terça-feira, 31 de janeiro de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 – DEUS COMO LEGISLADOR


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 – DEUS COMO LEGISLADOR

VERSO ÁUREO: “Porque o Senhor é o nosso Juiz; o Senhor é o nosso legislador; o Senhor é o nosso rei, ele nos salvará.” Isaías 33:22

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Redescobrir o caráter imutável de Deus, tal como resumido na Sua lei. Sentir identificação emocional e espiritual com Moisés e com o povo de Israel quando Deus proclamou a Sua lei no Sinai. Sermos humildes e aceitarmos a leis de Deus para o nosso benefício espiritual e físico.

INTRODUÇÃO: O que é um legislador? É aquele que elabora as leis. No caso da lição desta semana, Deus deixou-nos a Sua lei de amor, os 10 mandamentos que é a expressão do Seu caráter. É curioso como as constituições, da maioria dos países, tomam como base a lei de Deus, especialmente com os mandamentos relacionados com o próximo. Não matarás, não adulterarás, não roubarás, não dirás falsos testemunhos, não cobiçarás e  honrar pai e mãe. A lei de Deus que foi dada no Éden aos nossos pais de forma verbal, e depois escrita no monte Sinai, tem uma aceitação, mesmo que seja de forma subjetiva, por parte da liderança política dos países. Esse conhecimento deriva da lei de Deus que influenciou pela tradição bíblica, os povos nas várias gerações.


Quando confrontadas com os Dez Mandamentos de Deus, algumas pessoas afirmam que eles foram mudados, que eles foram dados somente para os judeus, embora sabemos que os mandamentos  já estavam presentes na Criação, ou dizem que eles foram abolidos há muito tempo. Estas alegações são muito sérias. Os dez mandamentos possuem todas as qualidades que pertencem a Deus: na verdade, eles refletem o caráter de seu Autor. Então, as pessoas devem cuidar antes de dizerem que a lei foi mudada ou abolida. Nós estamos andando em terra santa! A palavra menciona: “Eu, o Eterno não mudo.” , “Não penseis que vim destruir  lei... vim cumprir.”

Deus, sendo um Deus de amor, criou uma lei baseada no amor. Quando guardamos os Seus mandamentos, pelo poder do Espírito Santo agindo em nós; nós provamos nosso amor à Deus  pela guarda dos primeiros quatro mandamentos,  e pelo nosso próximo, ao guardarmos os últimos seis mandamentos. Foi por isso que Jesus mencionou que os dez mandamentos se resumem em dois: “Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo.” Uma vez que a lei de Deus descreve como Deus vive e planeja como nós vivamos, isso mostra que ao abrirmos o coração para Deus, sem preconceitos e com humildade, Ele escreve a Sua lei no nosso coração. Viver com a lei no coração é no mínimo maravilhoso, pois vivemos na esfera do perfeito amor. “Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo.” Hebreus 8:10.

DOMINGO(5 de Fevereiro) – A LEI NO SINAI. Eu tive o privilégio de visitar partes do Egito e de Israel, e juntamente com as pessoas da nossa excursão, subimos para o local que, supostamente seria onde Deus revelou-Se à Moisés para transmitir-lhe os dez mandamentos. E senti uma grande emoção depois de caminharmos mais de 3 horas, até o cimo do monte, e vermos o nascer do sol. Mas o fato que mais me impressionou foi saber que Deus revelou-Se de forma maravilhosa e tremenda, naquele lugar!

Os versos bíblicos sugeridos para hoje são os seguintes:  “E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta.” Êxodo 19:18-19
“E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.” Êxodo 20:18

“Estas palavras falou o Senhor a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande voz, e nada acrescentou; e as escreveu em duas tábuas de pedra, e a mim mas deu. Deuteronômio 5:22

“E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo assombrado, e tremendo.” Hebreus 12:21.

Quão importante é a lei de Deus? primeiramente Deus a escreveu com o seu próprio dedo . Depois,  Moisés recebeu as primeiras tábuas, e devido a apostasia do povo, ele as quebrou. Logo em seguida, Deus com a sua paciência escreveu  as novas tábuas. Em seguida Deus pediu para as tábuas serem colocadas na arca da aliança. A arca hoje está perdida. Mas a original está no templo original, que está no céu, e os mandamentos serão  mostrados à todos antes da volta de Jesus! Se Deus deu uma grande importância à Sua lei, quanto mais nós não devemos dar?

Paulo, em Romanos 7: 8-13, mostra como  lei está ligada ao evangelho. Embora a lei não tem poder para salvar, as pessoas,  que voluntariamente a transgridem, receberão a punição de Deus, pois  a obediência à Deus é um pré-requisito para a salvação: “...Quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.”  II Tessalonicenses 1:7-8

SEGUNDA FEIRA(6 de Fevereiro) – A LEI ANTES DO SINAI  Deus é eterno e a Sua lei também é eterna: “A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.” Salmos 119:142
“Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” Mal 3:6

A Lei no Céu - “O primeiro esforço de Satanás para destruir a lei de Deus, esforço este feito entre os santos habitantes do Céu, pareceu por algum tempo ser coroado de êxito. Grande número de anjos foram seduzidos; mas o triunfo aparente de Satanás redundou em derrota e perda, separação de Deus e banimento do Céu.” Capítulo 29 do livro Patriarcas e Profetas com o título: “ Inimizade de Satanás Contra a Lei.”

A lei no Éden  e antes do Sinai - “Adão e Eva, ao serem criados, tinham conhecimento da lei de Deus; estavam familiarizados com os reclamos da mesma relativamente a si; seus preceitos estavam escritos em seu coração. Quando o homem caiu pela transgressão, a lei não foi mudada, mas estabelecido um plano que remediasse a situação trazendo novamente o homem à obediência. ..Adão ensinou a seus descendentes a lei de Deus, e esta foi transmitida de pai a filho através de gerações sucessivas. Mas apesar das graciosas providências para a redenção do homem, poucos houve que as aceitaram e lhes prestaram obediência... Se o homem houvesse guardado a lei de Deus conforme fora dada a Adão depois de sua queda, preservada por Noé e observada por Abraão; não teria havido necessidade de se ordenar a circuncisão. E, se os descendentes de Abraão houvessem guardado o concerto, do qual a circuncisão era um sinal, nunca teriam sido induzidos à idolatria; tampouco lhes teria sido necessário sofrer vida de cativeiro no Egito; teriam conservado na mente a lei de Deus, e não teria havido necessidade de que ela fosse proclamada no Sinai, nem gravada em tábuas de pedra. E, se o povo houvesse praticado os princípios dos Dez Mandamentos, não teria havido necessidade das instruções adicionais dadas a Moisés.” Patriarcas e Profetas capítulo 32 “A lei e os concertos.”

Como vimos, a  lei de Deus sempre existiu com Ele , pois se Ele é amor; e a lei reflete o Seu amor, logo concluimos que a Sua lei nasceu com o próprio Deus. Vale a pena seguirmos os caminhos do Senhor e obedecermos aos Seus mandamentos pois eles foram dados para a nossa segurança e alegria espiritual.

 Essa lei foi transmitida oralmente de pai para filho através do ensino familiar. Ver Êxodo 13:9. Desde o começo do mundo existia a lei moral consolidada nos Dez Mandamentos. Embora não escrita, achava-se implantada no coração, na mente e na consciência do homem. Caim matou e isto foi imputado como pecado. Ver Gênesis 4:7. E a Bíblia chama o pecado de “transgressão da Lei.” A lei também era conhecida e praticada na casa do patriarca Jacó, o que se denota da atitude de seu filho José, ao declarar, quando assediado pela impura mulher de Potifar: Gênesis 39: 9  “Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanho mal, e pecaria contra Deus?” Da mesma forma, Tamar, a nora de Judá, foi acusada de adultério. Ver Gên. 38: 24.  Claramente se vê que o adultério é a quebra do sétimo mandamento da lei moral, e isto é pecado.  Portanto, antes de Deus escrever a lei moral em pedras, com Seu próprio dedo, Ele já exigia a sua observância de forma clara. Leia: Êxodo 16: 4, 5, 22, 23, 25, 26, 29.

TERÇA-FEIRA(7 de Fevereiro) - O SÁBADO ANTES DO SINAI - Tanto é verdade que o Sábado existe desde a criação, (antes do Sinai) que Deus ao proclamar o mandamento por escrito, Ele usou a expressão: “Lembra-te”. Jamais Deus mandaria lembrar de uma coisa que o Seu povo, não o havia conhecido. No relato da criação temos este lindo texto: “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” Gênesis 2:2-3

Em Êxodo 16:4 a 29 encontramos, ao meu ver, o mais lindo argumento para vermos o grande amor de Deus relacionado com o sábado. No deserto, sem muitas condições para se obter alimentos, o povo foi alimentado pelo Senhor Deus. Deus provou à Israel, no deserto, a observância  leal do Sábado: “Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá cada dia a porção para cada dia, para que Eu veja se anda em minha lei ou não E aconteceu que ao sexto dia colheram pão em dobro, dois ômeres para cada um; e os príncipes da congregação vieram a Moisés. Respondeu-lhes ele: Isto é o que disse o Senhor: Amanhã é repouso, o santo Sábado do Senhor… Porquanto o Sábado é do Senhor, hoje não achareis no campo. Seis dias colherás, mas o sétimo dia é o Sábado; nele não haverá. Ao sétimo dia saíram alguns do povo para colher, porém, não acharam. Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os Meus Mandamentos e as Minhas Leis? Considerai que o Senhor vos deu o Sábado; por isso Ele, no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique onde está, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia…”

O sábado, assim como todos os mandamentos, foi observado  pelos fiéis filhos de Deus, desde a eternidade;  no Éden, antes do Sinai, depois do Sinai e no Novo Testamento como vamos analisar na lição de Quinta-Feira e será observado no céu também.  Há uma bênçãos especial em observar este dia, pois Deus o santificou.

Que promessa é feita aos que guardam o sábado? “Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no Meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse” Isaías 58:13 e 14.

QUARTA-FEIRA(8 de Fevereiro) -  A LEI E OS PROFETAS – A "lei e os profetas" formam uma expressão que designa os ensinos do Antigo Testamento como vemos no texto a seguir: “ Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.” João 1:45. A lei e os profetas  incluindo o Pentateuco e os escritos de todos os profetas, pois os escritos do Antigo Testamento constituíam o primeiro guia do homem para a salvação. Estes escritos eram tudo que os homens tinham em matéria de revelação. O evangelho veio, não para abolir os escritos antigos, mas para suplementá-los, reforçá-los e confirmá-los. O evangelho veio, não para ser colocado no lugar do Antigo Testamento, mas em acréscimo a ele e para formar o cânon completo que temos hoje, os 66 livros.

Como entender Lucas 16:16 que menciona: "A Lei e os profetas duraram até João"? Verifique que a palavra "duraram" está grifada no texto, isto é, escrita com as letras de forma diferente das demais, um pouco inclinadas. O que isso quer disser? É para chamar a atenção que o tradutor não encontrou no original grego esta palavra, apenas a empregou por considerar a melhor para complementar o sentido do verso. Todas as palavras grifadas, encontradas na Bíblia, não constam do original. Ao ler Mateus 11:13: "Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João."  Agora sim, está clara e explícita a verdade que Jesus queria ensinar.

Os que procuram obedecer os 10 mandamentos da lei de Deus não tem dificuldades em aceitar a veracidade da lei desde o seu início;  mas há cristãos, até sinceros,  que tropeçam neste ponto dizendo que partes precisam ser guardadas, e outras partes não tem necessidade de ser obedecidas. Os dois mandamentos mais violados são o segundo e o quarto, como vemos: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.” Êxodo 20:4-5
“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.” Êxodo 20:8

O que dizem os profetas do Senhor sobre as bênçãos da santa lei do Senhor?
“Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar. Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar!” Isaías 48:17-18

“Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” Jeremias 31:33

“E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.” Romanos 7:12

Contrariamente do que muitos cristãos pensam; Deus, desde o Éden até Cristo, sempre usou a lei para mostrar a malignidade do pecado, e nunca como tendo o poder para salvar o pecador. A “graça que salva” sempre esteve presente no Velho Testamento através do sistema de sacrifícios que apontavam para a morte de Jesus. A graça de Deus é que nos salva através da fé que exercemos em Jesus.

QUINTA-FEIRA(9 de Fevereiro) -  A LEI NO NOVO CONCERTO – Deus é perfeito! Em todas as épocas Ele teve o cuidado de apresentar a Sua lei de forma clara aos Seus filhos. Já vimos que no Velho Testamento a lei teve um alcance maravilhoso para todas as épocas, e desde o céu, como já vimos. Agora com a vinda do Cristo Incarnado a lei continuou em vigor como veremos no estudo de hoje.

A lei no Novo Testamento é apresentada como abolida pela graça, ou com muita relevância para o verdadeiro filho de Deus?  Veja os seguintes versos bíblicos:

“Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo.” Hebreus 8:10

“Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos.” Hebreus 10:16

“E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.” Lucas 23:56

Quando uma pessoa é salva por Jesus, os frutos da sua vida logo são vistos em boas obras. O verdadeiro cristão tem o maior prazer em guardar os mandamentos de Deus: “Se me amais, guardai os meus mandamentos.” João 14:15. O cristão genuíno ama-se  e o próximo como a si mesmo. Cumprir a lei de Cristo envolve amar o próximo.  A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.”  Rom. 13:8-10.

Há aqueles cristãos que preferem manter a tradição em que foram criados, e com isso desobedecem alguns mandamentos. Por exemplo; o Católico desobedece o segundo e o quarto mandamentos abertamente;  e a maioria dos evangélicos não santificam o sábado como Deus pede. E, infelizmente a maioria dos cristãos preferem se esconder atrás das supostas boas obras como: esmolas, ajuda às instituições carenciadas, devolução de dízimos e ofertas e outras coisas, mas não obedecem a Deus naquilo que envolve princípios. Que Deus nos dê forças para sermos servos obediêntes dispostos para “obedecermos mais a Deus do que a homens.”

SEXTA-FEIRA(10 de Fevereiro) – Ler Gálatas 5.14; Tiago 2:8; I João 5: 2 e 3 e Hebreus 12:21
“ Os dez preceitos proferidos por Cristo no monte Sinai foram a revelação do caráter de Deus, e deram a conhecer ao mundo que Ele exerce jurisdição sobre toda a herança humana. Essa lei dos 10 preceitos do máximo amor que se pode apresentar ao homem é a voz de Deus falando do céu às almas, em promessa. “ Fazei isto, e não ficareis sobre o domínio  e controle de Satanás...O Senhor deu os Seus santos mandamentos para serem um muro de proteção para os Seus filhos.” Ellen White. Meditações de 1956, 53.

Quando um país elabora a sua constituição e suas leis são quebradas; o infrator, quando descoberto  é punido. Quando guardamos os mandamentos de Deus somos beneficiados pela “lei da liberdade” Logo estamos livres da punição e vivemos felizes. Que Deus nos conceda a Sua graça e as Suas misericórdias para obedecer-lhE.

Luís Calos Fonseca - Licenciado em Teologia pelo Unasp - SP em 1986. Atualmente sou pastor distrital em Viseu – Portugal. Procuro viver conforme o código de ética do pastor Adventista: http://temasbblicos.blogspot.com/2011/11/codigo-de-etica-do-pastor-adventista-do.html
                                                         



Sem comentários:

Enviar um comentário