quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ESBOÇO DE SERMÃO - Onde está o rebanho que Deus nos confiou?


Onde está o rebanho que Deus nos confiou?
Jeremias 13:20


Introdução
1.       Jeremias 13:20 mantém uma importante pergunta feita por Deus ao Seu povo no passado, mas que poderá novamente ser feita num futuro próximo: “...Onde está o rebanho que te foi confiado, o teu lindo rebanho?
Quando fazemos perguntas semelhantes é porque desconhecemos o paradeiro de algo, ou porque queremos levar o outro a pensar no objeto perdido. Nesse caso, foi o segundo motivo que norteou a pergunta de Deus.
2.       A pergunta de Jeremias 13:20 foi feita aos líderes de Judá, numa época dramática para a nação. O inimigo, Babilônia, vinha do Norte (Jer. 6:22) e a destruição final era quase inevitável. O testemunho da história é conclusivo: em 605, 597 e 586 a.C., os caldeus submeteram os israelitas a esmagadoras derrotas.
3.       A mesma pergunta é feita também a nós hoje: “Onde está o rebanho que confiei a vocês?”

I.          Levantai os olhos


1.       É uma advertência – É mais ainda: soa como uma ordem do Senhor: “levantai os olhos e vede os que vêm do Norte...” (Jer. 13:20). A aproximação dos exércitos caldeus significava a iminente destruição do povo e da cidade. Babilônia levou cativos os jovens e as crianças de israel. Babilônia significava o fim do reino de Judá.
2.       Deus sempre adverte Seu povo – A mensagem encaminhada a Judá originalmente é para nós hoje também. Abram os olhos, Ele diz, e vejam os sinais. O fim está perto. As estruturas da moral e da piedade estão abaladas e a taça da ira de Deus está a transbordar.
3.       Os líderes de Judá não ligavam – Apesar de a situação ser crítica, os líderes de Judá pareciam não ter nenhuma noção do perigo. Sua atenção estava distraída pela adoração a outros deuses. Não advertiram o povo; não cuidaram do rebanho. Qual é a nossa reação hoje? Estamos tão preocupados com os negócios deste mundo e até mesmo com os negócios da Igreja, a ponto de não atentarmos para o seu maior patrimônio, nossos filhos, nossas crianças e nossos juvenis?

II.        Onde está o rebanho?
1.     Essa pergunta não precisa de resposta – por meio do profeta Jeremias o Senhor desejava fazer os líderes pensarem. Não era necessário responder porque o “rebanho” já estava passando às mãos do inimigo. Essa era a triste realidade.
2.     Em nossas mãos – A mesma pergunta é dirigida aos líderes da Igreja hoje, aos pais e aos professores. Deus tem colocado sob nosso cuidado ovelhas preciosas: para formar, para educar, para salvar.
3.     Prestação de contas – Deus requererá de nossas mãos uma prestação de contas, assim como de todos os guardiões do rebanho.

III.      O lindo rebanho
1.       “O primeiro trabalho que há a fazer pelos membros de nossas igrejas, é interessar-se pela nossa juventude; pois esta necessita de bondade, paciência, ternura, regra sobre regra, mandamento sobre mandamento. Oh, onde estão os pais e mães em Israel? Deveria haver grande número deles que fossem mordomos da graça de Cristo, sentindo pelos jovens um interesse não meramente casual mas especial.” Conselhos aos Pais, professores e Estudantes, pág. 37.
2.       Ilustração – História de um Pai: “Enquanto caminhava perto do cais, vi uma multidão e apressei-me para ver qual era a dificuldade. Contaram-me que um menino caíra nas águas profundas e que alguém o havia tirado. Um homem inclinava-se sobre ele, aplicando a respiração artificial. Outros contaram-me que estiveram trabalhando pelo menino bastante tempo sem notar nenhum sinal de vida. Perguntaram-me então se haviam feito todo o possível para salvar a  vida do rapazinho. Depois de perguntar-lhes o que fizeram, finalmente afirmei que pensava que  sua parte já tinha sido feita. Entretanto, motivado por um impulso repentino, aproximei-me do corpo caído e fiquei aterrorizado ao descobrir que era meu filho que estava ali, aparentemente morto. Podem estar seguros de que não mais pensava que se havia feito todo o possível por ele. Tirando meu paletó, inclinei-me sobre o menino, soprei em suas narinas, respirei em sua  boca. Durante todo o tempo rogava a Deus que o trouxesse novamente à vida. Trabalhei e orei até o pôr-do-sol, e justamente naquele momento notei uma leve respiração. Graças a Deus, meu filho reviveu. Naquele dia aprendi a lição de minha vida: nunca mais olharei outro menino afogado sem tirar meu paletó e fazer todo o possível para salvá-lo” – Dr. Scott.
3.       Quanto vale uma criança – Em um de seus relatórios, a Unicef, uma organização internacional protetora da criança, declarou: “A vida de uma criança vale menos de cem dólares”, pois bastaria essa quantia para Salvar da morte certa cerca de 17 milhões de meninos e meninas em um ano.

Conclusão
1.       A destruição de Judá estava perto quando Deus fez a grande pergunta aos seus líderes: “Onde está o rebanho que te confiei?”
2.       Estamos vivendo no entardecer da história deste mundo e Deus nos dirige a mesma pergunta: “Onde estão os teus filhos?” Eles valem muito mais do que os 100 dólares da Unicef. O seu valor é o valor do sangue de Jesus. É inestimável.
3.       Além da Escola Sabatina, a Igreja oferece o Clube de Desbravadores aos nossos juvenis.
4.       Jesus é o modelo ideal. Se temos de levar as crianças a se identificarem com Jesus, o que é a única forma real de conversão, temos de levá-las a admirá-Lo e a amá-Lo. Somente um pai, mãe, professor ou líder de desbravadores que admira e ama a Jesus pode transmitir essa identificação para as crianças. Cristo precisa viver em nós. Só assim poderemos responder ao “onde está o rebanho que te foi confiado”, com as mesmas palavras usadas por Jesus para apresentar ao Pai os resgatados: “Aqui estou Eu e os filhos que Deus Me deu” (Heb. 2:13).

 Revista do Ancião - Francisco Lemos - Oferecido por Depto de Comunicações da UCB

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário