segunda-feira, 9 de março de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 ( 2º trimestre de 2015) O BATISMO E AS TENTAÇÕES

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 ( 2º trimestre de 2015) O BATISMO E AS TENTAÇÕES

VERSO ÁUREO: “E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.” Lucas 3:22.

INTRODUÇÃO (sábado 4 de abril) – A lição desta semana vai tratar do batismo de Jesus e de Suas tentações. A descrição do batismo de Jesus mostra-nos claramente que existem três pessoas distintas na Divindade. Basta olhar para o verso áureo e vemos as três pessoas em ação. As três tentações de Jesus apresentam-nos duas verdades importantes: Todos somos tentados de alguma forma e se Jesus venceu as tentações, nós também podemos vencer através do poder de Deus.

A verdade da natureza trinitária de Deus foi apenas sugerida no Antigo Testamento, mas foi claramente manifestada no rio Jordão aquando do batismo de Cristo. As três pessoas da Divindade não foram somente claramente reveladas, mas cada uma foi vista naquele papel que tinha na aliança da salvação.

O Pai apareceu como Aquele que enviou o Seu Filho que foi obediente ao Pai nos mínimos detalhes. O Filho foi revelado como o servo do Deus Jeová. O Seu batismo manifestou a Sua prontidão em servir salvando o mundo através da Sua consequente morte e ressurreição. O Espírito Santo foi revelado ungindo Cristo. Os antigos hereges arianos eram convidados à ir para o Jordão, e lá, aprender a doutrina das três pessoas da Divindade.

Nós só podemos entender as palavras de Cristo na grande comissão porque nos foi dada a revelação em Seu batismo. Veja o texto:“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Mateus 28:19. Três pessoas, mas um nome em essência. Aqueles que entendem o significado do nome sabem que ele ensina que as três pessoas da Divindade são um em essência, em glória e em todos os atributos divinos. A Divindade representada através do Pai. do Filho e do Espírito Santo desempenham o papel na salvação da humanidade.

Por que Jesus foi tentado no deserto? A Bíblia menciona que “após Seu batismo, Jesus foi levado pelo Espírito Santo ao deserto, onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo". Lucas 4:1-2. 

As três tentações de Jesus no deserto foi um esforço que o diabo fez para seduzir Jesus a transferir a fidelidade de Deus à Satanás. Vemos uma tentação semelhante em Mateus 16:21-23 onde Satanás, através de Pedro, tenta Jesus a renunciar a cruz à qual estava destinado. Encontramos em Lucas 4:13 que após as tentações no deserto, Satanás o deixou até ocasião oportuna, o que indica que Jesus foi tentado outras vezes por Satanás, embora novos incidentes não estejam registrados claramente na Bíblia. O ponto importante é que, apesar de várias tentações, Ele nunca pecou.

Deus tinha um propósito ao permitir que Jesus fosse tentado no deserto. Diz a Palavra: "foi levado pelo Espírito ao deserto". Fico feliz em saber que Jesus foi tentado como nós, mas não caiu em pecados. Veja a importância deste texto: “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” Hebreus 4:15. A natureza humana de Jesus permite que Ele compreenda as nossas próprias fraquezas por ter sido submetido à fraqueza também. Veja o texto: "Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados". Hebreus 2:18. A palavra grega traduzida "tentado" aqui significa "pôr à prova". Então, quando somos colocados à prova e testados pelas circunstâncias da vida, podemos ter certeza de que Jesus entende perfeitamente as nossas dificuldades e fica disponível para socorre-nos.

Jesus foi tentado em três pontos que são comuns a todos os homens e mulheres A primeira tentação diz respeito à concupiscência da carne, ver Lucas 4:3 e 4, a qual inclui todos os tipos de desejos físicos. Jesus teve fome, e o diabo O tentou a transformar pedras em pães. É aqui que muita gente cai cedendo ao apetite pervertido com hábitos e vícios. A segunda tentação, de acordo com Mateus, foi acerca da soberba da vida, ver Mateus 4:5-7, e aqui o diabo tentou usar uma passagem da Escritura contra Ele. Veja o texto: “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.” Salmos 91:11-12. Jesus novamente respondeu com a Escritura em sentido contrário afirmando que seria errado abusar de Seus próprios poderes. A terceira tentação, de acordo com Mateus, foi acerca da concupiscência dos olhos, ver Mateus 4:8-10. O inimigo já tinha o controle sobre os reinos do mundo. Ver Efésios 2:2, mas estava pronto a dar tudo à Cristo em troca de Sua lealdade. Jesus respondeu:  "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: “Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto" Mateus 4:10. Ver o texto de Deuteronômio 6:13.

A vitória de Cristo sobre as tentações do inimigo é um forte apelo e segurança para nos protegermos em Seu amor, poder e salvação, pois está escrito: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” I Coríntios 10:13. Podemos, portanto, ser vitoriosos e agradecer ao Senhor pelo livramento da tentação.

DOMINGO (5 de abril) PREPARAI O CAMINHO AO SENHOR – A lição de hoje fala de João Batista e de sua principal mensagem; o arrependimento. Este profeta do deserto é conhecido por sua maneira direta de pregar a Palavra de Deus. Ele foi usado por Deus para introduzir o batismo que é o rito de admissão ao cristianismo. Foi João que batizou o nosso Senhor e muitas outras pessoas, e com isso nasceu o batismo que é praticado pelos cristãos.

Qual foi a mensagem de João Batista? Leia na Bíblia: “E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas. Todo o vale se encherá, E se abaixará todo o monte e outeiro; E o que é tortuoso se endireitará, E os caminhos escabrosos se aplanarão, e toda a carne verá a salvação de Deus. Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão. E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo. E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois? E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira. E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: Mestre, que devemos fazer? E ele lhes disse: Não peçais mais do que o que vos está ordenado. E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo.” Lucas 3:3-14.

O texto de hoje mostra que a mensagem de João Batista era de arrependimento. O arrependimento é necessário para a salvação? Arrependimento de acordo com o conceito Bíblico significa mudar de ideia, de direção ou convicção. A Bíblia também nos diz que o arrependimento verdadeiro vai resultar em uma mudança de comportamento, que é o que João Batista sugere para os seus ouvintes e interlocutores. Veja este outro texto: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor.” Atos 3:19. 

Uma definição Bíblica e completa de arrependimento é mudar de convicção sobre algo que resulta em mudança de comportamento. Arrependimento e fé podem ser entendidos como os dois lados da mesma moeda. É impossível colocar nossa fé em Jesus Cristo como Salvador sem primeiro mudarmos nossa convicção sobre quem Ele é e o que Ele faz por nós. É impossível eu amar Jesus verdadeiramente e ainda viver na prática de pecados conhecidos e antes praticados por mim. Arrependimento é um dom de Deus e  não é uma obra que podemos fazer para ganhar a salvação. Apesar de que arrependimento não é algo que ganha salvação, mas vai resultar em boas obras. É impossível completa e totalmente mudar sua convicção sem que isso cause uma mudança em ação.

O batismo Bíblico é mesmo necessário? Quando a Bíblia fala de batismo, ela se refere ao batismo por imersão. Deus ensina o batismo apenas para pessoas que conseguem tomar decisões e nunca para bebês, e a pessoa deve ser mergulhada nas águas, conforme o próprio termo “batismo” significa na língua original. Uma pessoa arrependida aceita ser batizada. E João Batista pregava exatamente isso; que após o arrependimento deviam ser batizados. O batismo cristão é uma ordenança que Jesus instituiu para a igreja. Um pouco antes da Sua ascensão, Jesus disse: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século". Mateus 28:19-20

João Batista foi o precursor dos cristãos ao realizar batismos. O batismo deve ser feito em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. É através do batismo que uma pessoa é admitida na comunhão da igreja, e pessoas de todo o mundo e de todas as raças são convidadas a aceitarem Jesus. Veja o texto: "Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito." I Coríntios 12:13.

O batismo cristão ilustra a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. Ao mesmo tempo, ele também ilustra a nossa morte para o pecado e a vida nova em Cristo. Quando o pecador confessa o Senhor Jesus, ele morre para o pecado, ver Romanos 6:11 e é elevado a uma nova vida, ver Colossenses 2:12. Ser submerso na água representa a morte para o pecado, e o emergir da água representa a vida santa e purificada que segue a salvação. Veja o texto: "Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida." Romanos 6:4. 

O batismo é um testemunho exterior da mudança interna na vida de um crente. E este recebe a unção do espírito Santo na ocasião do batismo. Eis o texto: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2:38.

Hoje somos convidados a prepararmos o caminho para Jesus atuar na vida das pessoas. Fazemos o papel de João Batista?

SEGUNDA-FEIRA (6 de abril) "TU ÉS O MEU FILHO AMADO" - Através destas palavras de Deus vemos a Sua alegra aprovação ao ministério de salvação realizado por Jesus. A Divindade do Senhor Jesus Cristo tem sido atacada, de forma muito forte não somente por algumas seitas cristãs como por religiões não cristãs, e a publicidade secular é muito forte em negar Jesus como Deus. A doutrina da Divindade representada pelo Pai, Filho e Espírito Santo também está sob ataques. O título de Cristo ou Messias dado a Jesus implica em Divindade, pois as profecias do Velho Testamento a respeito do Messias indicam que Ele é Deus. A lição de hoje menciona que Deus chamou Jesus de “Filho amado” No batismo de Cristo o céu confirmou que Jesus é o filho de Deus. Jesus foi batizado não porque necessitasse de ser batizado, mas para deixar-nos o exemplo. Embora Jesus receba o título de Deus, ele é o próprio Deus em essência: Ele é o único que pode nos salvar e concede o  perdão. Veja estas características do Deus Jesus: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. Atos 4:12

“Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.” Atos 13:38-39 -

“E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas”. Lucas 24:46-48

“Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Romanos 10:12-13

“E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” Aos 16:30-31

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”. Atos 2:38.

Jesus ainda quando era um menino já tinha a noção do Seu ministério e filiação Divina. Em Lucas 2: 41-50 menciona aquele episódio quando José e Maria perderem Jesus em Jerusalém. Qual foi a resposta que Jesus deu aos pais? “E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” Lucas 2:49. Assim como Jesus, nós também somos chamados de filhos de Deus. É claro que com a imensa diferença de sermos criaturas e Jesus ser o próprio Criador de todas as coisas. Mas o que conta é o grande privilégio que recebemos de sermos chamados filhos de Deus. De todos os seres que Deus criou, ao longo do infinito universo, somente nós somos chamados de filhos de Deus, somente a raça humana foi feita à Sua imagem e a Sua semelhança. Lembrando que o batismo é a condição para pertencermos à família de Cristo: Veja estes textos: “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele”. I João 3:1

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, ara louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado.” Efésios 1:3-6

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:16

Você se sente pertencendo à família de Deus? Tem ajudado outras pessoas a serem chamadas de filhos de Deus?

TERÇA-FEIRA (7 de abril) "NEM SÓ DE PÃO" – A primeira tentação de Cristo foi um apelo ao apetite desgovernado, foi de ordem física.  Caímos em muitas tentações porque somos  naturalmente fracos, mas temos um Deus que não nos deixará ser tentados além do que podemos suportar. Deus sempre provê uma saída. Veja I Coríntios 10:13. Podemos ser vitoriosos e agradecer ao Senhor pelo livramento da tentação. A experiência de Jesus no deserto nos ajuda a enxergarmos essas tentações comuns que nos impedem de servir a Deus de forma eficaz. Jesus nos deixou o exemplo de como devemos responder às tentações em nossas próprias vidas; é com as Escrituras. As forças do mal vêm sobre nós de forma muito forte e necessitamos estar amparados em Cristo. É curioso que as três tentações de Jesus têm as mesmas três coisas em sua essência: “a concupiscência dos olhos, a concupiscência da carne e a soberba da vida.” Ver I João 2:16. A armadura de um soldado cristão. na batalha espiritual, inclui apenas uma arma ofensiva, a espada do Espírito, ou seja; a Bíblia Sagrada. Ver Efésios 6:17. Conhecer a Bíblia intimamente vai colocar a espada em nossas mãos e nos capacitar à termos vitória sobre as tentações.

A primeira tentação de Cristo apelou para o apetite. Eis a proposta de Satanás: “E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.” Lucas 4:3-4
É bom lembrarmos que as Escrituras nos dizem que todos nós enfrentamos tentações. A Bíblia nos diz que Cristo também foi tentado: "Porque não temos sumo-sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado". Hebreus 4:15.

As nossas tentações não vêm de Deus. Tiago 1:13 diz: "Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta." No primeiro capítulo de Jó, vemos que Deus permitiu que Satanás tentasse Jó, mas com restrições. Assim como Jesus foi tentado pelo inimigo, Satanás está vagueando pela terra como um leão, buscando pessoas para devorar. Ver  I Pedro 5:8. O versículo 9 nos diz para resisti-lo, sabendo que outros cristãos também estão sendo atingindo por seus ataques.

Sabendo que as tentações vêm do maligno, como podemos resistir às tentações? Primeiro necessitamos ver o exemplo de Jesus sendo tentado no deserto por Satanás, e em cada uma das tentações de Satanás foi recebida com a mesma resposta: "Está escrito" na palavra de Deus. Se o Filho de Deus usou a Palavra de Deus para, com eficácia, dar um fim às tentações, isso indica que eu também posso fazer a mesma coisa e sei que funciona porque depois de três tentativas fracassadas, o diabo deixou Jesus. Há apenas duas maneiras para guardar os nossos corações e mentes livres da queda; estar em íntima comunhão com Jesus e fugir das tentações. Veja os textos: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca". Mateus 26:41.

“..E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal…” Mateus 6:13.

"Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno." Mateus 5:29

Jesus não está dizendo que nós precisamos remover literalmente partes do corpo. Arrancar o olho é uma medida drástica! Jesus está nos ensinando que devemos fugir do foco das tentações. Uma pessoa um programa de TV ou um tipo de comida podem constituir-se em tentação para mim, e eu devo fugir para bem longe. Tem gente que teta a tentação. Quando isso acontece Jesus não consegue livrar. Cuidado!

Veja este texto inspirado sobre a primeira tentação de Cristo: “Para Cristo, como para o santo par no Éden, foi o apetite o terreno da primeira grande tentação. Exatamente onde começara a ruína, deveria começar a obra de nossa redenção. Como, pela condescendência com o apetite, caíra Adão, assim, pela negação do mesmo, devia Cristo vencer. “E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; e, chegando-se a Ele o tentador, disse: Se Tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”. Mateus 4:2-4. Do tempo de Adão ao de Cristo, a condescendência própria havia aumentado o poder dos apetites e paixões, tendo eles domínio quase ilimitado. Os homens se haviam aviltado e ficado doentes, sendo-lhes, de si mesmos, impossível vencer. Cristo venceu em favor do homem, pela resistência à severíssima prova. Exercitou, por amor de nós, um auto-domínio mais forte que a fome e a morte. E nessa vitória estavam envolvidos outros resultados que entram em todos os nossos conflitos com o poder das trevas.” O Desejado de Todas as Nações, 72.

QUARTA-FEIRA (8 de abril) “SE ME ADORARES” – A segunda tentação de Cristo, apresentada por Lucas, foi um apelo ao poder e à ostentação. Eis o texto: “E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.” Lucas 4:5-8

Satanás levou Jesus ao um lugar muito alto e mostrou, numa visão panorâmica, todo o mundo com sua glória. Com certeza escondeu as suas misérias. E prometeu: “Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser. Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua.". Do mesmo modo, quando Satanás nos prometer a felicidade, lembremos que ele não tem a felicidade para nos oferecer. Por detrás da publicidade do cigarro tem o câncer e atrás do sexo fácil tem a doença, gravidez indesejada, casamentos infelizes, atrás de um negócio obscuro tem a consciência pesada e o medo de ser descoberto e atrás do ódio tem a guerra.

Jesus foi claro e rápido e respondeu: "Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto". Esta tentação é de ordem religiosa A isca é o desejo de poder. Poder total sobre um mundo que jaz no maligno. Satanás sabendo que Jesus estava focado no reino de Deus, então lhe ofereceu um reino sem cruz, desde que Jesus o adorasse. Essa mesma oferta tem sido oferecida até hoje para muitas pessoas, e, infelizmente, muitos tem aceitado. Devemos lembrar que não conseguimos o reino de Deus sem sacrifícios. Jesus disse: “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.” Lucas 9:23-24

QUINTA-FEIRA (9 de abril) CRISTO, O VENCEDOR Você percebeu que a ordem da segunda e terceira tentações de Cristo está invertida? Mateus e Lucas trocaram a segunda e terceira tentações. Isso para nós não importa, o importante é que os dois apresentam as mesmas tentações e que no final Cristo saiu vitorioso das três tentações.

A lição de hoje fala da seguinte tentação: “Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem, e que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus. E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo.” Lucas 4:9-13

Como você responderia a esta tentação? Esta tentação é um apelo à independência de Deus. Hoje tem muitos cristãos que saem de casa pela manhã desprotegidos, sem fazer sequer uma oração a Deus, e acham que podem vencer Satanás com as suas próprias forças. Coitados de nós, somos tão fraquinhos! Primeiro, Jesus usou o conhecimento: Ele conhecia a passagem citada que é de Salmo 91:11 e sabia que estava faltando um pedaço do texto: "em todos os teus caminhos", isto é: em todos os caminhos da escolha de Deus.

Veja este texto inspirado: "Jesus recusou sair do caminho da obediência. Conquanto manifestasse perfeita confiança em Seu Pai, não Se colocaria, sem que lhe fosse ordenado, em situação que tornasse necessária a interposição do Pai para O salvar da morte. Não forçaria a Providência a vir em Seu socorro, deixando assim de dar ao homem um exemplo de confiança e submissão." Desejado de Todas as Nações, 124

Com o conhecimento de todo o texto e de sua correta interpretação, Jesus teve a certeza de que a proposta não tinha fundamento. Porém, Ele não utilizou isto para refutar à tentação. Jesus não dialogou com o tentador. Preferiu antes ir ao âmago da questão, apoiado em um "está escrito". Depois a resposta de Jesus, em Lucas 4:12, recorda a experiência de Israel no deserto em Deut. 6:16 encontramos: "Não tentarás o Senhor teu Deus".

Quando Satanás citou a promessa: “Aos Seus anjos dará ordem a Teu respeito”, ele omitiu as palavras: “para Te guardar em todos os Teus caminhos” Salmos 91:11; isto é, em todos os caminhos da escolha de Deus. Jesus recusou sair da vereda da obediência. Jesus declarou a Satanás: “Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus”. Lucas 4:12 e 13. Essas palavras foram ditas por Moisés aos filhos de Israel, quando tinham sede no deserto, e pediram que Moisés lhes desse água, exclamando: “Está o Senhor no meio de nós, ou não?” Êxodo 17:7. Quando Satanás falha em instigar desconfiança, as vezes, consegue êxito em nos levar à presunção. Se consegue pôr-nos desnecessariamente no caminho da tentação, sabe que tem a vitória. Que Deus nos conserve no caminho da obediência, porém desobedecer já é arriscar-se no terreno de Satanás. Aí cairemos por certo. O Salvador nos ordena: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”. Marcos 14:38. 

Quando tentados não devemos perder o ânimo e quando colocados em situação de provas devemos deixar ser guiados pelo Espírito Santo que dirigiu Jesus para o deserto, para ser tentado por Satanás. É bom lembrarmos que quando Deus nos leva à provação, Ele diz-nos “Oferece a Deus sacrifício de louvor, e paga ao altíssimo os teus votos. E invoca-me no dia da angústia: Eu te livrarei, e tu me glorificarás”. Salmos 50:14, 15. Jesus saiu vitorioso desta tentação e das outras anteriores e nós também podemos ser vitoriosos!

SEXTA-FEIRA (10 de abril) LEITURA COMPLEMENTAR DA LIÇÃO 2. O BATISMO E AS TENTAÇÕES DE JESUS - Na primeira tentação de Jesus o inimigo propôs-lhe que não Se sacrificasse, e que usasse o Seu poder para conseguir o pão e não o “Pão da Vida” que buscava. O desafio do diabo era uma cilada para Jesus Se mostrar orgulhoso do Seu poder que era transformar pedras em pães e começar a usar este poder segundo as leis do diabo e dos homens e não segundo a vontade de Deus. Jesus entendeu isso e colocou a vontade de Deus acima de qualquer desejo do demônio. Ou seja, Ele não quis provar nada para ninguém. Ele também demonstrou que todos nós temos necessidades que só podem ser satisfeitas a partir de uma vivência espiritual: "nem só de pão vive o homem".

Na segunda tentação, apresentada por Lucas, o inimigo apresentou os mais diversos reinos. O diabo disse: “Eu te darei todo poder e riqueza destes reinos... se me adorares.” Jesus teve inteligência ao dizer não. Muitos personagens Bíblicos caíram diante de tentações semelhantes, mas Cristo manteve-se fiel. Deus promete o Seu poder para também sairmos vencedores.

Na última tentação, Jesus estava em Jerusalém, na parte mais alta do templo quando o diabo Lhe disse: “Se Tu és Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Por que a escritura diz: “Deus ordenará a teus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado. ... Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em nenhuma pedra.” Mas Jesus respondeu: “Não tente o Senhor teu Deus”. Se Jesus fizesse o que o inimigo queria, Ele não estaria trilhando o caminho correto,  estaria colocando Deus à prova e teria colocado tudo a perder. A verdade é que devemos confiar e nos entregar a Deus. Deus protege aqueles que trilham um caminho correto. Se Jesus saltasse do alto do templo sem morrer, como o "super men" do cinema, com certeza Ele seria aclamado como alguém poderoso e teria inúmeros admiradores prontos a segui-Lo. Jesus, porém, sabia que Seu caminho era revelar o poder do Pai. 

Jesus sempre fez a vontade de Deus. Veja este texto: “E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.” Mateus 26:39

Jesus saiu vitorioso: "Havendo partido o adversário, Jesus caiu exausto por terra, cobrindo-Lhe o rosto o palor da morte. Os anjos do Céu haviam testemunhado o conflito, contemplando seu amado capitão enquanto passava por inexprimíveis sofrimentos para nos abrir a nós um meio de escape. Resistira à prova – prova maior do que jamais seremos chamados a suportar. Os anjos serviram então ao Filho de Deus, enquanto jazia como moribundo. Foi fortalecido com alimento, confortado com a mensagem do amor do Pai, e com a certeza de que todo o Céu triunfara com Sua vitória. Reanimado, Seu grande coração dilatou-se em simpatia para com o homem, e saiu para completar a obra que iniciara; para não descansar enquanto o inimigo não estivesse vencido, e nossa raça redimida." O Desejado de Todas as Nações, 130 e 131


Luís Carlos Fonseca

3 comentários:

  1. Quero parabenizá-lo pela sábia iniciativa em comentar as lições da Escola Sabatina. Para mim como professor/moderador tem sido de grande valia. Gosto da maneira como as comenta. Creio que o Espírito Santo o orienta.

    ResponderEliminar
  2. Quero parabenizá-lo pela sábia iniciativa em comentar as lições da Escola Sabatina. Para mim como professor/moderador tem sido de grande valia. Gosto da maneira como as comenta. Creio que o Espírito Santo o orienta.

    ResponderEliminar
  3. Amém e muito obrigado pelas palavras Mario. Que Deus o abençoe!

    ResponderEliminar