domingo, 16 de novembro de 2014

Sermão: Seguindo o Exemplo de Neemias

Seguindo o Exemplo de Neemias

Texto
Neemias 4

Introdução
Deus confiou uma missão muito especial para o seu povo. Proclamar as grandes verdades para este tempo presente requer coragem, determinação, entusiasmo e muito poder do alto conseguindo através da oração.

Durante muito tempo, a igreja tem procurado cumprir sua missão. Muitos esforços já foram realizados para que o evangelho da graça alcançasse milhares de corações.

Muitos tem procurado realizar o melhor que pode nesta importante tarefa, porém nem todos tem sido bem sucedidos pela falta de aplicar os meios corretos e que são abençoados por Deus.

Ao analisarmos a experiência de Neemias por ocasião da reconstrução dos muros de Jerusalém, verificamos que para poder obter sucesso ele precisou aplicar alguns princípios que garantiriam o sucesso:

I. Precisariam trabalhar
1.   O coração do povo se inclinou a trabalhar. v.6
Muitos desejam que Jesus volte o mais rápido possível, porém nem todos estão dispostos a anunciar a sua vinda.

Trabalho incansável é um dos requisitos básicos para que a pregação do evangelho possa ser concluída.
Jesus apresentou pelo menos duas condições para que a sua vinda aconteça:
1ª – É a pregação do evangelho a todo mundo – Mat. 24:14. E como fazer isto sem trabalho?

2ª - É o Seu desejo que ninguém se perca, mas que todos venham a arrepender-se - II Ped. 3:9

2.   Cada um realizou a obra que lhe fora confiada. v. 15  
Realizar uma tarefa na igreja é algo que muitos gostariam. Porém, nem todos estão dispostos a realizar a obra que lhe é confiada. Desejam realizar aquilo que o coração deseja fazer. Se lhe confiam uma obra, ele gostaria de realizar outra. Nem sempre a função que recebeu para desempenhar é a que ele deseja. Não é o cargo que gostariam de ter.

A experiência de Neemias prova que para se obter sucesso, o coração do indivíduo precisa desejar realizar a obra que lhe confiarem.

II. Trabalhavam com atenção – v. 17
Quanto trabalho realizamos sem atenção necessária. Precisamos de atenção para saber distinguir os sinceros que estão em busca da verdade daqueles que somente querem experimentar as emoções momenneas.

Precisamos estar atentos também para as instruções extras que Deus deseja nos comunicar para termos sucesso nas batalhas contra as forças do mal.

III. Trabalhavam dia e noite – v. 21
Por que trabalhar somente enquanto é dia? Por que não aproveitar algumas preciosas horas da noite para realizarmos o trabalho em favor daquele que é a fonte de luz?

Alguns se queixam que chegam demasiados cansados do trabalho para saírem para levar as boas novas do evangelho. O resultado é que esse período que utilizam para o descanso acontece diante de um aparelho de televisão. O tempo é desperdiçado, as pessoas ficam sem a palavra da verdade e consequentemente a vinda do Nosso Senhor Jesus é retardada.

1. Precisam orar:
Não somente trabalhavam, mas oravam. v. 4,5,9

Trabalho e oração; dois requisitos indispensáveis para a terminação da obra neste mundo.

“Satanás não se importa que você seja um grande ganhador de almas, desde que você não ore. Porque ele sabe que é muito mais importante falar com Deus sobre os homens, do que falar com os homens sobre Deus.”  Rex Edwardis

Orar sem cessar é a ordem divina. I Tes. 5:17.

2. Precisam vigiar:
Neemias colocou vigias contra os inimigos. v. 9

Constantemente precisamos colocar vigias que façam
monitoramento diário em favor de nossa integridade. Precisamos vigiar, pois Satanás coloca as suas armadilhas à nossa disposição para nos levar a derrota total.

Metade trabalhava, metade empunhava lanças. v. 21

Aqueles que se sentem incapacitados para realizar algumas funções que lhe são designadas deveriam se colocar em posição de guarda. Vigias fiéis em favor daqueles que estão na linha de frente do trabalho como pastores, líderes de igrejas, departamentos, instrutores bíblicos, líderes de pequenos grupos, classes bíblicas, etc.

Quando trabalharmos, orarmos e vigiarmos, teremos uma grande certeza: “O Senhor pelejará por nós.”  v. 20

Aqui está a maior garantia de vitória: O Senhor pelejando por nós.
É óbvio que a ajuda do Céu é dispensada àqueles que procuram aplicar os princípios que foram aplicados por Neemias e sua equipe de trabalho.

Ilustração
Certa ocasião li a história de um chefe de uma tribo que não tinha herdeiros para lhe ocupar o lugar quando viesse a falecer. Seguindo o conselho dos mais idosos ele decidiu realizar um teste para poder condecorar ao posto o mais valente da tribo.

Três candidatos foram apresentados diante do chefe que lhes propôs a incumbência de trazer para ele a coisa mais valiosa de uma grande montanha que havia ali perto.

Os três valentes guerreiros partiram em busca de algo que agradasse o chefe indígena. Alguns dias depois apareceu o primeiro guerreiro. Trazia em seu semblante além do cansaço sinais a expressão de conquista não somente por ser o primeiro a descer a montanha como também por trazer algumas pedras de ouro que apanhara na montanha. Ali há uma mina inexplorada chefe, é tudo teu. O chefe olhou para aquele ouro a reluzir diante dos seus olhos e disse: A riqueza do ouro é passageira, vejamos o que nos trará os outros concorrentes.

Algum tempo depois chegou o segundo concorrente. Trazia em suas mãos exemplares de flores raras que somente nasciam em alguma parte daquela montanha. Trago-lhe a beleza das flores chefe. O chefe olhou para as flores e disse: A beleza das flores é passageira. Vejamos o que nos trará o último concorrente.

Muitos dias depois apareceu o terceiro concorrente. Trazia em seu rosto sinais de muito cansaço e tristeza. Aproximando do seu líder disse: Chefe! Durante dias estive a subir, subir e subir a montanha, até que cheguei no seu topo. Uma vez lá pude observar que o vento forte e o tipo de solo que há ali impedem que nasça alguma vegetação naquele lugar por isso chefe não lhe trago nada a não ser a visão dos meus olhos, pois do cume daquela montanha pela primeira vez meus olhos contemplaram o mar. Imediatamente o chefe declarou aquele guerreiro como o seu futuro sucessor, pois reconheceu ser ele o único que se esforçara ao máximo para conquistar a montanha.

Querido amigo! Deus deseja dar-lhe grandes recompensas. Cabe a você decidir recebê-las ou não.

Trabalhar, orar e vigiar. Eis a fórmula divina para a vitória total.

Autor: Pr. Juracy Santiago Castelo - Oferecido por Ação Solidária da UCB

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário