verdade e não o erro: “Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”. II Tim. 3. 17. Os falsos profetas usam a Bíblia para justificar a exploração financeira nas igrejas, alegando que determinadas práticas e procedimentos estão dentro do contexto bíblico. Um exemplo evidente disso é a solicitação frequente de contribuições, dízimos e ofertas, além das possibilidades financeiras dos membros da igreja, e com penalidades severas para quem não contribuir, e, os falsos profetas, chegam a condenar e amaldiçoar a vida daqueles que ousam não participar das contribuições, conforme os valores determinados por eles. Uma boa parte desses valores arrecadados vão direto para os bolsos deles e tornaram-se “mercenários da fé”. O que dizer de falsos profetas que “realizam” em nome de Deus; curas, profecias, sinais e maravilhas mentirosas e diabólicas? Muitos andam tendo “novas revelações” em conflito com a Palavra de Deus, fazendo oposição à verdade bíblica dentro de muitas igrejas. Ver I Tim. 4:1; II Tm 4:3 e Judas v.3 e 4. São pessoas que procuram passar credibilidade e aparência de piedosos homens de Deus, espirituais e incorruptíveis à igreja de Cristo, sem algum discernimento espiritual. Jesus profetizou: “E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos”. Mat 24:11

5) Quem recebe o milagre abandona o pecado e segue Cristo. As pessoas que recebiam a cura física, logo recebiam o perdão dos pecados e passavam a seguir Jesus. Vários são os exemplos de pessoas, que após receberem a cura eram declaradas perdoadas: “E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados.” Mateus 9:2. O abençoado e curado segue Jesus; e, seguir Jesus implica fazer o que Jesus fazia. Jesus guardava os mandamentos de Deus, e o restabelecido também o fazia. Veja estes textos: “Se me amais, guardai os meus mandamentos.” João 14:15.

“Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou”. I João 2:6

6) As curas na Bíblia eram instantâneas e efetivas. Não havia reação retardada. Os cegos recebiam sua vista na hora; os coxos começavam a andar, correr e saltar; a pele dos leprosos era purificada instantaneamente. Ver Mateus 8:3; 12:13; Atos 3:7-8 e João 9:7. As curas miraculosas foram sempre completas. Não havia curas parciais. Veja Atos 3:16. O ministério de cura de Jesus e dos apóstolos era simples. Não havia fanfarras, não havia nada encenado como hoje se nota em igrejas cristãs. Aqueles com a verdadeira capacidade de curar faziam o seu trabalho, calma e completamente. Poderá alguém que testemunhou "curas", hoje, dizer que elas são feitas da mesma forma que Jesus fazia?

7) As curas especiais na Bíblia incluíam todos os tipos de moléstias. Jesus e os apóstolos podiam curar qualquer pessoa, de qualquer doença ou enfermidade. Ver Atos 5:15-16; Marcos 1:32-34; Mateus 4:23-24 e 9:35. Cegos de nascença recebiam a visão imediatamente; coxos de nascença começavam a andar e saltar; lepra, mãos definhadas, orelha cortada e outros males, perfeitamente visíveis, eram curados diante dos próprios olhos daqueles que observavam. Ver Atos 3:1-10; 4:22; João 9; Marcos 3:1-6; Mateus 8:1-4 e Lucas 22:50-51. Ainda mais admirável era a ressurreição dos mortos. Ver Lucas 7; João 11; Atos 9; 20. As curas de agora são diferentes. Os que fazem curas hoje, em dia, se especializam em dores de cabeça, dores lombares e outras enfermidades invisíveis. Algumas vezes ouvimos falar de um cego que recebeu sua vista ou de mortos sendo ressuscitados, mas nunca, ninguém, parece testemunhar esses eventos! Eles sempre ocorreram em outro tempo ou lugar e ninguém parece se lembrar exatamente de quando e onde aconteceu. Sem dúvidas, as "curas milagrosas" que você e eu vemos hoje são de natureza muito diferente dos milagres da Bíblia.

8) Nem todos eram curados das doenças. Na bíblia, homens justos como Jó, Epafrodito e Trófimo adoeceram. Ver Jó 2; Filipenses 2:25-30 e II Timóteo 4:20. Não houve um tempo, desde o jardim do Éden, em que o povo de Deus teve completa liberdade das enfermidades. Tanto cristãos quanto incrédulos experimentam a doença e a morte. Essas promessas não foram garantias absolutas. Como regra geral, Deus abençoa os fiéis com uma vida mais prolongada e com melhor saúde. Hoje quando as pessoas não recebem a cura, os “curandeiros” atribuem a culpa pelos insucessos, à falta de fé por parte dos que querem ser curados. Mas na Bíblia, aqueles que realmente tinham o poder de curar conseguiam seu intento. Em Mateus 17 mostra o exemplo dos discípulos que não tinham fé para expulsar os demônios. Aqui aconteceu o contrário do que dizem hoje. Deus nunca falha. Se houvesse, nestes dias, pessoas que, verdadeiramente, tivessem poderes especiais de Deus para curar, eles também não falhariam, como acontece com os verdadeiros milagres.

9) Os milagres da bíblia nunca tiveram o cunho financeiro. Nunca foi dito que os apóstolos cobravam dinheiro para realizar milagres. Ao contrário; certa vez o tal Simão, o mágico, ofereceu dinheiro aos apóstolos. É digno de nota que o propósito das curas na Bíblia nunca foi financeiro. Pura e simplesmente, nunca lemos sobre Jesus, os apóstolos ou outros cristãos primitivos, com capacidade para curar, fazendo coletas daqueles que eles curavam. De fato, em relação a estas próprias coisas, curar os doentes, ressuscitar os mortos, limpar os leprosos e expelir demônios, Jesus disse que as dessem gratuitamente. Ver Mateus 10:8. Somos também advertidos sobre os que "movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias".” Pedro 2:3.

10) Os milagres de Cristo aconteciam onde os doentes se encontravam. Hoje Deus continua curando, mas Ele não cura da maneira miraculosa como o fez no primeiro século, mas cura. Ele não dá à todos os crentes, nos dias atuais, poderes especiais de cura. Deus pode curar através de Sua providência e amor. Hoje, os que dizem que curam não vão a lugares públicos ou nas casas dos doentes para curar como Jesus fazia. Onde geralmente acontece as “falsas curas”? Ocorre em edifícios de igrejas ou salões secretos onde tudo está preparado para alimentar o comércio da fé. A maneira por que Cristo trabalhava era pregar a Palavra e aliviar o sofrimento por obras miraculosas de cura. Hoje sabemos que não devemos trabalhar da mesma forma da época dos apóstolos e de Cristo. 

Veja estas citações também inspiradas: “Satanás exercerá seu poder pela operação de milagres. Os servos de Deus hoje não poderiam trabalhar mediante milagres, pois espúrias obras de cura, pretendendo ser divinas, serão operadas.” Mensagens Escolhidas vol. 2, 54.

“O povo de Deus não encontrará sua segurança na operação de milagres; pois Satanás imitará os milagres que forem operados”. Testemunhos Seletos vol. 3, 284

Nos dias de hoje devemos continuar acreditando nos milagres de Deus, porém deve ser realizado da forma bíblica; sem a marca humana do egoísmo, avareza e falsas interpretações da cura divina. Tiago deixou a forma prática de Deus operar milagres nos dias de hoje: “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados”. Tiago 5:14-15.

Hoje somos chamados por Deus para desenvolver hábitos e estilo de vida saudáveis para colaborarmos com Deus no processo da cura de algumas doenças, e quando os recursos humanos não conseguem resolver o assunto, então, se for da vontade de Deus, o doente é curado milagrosamente.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário