quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 – O DEUS DA GRAÇA E DO JUÍZO


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 – O DEUS DA GRAÇA E DO JUÍZO

VERSO ÁUREO: “Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.” Eclesiastes 12:14

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Lembrar como os dois aspectos do caráter de Deus; a misericórdia e a justiça, caminham de mãos dadas, e sem ser contraditórias. Esses atributos do caráter de Deus são vistos desde o Gênesis até o Apocalipse. É lindo ver que a graça liberta o pecador  penitente do poder do pecado, e erradicará o pecado do universo aquando do juízo final, após o milênio. Apegar à graça de Jesus para viver livre da condenação e do poder do pecado na vida. A Justificação nos liberta da condenação do pecado, a santificação do seu poder e a glorificação  da presença do pecado.

INTRODUÇÃO – Em Salmo 85:10 encontramos este interessante texto sobre o caráter de Deus: "A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram.” Alguém disse que “misericórdia sem justiça é anarquia, e justiça sem miseiricórdia é tirania.” Interessante não é? Em uma aula que tive, um professor disse que se pudesse descrever estes dois aspectos do caráter de Deus, ele diria: “Deus é, em essência, 99,9% amor e misericórdia e  00,1% Justiça. Deus caminha com o pecador por muito tempo, dando oportunidades para que este se arrependa e mude de atitudes, mas quando não se arrepende; no juízo, ele será condenado. “E Ele deu ao Filho autoridade para julgar, pois Ele é o Filho do Homem”. João 5:27

Li a história de um rapaz que estava sentado pacientemente diante de um juiz esperando pelo seu veredito. E, embora o resultado pudesse significar liberdade ou prisão, durante todo o julgamento o rapaz não conseguiu manter-se concentrado no caso. Ele só conseguia pensar no fato de o juiz parecer muito familiar. Onde será que ele teria visto aquele juiz antes? “Eu tenho certeza que eu já vi este homem antes”, pensou o rapaz. E, então, de repente, tudo ficou claro para ele. Ele lembrou-se. Quando ele era criança estava brincando perto de um lago. A bola caiu na água, e, ao tentar pegá-la, ele caiu no lago e estava se afogando. Ele começou a gritar por socorro, e um homem que o viu lutando para sobreviver, saiu do carro, correu para o lago e salvou a vida dele. Aquele homem era o juiz. Maravilha! Ele não conseguiu acreditar nisso, aquilo deveria ter acontecido a uns quinze anos. Na hora que o juiz estava pronto para ler o veredito, o rapaz gritou: “Excelentíssimo juiz! Espere, espere! O senhor se lembra...” O rapaz contou toda a história ao juiz. O juiz lembrou de quando tinha salvo a vida do garoto e ele também não poderia acreditar que ali estava o mesmo garoto amedrontado. “Senhor juiz”, gritou o rapaz. “O senhor me salvou-me aquele dia, por favor, salve-me agora”. “Eu sinto muito, jovem”, respondeu o juiz: “Aquele dia eu era o seu salvador, agora eu sou o seu juiz!.”

Deus é o Deus amoroso, que enviou o Seu único Filho para morrer por nós, para que assim nós pudéssemos ter vida nova. Jesus é o nosso Salvador, um dia Ele será o Juiz.  “Vocês chegaram até Deus, que é o juiz de todos”. Hebreus 12.23.


DOMINGO(22 de Janeiro) – O DIA DO JUÍZO – Quando será o dia do juízo? O Juízo vem em três fases, a saber:

1ª FASE DO JUÍZO – JUÍZO DE INVESTIGAÇÃO. Este juízo se dará antes da volta de Jesus, pois é mais do que justo, Deus já ter decidido, com antecedência o destino daqueles que serão salvos, e aqueles que se perderão. A palavra menciona: “Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” Apoc. 22:12. Para uma compreensão profética do juízo, exige uma análise global especialmente dos livros de Daniel, Hebreus e Apocalipse. Em Daniel 8:14 menciona: “E até 2300 tardes e manhãs, e o santuário será purificado.” Deve-se levar em conta o estudo do santuário terrestre, o que significava o dia da purificação(Yon Kipur) que era um dia de juízo,  e transportar para o santuário celestial, como descrito em Hebreus e Apocalipse. Ver Heb. 8:1 e 2 e Apoc. 11:19. Assim compreenderemos melhor o Juízo.

Em Daniel 9 e Esdras 7; comparados com a história, mostram a data do início dos tais 2300 anos. De 457 a.C  até 1844 d.C, completa o referido período. Eu acredito que em 1844, o nosso Senhor, que é o Sacerdote e Sumo-Sacerdote celestial, começou o juízo de investigação; a começar com os que já morreram, e depois, dentro do tempo de Deus; com os vivos.  Quando Jesus retornar, tudo já estará  definido. Alguém pode dizer que Deus pode realizar o juízo num estalar de dedos, e não precisa de um julgamento de tantos anos, como sugerido,  desde 1844 em diante. É verdade, Deus pode;  mas, se temos as profecias bíblicas tão bem explicadas, para alguma coisa serve, que é para serem estudadas, compreendidas e obedecidas. Sem contar que Deus gosta de deixar tudo explicadinho para que ninguém tenha no que O acusar.

2ª FASE DO JUÍZO – JUÍZO DE CONFIRMAÇÃO. Nesta fase, serão julgados os perdidos que estarão mortos na terra desolada. Ver Jeremias 4: 23 a 27 e Jeremias 25:33. Os não salvos, não terão mais oportunidade de salvação. Em Apocalipse 20:13 e I Corintios 6:3,  mostram as atividades dos salvos durante os mil anos: eles auxiliarão Deus no processo de julgamento  dos perdidos que estarão mortos e inconscientes.  Este será um juízo de confirmação apenas. Os perdidos não terão outra chance, pois a Palavra menciona que depois da morte, vem o juízo e  a condenação. “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso o juízo.” Hebreus 9:27.

Em Apocalipse 20:5 menciona que os ímpios receberão a recompensa depois do período dos mil anos. Eles ressuscitarão, mas será por pouco tempo. Será para verem as oportunidades desperdiçadas e reconhecerem que Deus é justo. O juízo de confirmação vai durar mil anos literais, para que tudo seja feito com calma, e nenhum item escape aos olhos de Deus, e os perdidos possam reconhecer o Seu amor.

3º FASE DO JUÍZO – JUÍZO DE EXECUÇÃO. Em Apocalipse 20:7 mostra que Satanás será solto da sua prisão para conduzir os ímpios ressuscitados; num ataque final contra Deus, os salvos e a cidade nova Jerusalém. A absolvição de Satanás só será possível, porque os ímpios terão ressuscitado. Apocalipse 20:9 menciona que Satanás e suas hostes serão finalmente destruídos com o fogo do inferno. Este será o juizo final. Ver Apocalipse 20:7-15. É bom salientar que o inferno. a arder eternamente, será eterno em seus efeitos e consequências. Compare as seguintes passagens: Judas verso 7 e II Pedro 2:6. Se fosse eterno, Sodoma e Gomorra, necessariamente, estariam a arder até hoje.  

A Nova Jerusalém descerá para a terra, e será a capital do paraíso. Deus criará depois do milenio, novos céus e nova terra.  

A única maneira de evitarmos a condenação eterna é através do perdão de Jesus Cristo. Convido você para se apegar a Jesus para fazer parte da primeira fase do juízo.

SEGUNDA-FEIRA(23 de Janeiro) O JUÍZO E A GRAÇA NO ÉDENEm Gênesis 3, onde encontramos a graça e o juízo? Antes do pecado macular o planeta e o universo, não havia necessidade do perdão e nem de condenação, pois nossos pais eram santos e não havia pecado. Antes do pecado, a graça existia só no trono de Deus, que é a fonte de amor, mas ainda não estava em atuação. No Éden, primeiro veio o juízo, e só depois é que a graça foi oferecia aos pecadores.

1º Fase - Veja que o juízo no Éden primeiro foi lançado ao diabo:Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gênesis 3:14-15.

2º fase - Só depois que o juízo condenatório passou para Adão e Eva: “E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.” Gên.3:16-18.

 faseForam expulsos do jardim “O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.” Gênesis 3:23-24.

Houve consequências imediatas da desobediência de Adão e Eva. Junto à árvore do bem e do mal, tiveram medo e fugiram, após o pecado. Deus sempre toma a iniciativa em buscar os Seus filhos pecadores: “E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? Gênesis 3:9. No decorrer dos séculos e milênios Deus sempre procurou os Seus filhos desviados. Ele faz assim conosco também. Ele nos procura quando erramos.  Somos sensíveis ao Seu amor?  
Quando Deus solicitou para que anjos guardassem a porta do jardim para que nossos pais não entrassem, foi uma linda demonstração de graça, pois se eles retornassem, e comessem do fruto da árvore da vida,  perpetuariam a existência do pecado.

TERÇA-FEIRA(24 de Janeiro) – O DILÚVIO – Algumas pessoas só conseguem enxergar a punição de Deus, no Dilúvio.  

Mas, onde está a graça amorosa e salvadora de Deus no dilúvio? Antes da resposta; gostaria, simplesmente, de dizer que enquanto se especulam a respeito da veracidade do  dilúvio, o melhor argumento, inclusive com provas arqueólógicas, encontra-se na Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus;  pois Ele não falha. Não adianta apresenentar a teoria bíblica, sobre esta catástrofe universal, para pessoas que, além de não acreditarem, nem sequer desejam ouvir falar a respeito. A melhor atenção que damos à elas é fazer orações de intercessão em seu favor.

Veja a graça de Deus no dilúvio:  Antes de mencionar argumentos, apresento aquele que ao meu ver é o mais convincente, Deus deu 120 anos de chances de salvação. Veja os preparativos necessários para o dilúvio: As razões para ele são dadas em Gênesis 6:9-12. A revelação a seu respeito é dada a Noé nos versos 13 a 21. A ordem para entrar na arca é dada em Gênesis 7:1-4. Gênesis 6:22 e 7:5 registram a obediência de Noé às instruções divinas. Noé foi um homem justo, íntegro em sua época; “Noé andava com Deus” Gênesis 6:9. Que epitáfio! Noé foi um homem justo. O caráter de Noé é descrito por duas palavras: justiça e integridade.

Em contraste com a justiça de Noé estava a corrupção do homem. “A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida, porque todo o ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra.” Gênesis 6:11-12. A principal expressão do pecado do homem está em sua rebelião e espírito independente diante de Deus. Ele supõe que, ainda que Deus exista, Ele não se importa com a conduta do homem ou com suas crenças. E, se Deus se importa, é muito pouco. E o pior de tudo é a conclusão de que isso não é, de qualquer forma, da conta de Deus.
Observe a condenação de Deus para este tipo de atitude: “Então, me respondeu: A iniquidade da casa de Israel e de Judá é excessivamente grande, a terra se encheu de sangue, e a cidade, de injustiça, e eles ainda dizem: O Senhor abandonou a terra, o Senhor não nos vê.” Ezequiel 9:9. Hoje não é diferente do que nos dias de Noé, as inclinações perversas do homem estão  agindo em seu favor com o pensamento ou crença de que, ainda que Deus exista, Ele não se preocupa com o pecado nem intervém na história humana para tratar dele. Esse tipo de pensamento é fatal.

Deus é santo e quer preparar um povo santo para viver eternamente com Ele, e como não conseguiu com a geração antes-diluviana, ele deseja fazer de nós uma nação santa. No passado Ele destruiu os pecadores com água, e agora será com o fogo da Sua presença, como vemos neste texto: E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder.” II Tessalonicenses 1:7-9.

Não se engane,  “Deus não se deixa escarnecer.” Se em uma empresa,  escola, instituição, agremiação  ou igreja, aqueles que não se enquadram nas normas e princípios são eliminados, com Deus não será diferente. Até no juízo de Deus vemos o Seu grande amor, pois os pecadores não gostariam de estar no céu.

QUARTA-FEIRA(25 de Janeiro) – CONDENAÇÃO E GRAÇA   Veja o texto para hoje e procure perceber a salvação e o juízo de Deus: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.  Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” João 3:16-21.

Com certeza, as pessoas que estiverem despreparadas no dia do juízo terão muito medo; mas os filhos de Deus que tiverem se arrependido dos seus pecados e os confessado ao pé da cruz de Jesus; não temerão o juízo, como vemos no texto a seguir:  “E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.” I João 4:16-18.

A própria ideia da condenação implica na graça de Deus, e o próprio conceito da graça requer a condenação. Caso contrário, a ordem do universo não seria restabelecia; e, Jesus teria morrido em vão. É claro que Deus caminha com o pecador por muito tempo, concedendo-lhe chances de arrependimento; mas quando este não deseja,  a condenação virá. É bom lembrar que depois da morte já não haverá chances de salvação; por isso, a oportunidade é hoje:  E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.” Hebreus 9:27-28. Como está a sua vida espiritual?

QUINTA-FEIRA(26 de Janeiro)- A HORA DO SEU JUÍZO – O texto principal para hoje é este:  “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo. Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” Apocalipse 14:6-7.

Veja que Deus é mesmo maravilhoso; pois no texto acima, antes do juízo acontecer,  encontramos o evangelho eterno sendo pregado à toda a terra. Como mencionamos na lição de domingo, o juízo Divino está dividido em três fases. O juízo proclamado no texto de hoje tem a ver com a primeira fase do juízo. Antes de Jesus voltar, Ele já deverá ter definido quem irá para o céu, e quem ficará na terra durante o período do milênio, por isso a necessidade do juízo de investigação. Esse julgamento começa com os mortos e depois inicia com os vivos. E, como não sabemos o dia de amanhã, devemos abrir bem os olhos. Como vimos na lição de ontem, depois da morte já vem o juízo. Ver Heb. 9:27. Mas, o mais lindo de se ver na Bíblia é o constante amor de Deus em convidar-nos para a salvação. Veja este texto : “Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.” Hebreus 4:7. Não só no Novo testamento vemos o evangelho, mas no Velho também. A Bíblia é perfeita. Deus é perfeito! Deus deseja a nossa santidade!

Lembra-se da história,  do menino que caiu no lago, que contei na da introdução da lição? Pois é, Jesus hoje é o nosso Advogado, mas depois será o nosso Juíz: 

“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” I João 2:1-2.

“E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo.” João 5:22.

No juízo qual será o verdito a seu respeito?

SEXTA-FEIRA(27 de Janeiro) ESTUDO ADICIONAL  - I Cor. 13:13; II Cor. 5:10; Gên. 3 e 6, João 3:16-21 e Apoc 14: 6 e 7

“Jesus não desculpa os seus pecados, mas apresenta o seu arrependimento e fé, e, reclamando o perdão para eles, ergue as mãos feridas perante o Pai e os santos anjos, dizendo: “Conheço-os pelo nome. Gravei-os na palma da minhas mãos” O G. Conf., 405.


Luís Calos Fonseca - Licenciado em Teologia pelo Unasp em 1986. Atualmente sou pastor distrital em Viseu – Portugal. Procuro viver conforme o código de ética do pastor Adventista: http://temasbblicos.blogspot.com/2011/11/codigo-de-etica-do-pastor-adventista-do.html


Sem comentários:

Enviar um comentário