segunda-feira, 23 de março de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 (2º trimestre de 2015) CRISTO COMO SENHOR DO SÁBADO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 (2º trimestre de 2015) CRISTO COMO SENHOR DO SÁBADO

VERSO ÁUREO: “E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.” Marcos 2:27-28

INTRODUÇÃO: (Sábado 25 de abril) – Durante esta semana vamos estudar sobre a importância do 4º mandamento da lei de Deus. O dia de sábado foi criado por Deus e durante os séculos e milênios, em todas as épocas, o povo fiel de Deus deu uma atenção especial e este dia como santo e reservado para adoração, para a família e para fazer o bem às pessoas.


Lucas era um gentio que se converteu ao Cristianismo, e é curioso que ele mencionou 26 vezes sobre o sábado, sendo 17 vezes em Atos e 9 em Lucas. Mateus, Marcos e João juntos, mencionaram o sábado 28 vezes. Lucas deu uma grande importância ao mandamento do sábado, pois o sábado não foi dado aos judeus mas sim à humanidade. De acordo com o verso áureo, Jesus é o Senhor do sábado porque Ele criou este dia, ver Gênesis 2:2, e deu-o como mandamento escrito no Sinai. Ver Êxodo 20, e o ratificou com Sua vida aqui neste mundo. O sábado não foi dado apenas ao povo Judeu, foi dado à toda a humanidade como um incentivo à gratidão e a união entre a criatura e o Criador. Os judeus existiram somente após Abraão, que viveu em torno do ano 2000 antes de Cristo, e o sábado foi dado na criação: “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. Gênesis 2:2-3. Quando os judeus surgiram, eles receberam os 10 mandamentos, e não só o sábado, de forma verbal. Foi só na época de Moisés, 500 anos depois de Abraão, que Deus resolveu escrever os mandamentos em tábuas de pedras, pois o povo estava se esquecendo deles e caindo em apostasia.

A frase dia do Senhor no Velho Testamento geralmente associa eventos que acontecem no final da história. Ver Isaías 7:18-25 e é frequentemente associado com a frase: aquele dia. As passagens do Velho Testamento que mencionam o dia do Senhor, geralmente transmitem um sentido de juízo. Veja estes textos:  “Uivai, pois está perto o dia do Senhor”. Isaías 13:6

“Porque está perto o dia, sim, está perto o dia do Senhor”. Ezequiel 30:3

“Ah! Que dia! Porque o dia do Senhor está perto”. Joel 1:15

“Tocai a trombeta em Sião e dai voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, já está próximo”. Joel 2:1

A frase é usada dezenove vezes no Velho Testamento e no Novo Testamento também encontramos a tal frase nestas passagens: Apocalipse 6:17 e 16:14.

Veja que Marcos 2:28 não está falando do dia do juízo como sendo o dia do Senhor e sim o sábado do 4º mandamento. Não é diferente? Veja alguns versos que mencionam o sábado como dia do Senhor: “Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.” Marcos 2:28.

“Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta.” Apocalipse 1:10

“Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras. Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.” Isaías 58:13-14.

Cristo é o nosso Senhor e nós os seus servos; obedecemos o Senhor Jesus quanto ao dia de sábado?

DOMINGO (26 de abril) “SEGUNDO O SEU COSTUME” - Lucas tomou o cuidado de dizer que Cristo tinha o costume de ir à igreja aos sábados. Este é o texto principal para hoje: “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.” Lucas 4:16.

Jesus santificava o sábado não apenas porque era um judeu, mas porque foi Ele mesmo que criou o sábado, conforme Gênesis 2:2 e 3. O termo usado por Lucas 4:16 mostra que Jesus tinha o hábito constante de ir à igreja no dia de sábado. Ele guardava os mandamentos da lei de Deus e o sábado não podia ser transgredido por Ele. Ele é coerente, e todos os que se dizem verdadeiros cristãos devem seguir os Seus passos. Veja este texto: “Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.” I Pedro 2:21

A grande confusão sobre a validade do sábado, por parte de católicos e evangélicos, se deve ao pouco conhecimento da diferença existente entre as leis cerimoniais, as quais eram uma “sombra” das coisas vindouras, e a lei moral que é o fundamento do governo de Deus. As leis cerimoniais apontavam para o sacrifício do “Cordeiro de Deus”, ver João 1:29 e foram abolidas quando Cristo morreu na cruz. A lei moral, entretanto, não foi abolida, e jamais será, pois ela representa o caráter de Deus. Os feriados nacionais dos judeus, que eram considerados os 7 sábados cerimoniais; esses sim foram abolidos. Veja este texto: “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados.” Colossenses 2:14-16. Mas o sábado da lei de Deus continua vigente. É só fazer um estudo muito simples para perceber a grande diferença!

Mas será que é importante ir à igreja no sábado e santificar este dia ou pode ser em qualquer outro dia da semana? Bem, se o dia não fosse importante, porque Deus seria tão específico em determinar o sábado, ver Êxodo 31:17; a hora de começar e terminar, ver Levíticos 23:32 e colocar como um dos Dez Mandamentos? Ver Êxodo 20:8 a 11. Os verdadeiros cristãos seguem os passos de Cristo e dos apóstolos, que também guardaram o sábado, e não o domingo ou outro dia da semana. É tão simples quanto isso! Não adianta muito dizer que é cristão e não guardar os mandamentos de Deus. O verdadeiro cristão é convidado à seguir os passos de Cristo, inclusive na guarda do sábado.
As mulheres santas e os santos apóstolos também tinham o costume de santificar o sábado. Era uma questão de obediência. Todos sabemos que somos salvos pela fé e graça, mas uma fé sem obediência é uma fé morta. Portanto, guardar o sábado como qualquer outro mandamento da lei de Deus hoje, envolve comprometimento com Cristo e comunhão íntima com Ele, como resultado da salvação.

Você tem o costume de ir à igreja no sábado como Jesus, Maria e apóstolos faziam? Os obedientes receberão grandes bênçãos do Senhor, porque não se deram por esquecidos e atentaram para a lei perfeita da liberdade. Ver Deut. 11:27 e Tiago 1:25. Os desobedientes, por sua vez, serão punidos, devorados pelo fogo e lançados fora da presença de Deus. Ver II Tes. 1:8 e 9. Por isso, seguir o exemplo de Jesus é a melhor solução. Adquirir o costume de ir à igreja no dia de sábado traz muitas alegrias, pois a obediência produz verdadeira felicidade!

SEGUNDA-FEIRA (27 de abril) SÁBADO: A SUA MENSAGEM E O SEU SIGNIFICADO – Em resumo; a mensagem do sábado tem três aspectos importantíssimos: a) É um mandamento dado por Deus, e mandamentos existem para serem obedecidos. B) É eterno, é e será guardado na eternidade. C) Devemos reservar este dia para benefícios espirituais. Quando reservamos o sábado para o descanso e fins espirituais, somos grandemente abençoados; nos aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais. Entramos no repouso de Deus!

Jesus não tinha intenção em abolir esse dia. Se Jesus tivesse qualquer intenção de modificar algum dos mandamentos, especialmente o que se refere ao sábado, você acha mesmo que Ele daria tanta ênfase à sua guarda? Hoje, o sábado não é diferente: é o mesmo sábado guardado por Jesus. Seus mandamentos são tão eternos como o é o Seu carácter. Note que até nas profecias sobre a nova terra, o sábado está presente como dia especial, como dia de honra dentre os outros da semana: “Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei-de fazer, estarão diante de mim, diz o Senhor, assim há-de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda carne a adorar perante mim, diz o Senhor.” Isaías 66:22-23. Esta é uma prova inequívoca da perpetuidade do sábado, uma vez que ele será guardado na eternidade, na nova terra pelos remidos do Senhor. Deus já nos dá o privilégio de santificarmos o sábado agora! Amém?

Veja estes textos inspirados sobre o significado espiritual do sábado: “E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.” Atos 16:13

“Visto que o sábado é a memória do poder criador, é o dia em que de preferência a todos os outros devemos familiarizar-nos com Deus mediante Suas obras. Na mente infantil, o próprio pensamento do sábado deve estar ligado à beleza das coisas naturais. Feliz é a família que pode ir ao lugar de culto, aos sábados, como iam Jesus e Seus discípulos à sinagoga, através de campos, ao longo das praias do lago, ou por entre bosques. Felizes são o pai e a mãe que podem ensinar a seus filhos a Palavra escrita de Deus com ilustrações tiradas das páginas abertas do livro da natureza; que podem com eles reunir-se sob as verdes árvores, no ar fresco e puro, para estudar a Palavra e cantar os louvores do Pai celestial. Por meio de tais associações, os pais poderão ligar os filhos a seu coração, e assim a Deus, mediante laços que jamais se hão-de romper”. Educação, 251.

O sábado é um dia de ir à igreja para adorar o Criador através dos hinos e orações públicas, mas também é dia para ouvir a Palavra do Senhor para a nossa edificação espiritual. Quando Jesus foi à sinagoga Ele leu a Palavra contida em Isaías 61 que diz: “E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração. A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.” Lucas 4:17-19

Deus deixou-nos o sábado para aprendermos a confiar nele. O sábado é uma proteção espiritual contra a apostasia. Quando santificamos este dia estamos dando provas de que confiamos nas promessas de Deus e em Suas ricas bênçãos. O sábado serve para lembrar-nos de que a salvação é pela fé e graça, e que dependemos totalmente de Deus. O sábado ensina que devemos confiar no descanso de Deus. Deus mostra claramente que ainda resta um repouso para o filho de Deus, o repouso espiritual vinculado com a guarda do sábado. A Palavra é clara em afirmar que ainda resta um repouso sabático para nós. Existe uma relação muito forte entre a salvação pela fé e a necessidade que temos de continuar obedecendo o mandamento do sábado: Veja estes textos: “Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo. Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia”. Hebreus 4:3-4

Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas. Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.” Hebreus 4:9-11. 

TERÇA-FEIRA (28 de abril) CURAS NO SÁBADO EM CAFARNAUM - Encontramos sete curas realizadas por Cristo no sábado, estando cinco relatadas em Lucas e duas em João. Ver os milagres em Lucas 4:33, 38-39; 6:6-10; 13:10-17, 14:2-4; João 5:5-10 e 9:1-14. Alguns pontos estão claros ao examinarmos tais relatos. Vejamos: 1) Sempre que Jesus curava no dia de sábado, mas por fazer isso Ele era acusado de ser um transgressor do quarto mandamento. Ver o mandamento em Êxodo 20:8-11. 2) A defesa de Jesus era realizada de maneira enfática. Ele se defendia das acusações; como se Ele estivesse querendo provar aos fariseus que Ele não estava transgredindo o Sábado, e o que Ele estava fazendo era lícito fazer aos Sábados; o bem. E de fato Ele os convencia de que não estava transgredindo, tanto é que os Seus acusadores ficavam em silêncio. 3) Jesus não Se considerava um transgressor do Sábado. Muito pelo contrário, Ele colocava a guarda do sábado em um nível superior ao dos judeus. Ele Se declarava Senhor do Sábado. Marcos 2:27 e 28. Ver também Mateus 12:12.

Lembremos que o sábado é apenas um mandamento que está abaixo de Cristo e do homem, mas não é porque o homem e Cristo são superiores ao sábado, ele pode ser transgredido. O mandamento “honrar pai e mãe" está abaixo do pai e da mãe, mas nem por isso pode ser desobedecido. Percebeu?

Por que os judeus questionavam as curas no dia do sábado sendo que eram defensores dos cuidados dos animais neste dia? Porque para eles curar era uma espécie de trabalho, mas para Deus curar é fazer o bem. Os judeus legalistas eram mesquinhos, desumanos e desprovidos de qualquer misericórdia. É até irônico! Eles eram capazes de tirar uma ovelha que caísse num precipício, para evitar prejuízo material, mas não queriam que Jesus estendesse a mão para curar doentes e pecadores no dia de sábado. Incrível, não é?

Porque os judeus, nunca para Deus, curar era uma espécie de trabalho. Como pode? Você tem razão em questionar a maneira como eles guardavam o mandamento. Eram mesquinhos!  Em Lucas 13:15 Cristo chama os judeus de hipócritas quanto à guarda do sábado. Por que? Porque eles pretendiam guardá-lo, mas haviam colocado tradições, regras e mandamentos sobre o sábado que o próprio Deus jamais colocou. Quem quer que examine, hoje, os livros de ensinos e tradições dos judeus; Mishnáh, Talmud e outros, perceberá as incríveis distorções do mandamento sabático. Em suas leis podiam socorrer um animal no dia de sábado, e porque criticavam Jesus por curar nesse dia?

Jesus é o Senhor do sábado porque Ele criou o sábado. Ver Gênesis 2:2, e deu-o como mandamento no Sinai. Ver Êxodo 20, e o ratificou com Sua vida aqui. Jesus jamais transgrediu aquilo que Ele mesmo estabeleceu. O significado do sábado, como guardá-lo hoje, como distingui-lo dos demais dias é um dever de todo o homem temente a Deus! A compreensão e a prática desse mandamento só são alcançadas em plena comunhão com Cristo, o Senhor do Sábado, e disposição humilde em aceitar as verdades da Palavra de Deus.

A lição de hoje traz o exemplo de um endemoninhado que foi curado no dia de sábado. O próprio demônio declarou a divindade de Cristo quando disse “Bem sei quem és: O Santo de Deus”. Se declarou a divindade também reconhecia o Criador diante de si. Foi o Criador que instituiu o sábado: Eis o texto: “E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava nos sábados. E admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade. E estava na sinagoga um homem que tinha o espírito de um demônio imundo, e exclamou em alta voz, dizendo: Ah! que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem és: O Santo de Deus. E Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele. E o demônio, lançando-o por terra no meio do povo, saiu dele sem lhe fazer mal. E veio espanto sobre todos, e falavam uns com os outros, dizendo: Que palavra é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem? E a sua fama divulgava-se por todos os lugares, em redor daquela comarca.” Lucas 4:31-37.

As curas de Cristo também realizadas no sábado tinham o objetivo de aliviar o sofrimento humano, tanto é que Jesus disse após a cura da mão do homem: “Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados.” Mateus 12:12. Preste muita atenção; fazer o bem não é trabalhar para ganhar o pão diário! Todos devemos imitar Jesus. Devemos não só ir à igreja no dia de sábado, mas devemos também estar envolvidos em atividades de misericórdia no dia de sábado! Portanto, aceite os convites para participar em ações de amor neste dia!

QUARTA-FEIRA (29 de abril) O SENHOR DO SÁBADO – A frase “dia do Senhor” no Velho Testamento geralmente vem associado ao dia do juízo. Veja um exemplo: “Porque está perto o dia, sim, está perto o dia do Senhor”. Ezequiel 30:3. Mas o dia do Senhor que a lição fala é o dia de sábado com 24 horas.

Quando o senhor pede, o servo obedece, não é assim? Pelo menos com Deus deve ser assim. Por que os fariseus consideravam ilegal colher espigas e esfrega-las nas mãos no dia de sábado? “Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer. E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado.” Mateus 12:1-2.

Os discípulos tinham fome em dia de sábado, e Jesus sabia que era lícito apanhar alimentos para saciar a fome dos viajantes e praticar o bem nesse dia. O ato de colher espigas em dia de sábado, em um momento que só tinham esse recurso para matar a fome, não transgredia o quarto mandamento da lei de Deus. Os discípulos não tinham que ser repreendidos, porque não estavam fazendo nada de errado aos olhos de Jesus e nem das leis locais. O problema todo estava com os judeus fanáticos que não sabiam diferenciar uma coisa da outra. Só uma mente farisaica pode pensar que é pecado. E, de fato, foram os fariseus os acusadores de Jesus e de Seus discípulos. Quem é que hoje, indo à igreja no sábado, se o pneu do carro furar não irá trocá-lo para chegar a tempo na escola sabatina e culto? Abandonar o carro ali e seguir a pé, tomar um ônibus, um táxi? O que é melhor?

O sábado do qual Jesus é Senhor, ver Mat. 12:8, é um dia deleitoso, aprazível, sem jugos ou fardos. É um dia alegre, que dá prazer e não causa enfado. O sábado do judeu é que é frio e escudado na letra que mata. Cito um exemplo de legalismo: quando estive em Jerusalém, no hotel onde estávamos o elevador não funcionava no dia de sábado. Jesus é o Senhor do sábado. Quando o nosso Senhor pede; nós obedecemos e guardamos o sábado, sem reclamações e com muita alegria! 

Porque o sábado deve ser um dia de alegria? Pelo menos por dois motivos: 1) Porque é um dia de comemorar a criação. É um dia de festa! Todos gostam de festa. Quando chega o sábado, o recebemos com hinos na hora do pôr-do-sol, ficamos reunidos em família, estudamos a Palavra, vamos à igreja e adoramos Deus de forma despreocupada. 2) Porque é um dia de fazer o bem ao próximo. Jesus disse: “No sábado é lícito fazer o bem” Mat. 12:12. Quem faz o bem sente-se melhor do que a pessoa que recebeu o benefício: “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.” Atos 20:35.

A lição de hoje traz duas histórias relatadas em Lucas 6. A primeira é essa onde Jesus declarou ser o Senhor do sábado: “E aconteceu que, no segundo sábado após o primeiro, passou pelas searas, e os seus discípulos iam arrancando espigas e, esfregando-as com as mãos, as comiam. E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados? E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nunca lestes o que fez Davi quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e tomou os pães da proposição, e os comeu, e deu também aos que estavam com ele, os quais não é lícito comer senão só aos sacerdotes? E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado.” Lucas 6:1-5.

A segunda história está, logo a seguir, nos versos 6-11 onde menciona a cura do homem que tinha a mão direita seca. Somente o Senhor Criador podia restabelecer a mão do homem. E Jesus afirmou ser lícito fazer o bem no dia de sábado.

Veja estes textos inspirados: “Outro sábado, ao entrar Jesus na sinagoga, viu aí um homem cuja mão era mirrada. Os fariseus O observavam, ansiosos de ver o que faria. Bem sabia o Salvador que, curando no sábado, seria considerado transgressor, mas não hesitou em derribar o muro das exigências tradicionais que atravancavam o sábado. Jesus pediu ao enfermo que se adiantasse, perguntando então: “É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar?” Era uma máxima entre os judeus que deixar de fazer o bem, havendo oportunidade para isso, era fazer mal; negligenciar salvar a vida, era matar. Assim Jesus os atacou com suas próprias armas. E eles calaram-se. “E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-Se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra. Marcos 3:4, 5”. D.T.N, 195

“Cristo queria ensinar, aos discípulos e aos inimigos, que o serviço de Deus está acima de tudo. O objetivo da obra de Deus, neste mundo, é a redenção do homem; portanto, tudo quanto é necessário que se faça no sábado no cumprimento dessa obra, está em harmonia com a lei do sábado. Jesus coroou então Seu argumento, declarando-Se “Senhor do sábado” — Alguém que estava acima de qualquer dúvida, acima de toda lei. Esse eterno Juiz absolve de culpa os discípulos, apelando para os próprios estatutos de cuja violação são acusados. DTN 195.1

Você obedece o Senhor do sábado guardando os Seus mandamentos e ajudando o próximo?

QUINTA-FEIRA (30 DE ABRIL) OS DOENTES VERSUS O BOI E O JUMENTO - Este é um dos textos para hoje: “E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus. E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado. Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber? E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?”  Lucas 13:10-16

Jesus perguntou aos doutores da lei: “É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la?” Marcos 3:4. A questão aqui é; o que se pode e o que não se pode fazer em dia de sábado. O sábado é um dia de libertação e alegria, e cada milagre que Jesus fez no dia de sábado serve para mostrar o verdadeiro significado desse dia. Realmente, Jesus curou muitas pessoas no sábado. O pastor trabalha no sábado, mas é um trabalho secular? Ou seja, um trabalho do dia-a-dia, ou é um trabalho de evangelização, louvor e a adoração a Deus? Claro, é um trabalho para Deus. Todo o trabalho secular deve ser abandonado neste dia, pois é um dia para lembrar o Criador do céu, da terra, do mar e tudo o que neles há. Pois o Senhor Deus, após concluir Sua obra, neste dia também descansou para deixar-nos o exemplo.

A igreja de Deus procura seguir os passos de Jesus ao implantar hospitais, clínicas e realizar eventos de saúde para continuar o ministério da restauração física, além da cura espiritual das pessoas. E ao redor do mundo a igreja tem tido um grande sucesso em ganhar almas para o reino de Deus através do ministério médico-missionário. O cumprimento do ministério da saúde é inseparável do ministério total da igreja para levar o evangelho à todo o mundo. Jesus realizava o Seu trabalho em três aspectos. Ele pregava, ensinava e curava, e nós devemos fazer a mesma coisa. Eis dois textos inspirados: “E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” Mateus 4:23

“Há casos em que Cristo deu permissão para trabalhar, mesmo no sábado, para salvar a vida de homens e animais. Mas se violamos a letra do quarto mandamento para nosso próprio benefício do ponto de vista pecuniário, tornamo-nos transgressores do sábado, e culpados de transgressão de todos os mandamentos, pois se pecamos em um ponto, somos culpados de todos.” Testemunhos Seletos, vol. 1, 174

Eis o outro exemplo de hoje: “Aconteceu num sábado que, entrando ele em casa de um dos principais dos fariseus para comer pão, eles o estavam observando. E eis que estava ali diante dele um certo homem hidrópico. E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei, e aos fariseus, dizendo: É lícito curar no sábado? Eles, porém, calaram-se. E, tomando-o, o curou e despediu. E respondendo-lhes disse: Qual será de vós o que, caindo-lhe num poço, em dia de sábado, o jumento ou o boi, o não tire logo? E nada lhe podiam replicar sobre isto.” Lucas 14:1-6.

Tenho notado que certas pessoas de igrejas cristãs têm feito uma grande confusão com as curas que Jesus realizava no sábado. Se o próprio Cristo disse que o bem pode e deve ser feito no sábado, é o bem que necessitamos fazer, e pronto! Trabalhar para ganhar dinheiro é nos outros dias, no sábado não. Já não sei quem faz mais confusão; se eram os judeus ou se são alguns crentes de hoje! Devemos fazer o bem em qualquer dia da semana, mas no sábado, os fiéis servos de Deus tem mais disponibilidade de tempo, sem contar que conta com a bênção em obedecer o dia santo de sábado!

SEXTA-FEIRA (1º de maio) LEITURA COMPLEMENTAR DA LIÇÃO: CRISTO COMO SENHOR DO SÁBADO - A ressurreição de Jesus foi considerada digna de um memorial que servisse para relembrar os homens da vitória de Jesus sobre a morte, mas não dá a ninguém, e à nenhuma religião, o direito de afirmar que depois da ressurreição de Cristo Ele transferiu o dever de santificar o sábado bíblico para o domingo. Deus não derruba um memorial sagrado da criação para depois levantar outro. Deus não comete erros, nem necessita de alterar os Seus planos. Ele disse: “Porque eu, o Senhor, não mudo” Mal. 3:6 e  “não há mudança, nem sombra de variação.” Tiago 1:17 e “Jesus Cristo é o mesmo “ontem, e hoje, e eternamente.” Heb. 13:8.

Em Atos encontramos muitas passagens mencionando Paulo, o grande apóstolo dos gentios, observando fielmente o Sábado como dia de adoração e oração. Veja algumas passagens: “E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia, e entrando na sinagoga, num dia de Sábado, assentaram-se. E, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Varões irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai.” Atos 13:14-15. Este sermão foi pregado aos judeus na sinagoga; e ao lermos os versículos 42-44 vemos que os gentios pediram a Paulo que se encontrasse com eles no sábado seguinte: “E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no Sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas. … E no Sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade a ouvir a palavra de Deus”.

“E dali para Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedónia, e é uma colónia; e estivemos alguns dias nesta cidade. E no dia de Sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde julgávamos ter lugar para oração; e, assentando-nos, falámos às mulheres que ali se ajuntaram.” Atos 16:12-13:

“E, passando por Anfípolis e Apolónia, chegaram a Tessalónica, onde havia uma sinagoga de judeus. E, Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três Sábados disputou com eles sobre as Escrituras.” Atos 17:1-2

Jesus disse: “E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado.” Mateus 24:20. Você percebeu que Jesus estava preocupado com o que aconteceria no ano 70 d.C, 40 anos depois da Sua ressurreição, quanto ao mandamento do sábado? O sábado deveria ser considerado tão sagrado depois da morte e ressurreição de Cristo, como antes. As pessoas que usam o argumento de que depois da ressurreição de Cristo o sábado foi substituído pelo domingo; ou são muito enganadas por líderes mal-intencionados ou tem sérias dificuldades de ler e interpretar textos simples, pois está tão claro, que os mandamentos de Deus continuam em vigor, pois até mesmo uma criança sincera saberia ler e entender os textos e contexto dos mandamentos de Deus no Novo Testamento. Aproveito este momento para alertar você que, alegadamente, observa o sábado; para que procure fazê-lo no espírito de Cristo e não na letra do judaísmo e nem de forma relaxada. Alerto também você que é católico, evangélico, protestante ou que pertence a religiões que dizem que o mandamento do sábado foi alterado por Cristo, para rever a sua posição como cristão, e que seja sincero e obediente a Deus, pois Jesus é o Senhor do Sábado e este dia também será guardado na eternidade!

“Nenhuma outra das instituições dadas aos judeus tendia a distingui-los tão completamente das nações circunvizinhas, como o sábado. Era intenção do Senhor que sua observância os designasse como adoradores Seus. Seria um sinal de sua separação da idolatria, e ligação com o verdadeiro Deus. Mas a fim de santificar o sábado, os homens precisam ser eles próprios santos. Devem, pela fé, tornar-se participantes da justiça de Cristo. Quando foi dado a Israel o mandamento: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar”(Êxodo 20:8), o Senhor lhes disse também: “E ser-Me-eis homens santos”. Êxodo 22:31. Só assim poderia o sábado distinguir Israel como os adoradores de Deus”. D.T. N, 234.

“Cristo queria ensinar, aos discípulos e aos inimigos, que o serviço de Deus está acima de tudo. O objetivo da obra de Deus, neste mundo, é a redenção do homem; portanto, tudo quanto é necessário que se faça no sábado no cumprimento dessa obra, está em harmonia com a lei do sábado. Jesus coroou então Seu argumento, declarando-Se “Senhor do sábado” — Alguém que estava acima de qualquer dúvida, acima de toda lei. Esse eterno Juiz absolve de culpa os discípulos, apelando para os próprios estatutos de cuja violação são acusados. D.T.N, 195


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário