sábado, 14 de janeiro de 2012

LAVA-PÉS - A PRÁTICA DA HUMILDADE


A PRÁTICA DA HUMILDADE

“E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.” João 13:2-5.

Você participa da ceromônia da comunhão, através do pão e do vinho, da Santa Ceia? Que bom! Mas na sua igreja tem a cerimônia do Lava-Pés? Tanto quanto eu tenha conhecimento, apenas na igreja Adventista todos os membros são convidados à participar. Talvez tenha uma outra igreja que adota a mesma pratica com todos os seus membros.



 Essa foi uma lição muito clara e objetiva do maior Servo de todos os tempos. Foi um sermão na prática. O Senhor Jesus fez o que ninguém naquela sala imaginou que Ele faria. Jesus é o Senhor e Mestre e, mesmo assim, lavou os pés dos discípulos. Ele é Deus manifesto em carne inclinando-Se em verdadeira humildade para realizar a tarefa de um escravo. Aquele que mantém o universo coeso, Aquele em cujas mãos o Pai colocou todas as coisas, utilizava Suas mãos para lavar os imundos pés de Suas criaturas. Mais tarde, Suas mãos seriam perfuradas por cravos, prova do ódio dos homens e do coração cheio do amor de Deus. O que o Senhor Jesus fez durante a festa é uma figura do nível a que Ele desceu quando Se esvaziou, e Se tornou obediente até à morte de cruz.

Temos também uma figura do que o nosso Salvador está fazendo por nós na glória. Na cruz o Senhor Jesus derramou Seu sangue para nos purificar dos pecados. Agora, ressurreto de entre os mortos, Ele vive para interceder a nosso favor no santuário celestial. Ele é nosso Sumo Sacerdote e nosso Advogado. Ver Hebreus 4:14-16 e I João 2:1-2. Como Sumo Sacerdote, o Senhor intercede por nós quando nos aproximamos dEle em nossas fraquezas. Como nosso Advogado, fala ao Pai quando confessamos nossos pecados à Ele. Se soubermos nos aproximar do Senhor Jesus como nosso Sumo Sacerdote, cada vez menos precisaremos dEle como nosso Advogado.

Na próxima vez, participe da cerimônia do Lava-Pés que está incorporada na cerimônia da comunhão. Pois este é também um mandamento: “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” João 13:14-15

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário